FinanzeroBlogCrédito

Financiamento não pode ultrapassar 30% da renda, entenda

Financiamento não pode ultrapassar 30% da renda, entenda

Compartilhe esse post:

Nenhum tipo de crédito pode ultrapassar 30% da renda em parcelas. Nesse artigo vamos falar sobre o financiamento e o porquê dessa regra.

O financiamento é uma das principais linhas de crédito para quem deseja comprar um bem, mas não tem o dinheiro para pagar á vista. Mesmo sendo tão popular, o financiamento ainda possui algumas regras que podem causar dúvidas nos consumidores.

Uma das principais questões têm relação com o comprometimento, que não pode ultrapassar 30% da renda. Para explicar um pouco mais, vamos falar sobre financiamento e como funciona o cálculo das prestações. Acompanhe:

Meu cartão do banco não chegou, o que fazer?

O que é o comprometimento de renda no financiamento?

Trata-se do valor destinado para o pagamento de uma determinada conta ou dívida. Ele é importante no financiamento, pois é o limite estipulado para o valor da parcela.

Basicamente, a prestação de um financiamento não pode comprometer mais que 30% da renda bruta mensal do consumidor.

Essa regra é importante para um maior controle financeiro e para evitar a inadimplência. Afinal de contas, como se sabe, não se deve gastar mais do que ganha.

É possível cancelar o financiamento de um veículo?

Como evitar que meu financiamento ultrapasse 30% da minha renda?

A principal forma tem relação com o valor do imóvel ou veículo, por exemplo. Quanto maior o valor do bem adquirido, maiores as chances de a parcela ultrapassar 30% da renda.

Uma forma de evitar parcelas altas é pagando o máximo de entrada possível, pois isso reduz o valor a ser financiado. Além disso, o comprador pode aumentar a quantidade de prestações contratando o prazo máximo oferecido pelo banco.

Uma dica: procure um imóvel que caiba no seu orçamento e analise todas as instituições financeiras possíveis. Quanto mais pesquisar, mais será possível conseguir um financiamento com condições favoráveis.

Meu cartão não veio com o número da agência e da conta, o que fazer?

O que acontece se eu tiver outro financiamento?

Caso você tenha outro financiamento ou até mesmo um empréstimo em andamento, a porcentagem da renda diminui.

Na hora de pedir um financiamento, os bancos fazem uma análise de crédito através do CPF. Com isso é possível saber se o cliente possui outras linhas de crédito em seu nome.

O comprometimento de renda pode sofrer alterações nesse momento e o consumidor não poderá utilizar mais até 30% da renda.

De acordo com o Superior Tribunal de Justiça o desconto de mais de 30% por parte dos bancos pode ser considerado um ferimento à constituição. Além disso, há uma lei no Código de Defesa do Consumidor que fala sobre a lealdade do fornecedor para com o consumidor.

A ideia é que a limitação impeça que os cidadãos entrem em um endividamento descontrolado. Isso pode acarretar sérios problemas para quem não consegue ter um bom planejamento financeiro.

A regra de não ultrapassar os 30% da renda serve para financiamentos, empréstimos pessoais, consignados, entre outras linhas de crédito.

O guia completo de financiamento no Brasil

O que acontece se o banco descontar mais que 30% da minha renda?

Algumas instituições financeiras acabam burlando essas regras e assim conseguem fazer os descontos acima do estipulado. O consumidor que se sentir lesado pode procurar a justiça para resolver a situação.

O comprometimento muito grande da renda pode trazer diversos problemas como o endividamento, por exemplo. Esse tipo de situação acaba virando uma bola de neve, pois o indivíduo acaba recorrendo ao cheque especial para cobrir as dívidas.

O ideal é fazer um planejamento antes de iniciar o processo para um financiamento. Essa é a melhor forma de evitar ultrapassar os 30% da renda. Anote todas as despesas fixas e variáveis e elimine aquelas que podem ser quitadas.

Com planejamento financeiro é possível fazer um financiamento sem se apertar.

Você tem mais alguma dúvida sobre como não ultrapassar 30% da renda? Caso tenha, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twiiter.

Próximo artigo

Meu cartão do banco não chegou, o que fazer?

Cartão: como localizar, quanto tempo demora para chegar, como solicitar o reenvio e demais informações […]

Ler artigo completo

0 respostas para “Financiamento não pode ultrapassar 30% da renda, entenda”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo