Índice de conteúdo
Aposentados, pensionistas e outros beneficiários do INSS já podem consultar quanto irão receber na primeira do 13° salário, através do extrato.
A primeira parcela do 13° salário do INSS começará a ser paga dia 25/04, segunda-feira. A consulta para verificar o valor que será pago deve ser feita pelo extrato, que pode ser acessado através da plataforma “Meu INSS”, seja pelo site ou app.
Os pagamentos da primeira fase estão previstos para irem até o dia 6/05, sexta-feira. A segunda parcela está prevista para ser liberada entre os dias 25/05 , quarta-feira e 07/06, terça-feira.
Segundo o INSS “o extrato de pagamento do 13º e do benefício já está disponível para todos os segurados, pois a folha já foi gerada e os valores, disponibilizados”. Ainda assim, não é possível visualizar o valor na conta bancária.
O cronograma de pagamentos terá início com os beneficiários que tenham o final do Número de Identificação Social (NIS) 1 e irá até o último dia com final do NIS 0 para aqueles que têm renda de até um salário mínimo.
Para aqueles que têm renda mensal acima de um salário mínimo, o pagamento será efetuado entre os dias 02/05, segunda-feira e 06/05, sexta-feira.
Empréstimo pessoal sem burocracia e 100% online é com a FinanZero, acesse e faça o seu pedido!
Para realizar a consulta do extrato por meio do aplicativo “Meu INSS”, disponível para Android e IOS, basta seguir os passos:
Pronto! Feito isso o extrato será aberto. Ele pode ser baixado em PDF, clicando em “Baixar PDF” no final da tela.
Como tirar o extrato do PASEP?
Para consultar o extrato pelo site “Meu INSS” basta seguir os passos:
Ao abrir o extrato de pagamento, dois valores irão ser apresentados: pago na competência de março, que estará como “pago” e os que serão pagos em abril.
Basta clicar na seta ao lado do pagamento de abril para abrir o extrato. Pelo site também é possível gerar um PDF do extrato e baixar, clicando em “Baixar PDF”.
Podem receber o 13° do INSS todos os segurados do INSS que recebem os benefícios a seguir:
Como consultar o extrato do Banco Inter para o IRPF?
Não, todos aqueles que recebem benefícios assistenciais, como o Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social (BPC/Loas) e Renda Mensal Vitalícia, não tem o direito de receber o 13° do INSS.
Segundo o Ministério do Trabalho e Previdência, a antecipação do 13º salário visa diminuir os reflexos econômicos ocasionados pela pandemia da Covid-19 no ano passado, que continuam afetando este ano. De acordo com o governo, a antecipação não impacta no orçamento.
Antes de ser antecipado, o pagamento do 13º do INSS era efetuado em agosto e novembro. Este ano de 2022, é a terceira vez consecutiva que o Governo Federal antecipa o 13° do INSS.
Como obter o extrato da DIRPF?
Tem mais alguma dúvida sobre como consultar o extrato do 13° do INSS ou alguma outra? Deixa nos comentários. Acompanhe a FinanZero também nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios