;
FinanzeroBlogCrédito

Estrangeiro pode pedir empréstimo no Brasil?

Estrangeiro pode pedir empréstimo no Brasil?

Compartilhe esse post:

Imigrantes em situação regular no Brasil podem solicitar empréstimo, contudo, é preciso ter atenção à documentação necessária.

De acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, o número de imigrantes no Brasil cresceu 24,4% entre 2011 e 2020, chegando a 1,3 milhão de residentes estrangeiros no país. Ainda conforme os dados divulgados, os principais países de origem são Venezuela, Haiti, Bolívia, Estados Unidos e Colômbia.

É importante destacar que estes números se referem às pessoas que estão no Brasil em condição legal, ou seja, com registro. Neste caso, esses grupos têm acesso a todos os serviços financeiros comuns oferecidos no país, inclusive empréstimos e financiamentos, conforme explicamos a seguir.

Brasileiro fora do país pode pedir empréstimo na FinanZero?

Estrangeiro pode pedir empréstimo no Brasil?

Conforme mencionado inicialmente, quando um imigrante reside no Brasil de forma legal, ou seja, realiza o pedido de reconhecimento e registro, logo, está na chamada “situação regular”, é possível solicitar empréstimo nas instituições financeiras. O processo, inclusive, é similar ao de brasileiros naturais, com a diferença somente na apresentação de documentação.

Quais os documentos necessários para um estrangeiro pedir empréstimo no Brasil?

Os documentos exigidos pelas instituições financeiras são necessários para comprovar a identidade do solicitante e, com isso, evitar fraudes, além de serem usados para a análise de crédito, que visa compreender o perfil financeiro do mesmo e estabelecer as condições de concessão do empréstimo.

Dessa forma, os principais documentos necessários são:

CRNM: a Carteira de Registro Nacional Migratório é um documento concedido pelo Ministério da Justiça, através da Polícia Federal, e que é utilizado para identificar os imigrantes registrados no Brasil. O CRNM possui função similar ao Registro Geral (RG) e é válido em todo o território nacional.

CPF: o Cadastro de Pessoa Física é outro documento de identificação utilizado no país, e que é concedido, também, aos estrangeiros em situação regular. O CPF é de suma importância no pedido de empréstimo, pois é a partir dessa numeração que é feita a análise de crédito, além da verificação de inadimplência.

Comprovante de residência: quando o imigrante não possui um imóvel em seu nome, pode utilizar conta de consumo, como água, luz e internet, que tenha sido emitida nos últimos 90 dias. Outro item que também é válido como comprovante de residência são faturas de cartão de crédito ou o contrato de locação do imóvel, desde que reconhecido em cartório e vigente.

Comprovante de renda: pode ser usado contracheque ou contrato de trabalho, o importante, neste caso, é o solicitante comprovar que consegue arcar com as parcelas do contrato de empréstimo até a sua quitação. Há situações em que a instituição financeira pode solicitar itens complementares, como extratos bancários dos últimos 90 ou 120 dias.

Dados bancários: ao ser aprovado, o dinheiro concedido será depositado em uma conta bancária, que deve ser corrente, poupança ou de pagamento. Desse modo, o solicitante precisa abrir uma conta em alguma instituição atuante no Brasil, se ainda não possuir. É importante destacar que não são aceitas as contas salário, que são aquelas abertas a pedido das empregadoras para recebimento dos rendimentos mensais.

Como evitar que seu celular seja clonado e 6 dicas para proteger seus aplicativos financeiros

Como funciona análise de crédito para estrangeiro?

A análise de crédito, na prática, é uma avaliação do perfil do solicitante, dessa forma, é verificado o histórico de consumo e pagamento, bem como o score e a existência de pendências financeiras. O objetivo da análise é definir o valor que será concedido, qual será a taxa de juros aplicada, de acordo com o risco de inadimplência, e o prazo de pagamento.

Portanto, não há diferença entre a análise de crédito realizada com o brasileiro e o estrangeiro, já que o intuito do procedimento é o mesmo: definir as condições da operação e avaliar o risco da mesma.

Quanto um estrangeiro pode conseguir de empréstimo no Brasil?

Não é possível estipular um valor mínimo ou máximo para concessão de crédito a um estrangeiro que reside no Brasil. Isso porque, a quantia é definida pela própria instituição, a partir das políticas de crédito internas e, também, mediante a análise de crédito, citada anteriormente.

Apesar disso, é importante lembrar que quanto melhor o histórico de pagamento do solicitante, maior tende a ser o valor liberado. Outro ponto que impacta na quantia concedida é a modalidade do empréstimo, pois os que possuem garantia de pagamento, como o refinanciamento e consignado, oferecem melhores condições e valores.

O que é análise de crédito?

A taxa de juros para o estrangeiro é diferente?

Não há nenhuma regra que estabeleça que a taxa de juros para o estrangeiro é diferente, quando comparada à oferecida a um brasileiro. Entretanto, o histórico de pagamento e score podem impactar positiva ou negativamente nesse percentual. Isso significa que uma pessoa que tornou-se residente no país recentemente, pode contar com taxa de juros mais elevada, devido ao curto histórico de consumo e pagamento, que é usado na análise de crédito.

Quais as opções de empréstimo para estrangeiro?

Há diversas opções de empréstimo que podem ser solicitadas por pessoas imigrantes que residem de forma legal no Brasil. Algumas delas são:

Empréstimo pessoal: considerado menos burocrático, é uma modalidade destinada a quem precisa de dinheiro de forma rápida, mas não possui um bem para usar como garantia. Além disso, através do crédito pessoal as quantias tendem a ser mais baixas.

Empréstimo consignado: voltado para pessoas que atuam em regime de contratação CLT ou se aposentaram através do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Essa opção conta com o desconto das parcelas diretamente do salário ou benefício, por isso, o principal requisito é possuir renda fixa comprovada.

Empréstimo com garantia: também chamado de refinanciamento, é indicado para quem possui um imóvel ou automóvel em seu nome, porque nessa modalidade o bem é utilizado como garantia de pagamento através do contrato de alienação fiduciária. Isso significa que em caso de inadimplência, a instituição pode tomar o bem. A maior vantagem do empréstimo com garantia são as condições de pagamento, que conta com taxa de juros baixa, e a concessão de crédito em quantias elevadas.

Antecipação do Saque-Aniversário: por fim, direcionado especificamente para quem atua ou já atuou em regime de contratação CLT, a Antecipação do Saque-Aniversário nada mais é do que o recebimento adiantado das parcelas pagas anualmente pelo Saque-Aniversário, que é retirado do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Para isso, é preciso ter dinheiro suficiente em conta.

Tem alguma outra dúvida? Deixa nos comentários. Além disso, acompanhe a FinanZero nas redes sociais, para ficar por dentro desse e outros assuntos: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Brasileiro fora do país pode pedir empréstimo na FinanZero?

Entenda quais são as modalidades de crédito oferecidas pelos parceiros da FinanZero e quem pode realizar a solicitação em cada uma delas.

Ler artigo completo

0 respostas para “Estrangeiro pode pedir empréstimo no Brasil?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo