FinanzeroBlogImpostos

FGTS no Imposto de Renda: Como fazer a declaração?

FGTS no Imposto de Renda: Como fazer a declaração?

Compartilhe esse post:WhatsappFacebookLinkedInTwitter

Sinto muito, seu dispositivo não suporta leitura de texto

Os contribuintes que vão fazer a declaração esse ano, também precisam informar o saque do FGTS no Imposto de Renda

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foi criado pelo Governo Federal com o intuito de formar uma reserva para os trabalhadores. Na prática, o depósito é feito todo mês pela empresa que o indivíduo trabalha e o valor equivale a 8% do seu salário.

Entretanto, alguns contribuintes não sabem que também é necessário declarar o FGTS no Imposto de Renda. Por isso, reunimos nesse post as principais informações sobre esse assunto.

Compare já o empréstimo pessoal online ideal para o seu bolso: são mais de 50 parceiros!

Quem declara?

Em suma, devem declarar o FGTS no Imposto de Renda todos os contribuintes que fizeram o saque do benefício durante o ano de 2020. Vale ressaltar que todos os tipos de saques devem ser informados, sendo eles: saque-aniversário, saque digital ou saque emergencial.

Como conseguir um empréstimo com os melhores juros?

Como declarar o FGTS no Imposto de Renda?

Para declarar o FGTS no Imposto de Renda, é importante saber que por ser considerado um rendimento isento, o benefício não altera a base de cálculo do Imposto de Renda. Portanto, o montante deve ser inserido na seção “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”.

No portal da Receita, os contribuintes podem seguir o seguinte passo a passo:

  1. Primeiramente, acessar o programa de preenchimento da declaração 2021;
  2. Após escolher a seção, clicar na opção “novo”;
  3. Em uma nova aba, escolher o “tipo de rendimento” (04 – Indenizações por rescisão de contrato de trabalho, inclusive a título de PDV, e por acidente de trabalho; e FGTS);
  4. Em seguida, será necessário escolher o tipo de beneficiário e inserir o CNPJ juntamente com a fonte pagadora (CNPJ 00.360.305/0001-04 da Caixa Econômica Federal);
  5. Por fim, basta informar o valor total do saque em 2020 e confirmar o preenchimento clicando em “ok”.

FGTS emergencial: quem sacar perde o seguro-desemprego?

Como consultar o extrato do FGTS?

A princípio, existem duas formas de consultar o extrato do FGTS no Imposto de Renda: sendo a primeira pelo site da própria Caixa Econômica Federal e a segunda pelo aplicativo “FGTS” (disponível nos sistemas Android e IOS).

No site da Caixa, basta ter o número do PIS/Pasep e senha. Acessando a plataforma, o usuário precisa acessar a aba “FGTS” no canto esquerdo superior e clicar na opção “extrato completo” para fazer o download do documento.

O acesso ao aplicativo por sua vez, não é muito diferente do processo feito pela web. O usuário também precisa acessar o login com o o PIS/Pasep e senha. Ao escolher cada conta, é possível visualizar o extrato detalhado e salvar o documento clicando na flecha do lado direito superior da tela.

Também vale reforçar que caso seja a primeira vez do usuário acessando o extrato (sendo pelo site ou app), será necessário clicar na opção “primeiro acesso” e fazer um cadastro.

Não recebi o e-mail de confirmação do Caixa TEM: O que fazer?

Por fim, ficou com dúvidas o FGTS no Imposto de Renda? Se sim, deixe aqui nos comentários que a FinanZero te ajuda.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Atualizar o aplicativo Caixa TEM é necessário?

O que acontece se não atualizar?Como atualizar o aplicativo Caixa TEM?Tem prazo […]

Ler artigo completo

respostas para “FGTS no Imposto de Renda: Como fazer a declaração?

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Navegue por:

    Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
    PáginasEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresasStoriesÍndice de EmpréstimoConsórcioSitemapIti – Empréstimo Pessoal OnlineClick Cash – Empréstimo Pessoal OnlineCartão de Crédito OnlineDigio – Cartão de Crédito OnlinePolítica de Privacidade FinanZeroVirtusPay – Boleto Parcelado Onlinebxblue – Empréstimo Pessoal OnlineAgente Imóvel – Refinanciamento Imobiliário OnlinePiki – Empréstimo Pessoal para Negativado OnlineProvu – Empréstimo Pessoal OnlineBoa Vista: Empréstimo Pessoal Online e ScoreCetelem – Crédito Consignado OnlineSuperSim – Empréstimo Pessoal OnlineSofisa Bank – Refinanciamento de Imóvel OnlineBanco Alfa – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo Sim – Crédito Pessoal OnlineCredjet – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Bari – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo Consignado INSS para aposentado e pensionistaParceirosCreditas – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo para Autônomo Negativado OnlineSimulação de empréstimoEmpréstimo com Garantia OnlineSimule seu empréstimo – ConversãoEmpréstimo ConsignadoNexoos – Empréstimo Para Empresa OnlineCashMe – Refinanciamento de Imóvel OnlineCrediHome – Refinanciamento de Imóvel OnlineTipos de EmpréstimoOmni Financeira – Refinanciamento de Veículo OnlineMoneyman – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Pan – Crédito Consignado OnlineNew HomeLivre Digital – Empréstimo Pessoal OnlineBizCapital – Empréstimo e Capital de Giro Para Empresa
    Solicite seu empréstimo