FinanzeroBlogCrédito

Financiamento não pode ultrapassar 30% da renda, entenda

Financiamento não pode ultrapassar 30% da renda, entenda

Atualizado em: Quinta-feira, 09/06/2022 às 20h45
Compartilhe esse post:WhatsappFacebookLinkedInTwitter

Sinto muito, seu dispositivo não suporta leitura de texto

Nenhum tipo de crédito pode ultrapassar 30% da renda em parcelas. Nesse artigo vamos falar sobre o financiamento e o porquê dessa regra.

O financiamento é uma das principais linhas de crédito para quem deseja comprar um bem, mas não tem o dinheiro para pagar á vista. Mesmo sendo tão popular, o financiamento ainda possui algumas regras que podem causar dúvidas nos consumidores.

Uma das principais questões têm relação com o comprometimento, que não pode ultrapassar 30% da renda. Para explicar um pouco mais, vamos falar sobre financiamento e como funciona o cálculo das prestações. Acompanhe:

Meu cartão do banco não chegou, o que fazer?

O que é o comprometimento de renda no financiamento?

Trata-se do valor destinado para o pagamento de uma determinada conta ou dívida. Ele é importante no financiamento, pois é o limite estipulado para o valor da parcela.

Basicamente, a prestação de um financiamento não pode comprometer mais que 30% da renda bruta mensal do consumidor.

Essa regra é importante para um maior controle financeiro e para evitar a inadimplência. Afinal de contas, como se sabe, não se deve gastar mais do que ganha.

É possível cancelar o financiamento de um veículo?

Como evitar que meu financiamento ultrapasse 30% da minha renda?

A principal forma tem relação com o valor do imóvel ou veículo, por exemplo. Quanto maior o valor do bem adquirido, maiores as chances de a parcela ultrapassar 30% da renda.

Uma forma de evitar parcelas altas é pagando o máximo de entrada possível, pois isso reduz o valor a ser financiado. Além disso, o comprador pode aumentar a quantidade de prestações contratando o prazo máximo oferecido pelo banco.

Uma dica: procure um imóvel que caiba no seu orçamento e analise todas as instituições financeiras possíveis. Quanto mais pesquisar, mais será possível conseguir um financiamento com condições favoráveis.

Meu cartão não veio com o número da agência e da conta, o que fazer?

O que acontece se eu tiver outro financiamento?

Caso você tenha outro financiamento ou até mesmo um empréstimo em andamento, a porcentagem da renda diminui.

Na hora de pedir um financiamento, os bancos fazem uma análise de crédito através do CPF. Com isso é possível saber se o cliente possui outras linhas de crédito em seu nome.

O comprometimento de renda pode sofrer alterações nesse momento e o consumidor não poderá utilizar mais até 30% da renda.

De acordo com o Superior Tribunal de Justiça o desconto de mais de 30% por parte dos bancos pode ser considerado um ferimento à constituição. Além disso, há uma lei no Código de Defesa do Consumidor que fala sobre a lealdade do fornecedor para com o consumidor.

A ideia é que a limitação impeça que os cidadãos entrem em um endividamento descontrolado. Isso pode acarretar sérios problemas para quem não consegue ter um bom planejamento financeiro.

A regra de não ultrapassar os 30% da renda serve para financiamentos, empréstimos pessoais, consignados, entre outras linhas de crédito.

O que acontece se o banco descontar mais que 30% da minha renda?

Algumas instituições financeiras acabam burlando essas regras e assim conseguem fazer os descontos acima do estipulado. O consumidor que se sentir lesado pode procurar a justiça para resolver a situação.

O comprometimento muito grande da renda pode trazer diversos problemas como o endividamento, por exemplo. Esse tipo de situação acaba virando uma bola de neve, pois o indivíduo acaba recorrendo ao cheque especial para cobrir as dívidas.

O ideal é fazer um planejamento antes de iniciar o processo para um financiamento. Essa é a melhor forma de evitar ultrapassar os 30% da renda. Anote todas as despesas fixas e variáveis e elimine aquelas que podem ser quitadas.

Com planejamento financeiro é possível fazer um financiamento sem se apertar.

Você tem mais alguma dúvida sobre como não ultrapassar 30% da renda? Caso tenha, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twiiter.

Próximo artigo

Meu cartão do banco não chegou, o que fazer?

Como saber onde está o meu cartão?Como rastrear cartão de crédito pelo […]

Ler artigo completo

respostas para “Financiamento não pode ultrapassar 30% da renda, entenda

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Navegue por:

    Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
    PáginasEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresasStoriesÍndice de EmpréstimoConsórcioSitemapIti – Empréstimo Pessoal OnlineClick Cash – Empréstimo Pessoal OnlineCartão de Crédito OnlineDigio – Cartão de Crédito OnlinePolítica de Privacidade FinanZeroVirtusPay – Boleto Parcelado Onlinebxblue – Empréstimo Pessoal OnlineAgente Imóvel – Refinanciamento Imobiliário OnlinePiki – Empréstimo Pessoal para Negativado OnlineProvu – Empréstimo Pessoal OnlineBoa Vista: Empréstimo Pessoal Online e ScoreCetelem – Crédito Consignado OnlineSuperSim – Empréstimo Pessoal OnlineSofisa Bank – Refinanciamento de Imóvel OnlineBanco Alfa – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo Sim – Crédito Pessoal OnlineCredjet – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Bari – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo Consignado INSS para aposentado e pensionistaParceirosCreditas – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo para Autônomo Negativado OnlineSimulação de empréstimoEmpréstimo com Garantia OnlineSimule seu empréstimo – ConversãoEmpréstimo ConsignadoNexoos – Empréstimo Para Empresa OnlineCashMe – Refinanciamento de Imóvel OnlineCrediHome – Refinanciamento de Imóvel OnlineTipos de EmpréstimoOmni Financeira – Refinanciamento de Veículo OnlineMoneyman – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Pan – Crédito Consignado OnlineNew HomeLivre Digital – Empréstimo Pessoal OnlineBizCapital – Empréstimo e Capital de Giro Para Empresa
    Solicite seu empréstimo