FinanzeroBlogCrédito

É possível cancelar o financiamento de um veículo?

É possível cancelar o financiamento de um veículo?

Atualizado em: Quinta-feira, 09/06/2022 às 18h15
Compartilhe esse post:WhatsappFacebookLinkedInTwitter

Sinto muito, seu dispositivo não suporta leitura de texto

O financiamento de veículo pode ser cancelado, entretanto, existem algumas regras para realizar a operação, que variam de acordo com cada instituição.

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os grupos que mais solicitaram financiamento de veículo em 2019 foram as famílias com renda entre três e seis salários mínimos, correspondendo a 40% dos contratos. Em seguida estão as famílias com renda composta por até três salários mínimos, equivalente a 33% dos pedidos concedidos.

O financiamento de veículo, por sua vez, é um tipo de contrato estabelecido entre pessoa física ou jurídica e a instituição financeira. O dinheiro obtido costuma ser de valor elevado e deve ser utilizado para a aquisição de um bem, neste caso, uma moto ou carro, por exemplo. Por isso, ao realizar o pedido de crédito, o consumidor deve informar à instituição como utilizará o dinheiro.

Como facilitar a aprovação do financiamento de veículo?

Como funciona o financiamento de veículo?

Conforme mencionado, o financiamento de veículo nada mais é do que um crédito obtido pelo consumidor para que o mesmo adquira um bem, como carro, moto, caminhão e afins. Uma das vantagens do financiamento, inclusive, é que além do valor, comumente, ser elevado, o prazo de pagamento costuma ser estendido, podendo chegar a 72 meses em algumas instituições financeiras.

Entretanto, é importante ressaltar que existem tipos de financiamentos de veículo, sendo assim, as regras podem variar de acordo com cada tipo, bem como a partir do perfil do consumidor, já que a concessão do crédito está sujeita à análise de crédito.

Crédito Direto ao Consumidor

O Crédito Direto ao Consumidor (CDC) é considerado um dos mais populares no mercado, pois o consumidor interessado em adquirir um veículo solicita o crédito à instituição, que por sua vez, pode conceder uma quantia igual ou inferior ao valor do bem que será adquirido. Em alguns casos a credora pode solicitar um valor de entrada e parcelar o restante, que contará com acréscimo de uma taxa de juros, que varia de acordo com o prazo de pagamento e o valor solicitado pelo cliente.

Além disso, é importante ter em vista que enquanto o financiamento durar, o veículo estará alienado à credora, isso é, apesar de estar em posse do consumidor, será utilizado como garantia de pagamento. Logo, em caso de inadimplência, é possível que a instituição entre com uma ação judicial para obter a posse do bem.

Com isso, durante o período de pagamento das parcelas do financiamento, o proprietário direto do automóvel não poderá realizar nenhum tipo de negociação com o bem. Por outro lado, caso seja possível, o cliente pode antecipar o pagamento das parcelas, a fim de diminuir a taxa de juros e tornar o valor final do crédito mais atrativo.

Como Pessoa Física pode ter máquina de cartão?

Consórcio

O consórcio é um outro tipo de financiamento, nele, um grupo de pessoas interessadas em adquirir um bem realiza pagamentos mensais à administradora, responsável por organizar o consórcio. Então, todos os meses são feitos sorteios para contemplar um cliente participante e fornecer a carta de crédito, que nada mais é do que o dinheiro do financiamento.

Na prática, é como se o consórcio funcionasse como uma conta poupança conjunta, em que diversas pessoas interessadas pagam as prestações mês a mês, e o valor depositado é utilizado para conceder o crédito ao sorteado. Portanto, diferente do Crédito Direto ao Consumidor, em que o bem é adquirido após a concessão do dinheiro, no consórcio as prestações do financiamento são pagas, mas o bem é adquirido posteriormente, quando o cliente é contemplado no sorteio.

Um ponto de atenção é que apesar desse tipo de financiamento não contar com taxas de juros, há a incidência da taxa de administração, que como o próprio nome sugere, é voltada à administradora do consórcio. Essa taxa, no entanto, sofre variações ao longo do contrato, assim, cabe ao consumidor avaliar se a opção é vantajosa a médio prazo.

Leasing

Outra forma de realizar um financiamento de veículo é através do leasing, também conhecido como arrendamento mercantil. Neste caso, o consumidor paga um aluguel mensalmente durante um período pré-determinado entre ele e a empresa responsável. Ao término do contrato, se as parcelas estiverem quitadas, a posse do carro é transferida para o cliente, que não precisará arcar com outros custos pela operação e também não contará com a intermediação da concessionária.

As taxas de juros desse tipo de financiamento são fixas e definidas no momento de assinatura do contrato. Contudo, se houver inadimplência, isso é, o consumidor deixar de fazer o pagamento das parcelas, a empresa pode retomar o carro sem que seja necessário acionar uma ação judicial.

Não consigo cadastrar o cartão no app Shell Box, o que fazer?

Quem pode fazer um financiamento de veículo?

O financiamento de veículo pode ser solicitado por qualquer pessoa, entretanto, é válido ressaltar que as instituições financeiras possuem políticas próprias para a análise de crédito. Desse modo, as taxas de juros praticadas e os valores concedidos podem variar de acordo com o perfil do cliente e a credora. Apesar disso, é comum que alguns critérios sejam estipulados, como:

  • não possuir o nome inscrito nos cadastros de proteção ao crédito, como Serasa e SPC;
  • ter, pelo menos, vinte anos de idade;
  • possuir um bom histórico de crédito no mercado, com isso, o score e o histórico de pagamento podem impactar na decisão da instituição.

Como recuperar a senha do e-CAC da Receita Federal?

É possível cancelar um financiamento de veículo?

Apesar de não ser considerada uma prática comum, é possível cancelar o financiamento de um veículo. Contudo, o consumidor deve se atentar às regras estipuladas no contrato de crédito, a fim de evitar problemas futuros em caso de arrependimento ou qualquer outro motivo que o leve a desejar o cancelamento. Vale lembrar, também, que de acordo com artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, é possível cancelar um contrato em até sete dias após a assinatura, caso a contratação tenha ocorrido fora do estabelecimento comercial.

Ficou com mais alguma dúvida sobre financiamento? Deixa nos comentários. E para ficar por dentro desse e outros assuntos, não deixe de acompanhar a FinanZero por aqui e nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Meu cartão não veio com o número da agência e da conta, o que fazer?

Quais são os dados encontrados no cartão?Como descobrir a agência e conta […]

Ler artigo completo

respostas para “É possível cancelar o financiamento de um veículo?

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Navegue por:

    Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
    PáginasEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresasStoriesÍndice de EmpréstimoConsórcioSitemapIti – Empréstimo Pessoal OnlineClick Cash – Empréstimo Pessoal OnlineCartão de Crédito OnlineDigio – Cartão de Crédito OnlinePolítica de Privacidade FinanZeroVirtusPay – Boleto Parcelado Onlinebxblue – Empréstimo Pessoal OnlineAgente Imóvel – Refinanciamento Imobiliário OnlinePiki – Empréstimo Pessoal para Negativado OnlineProvu – Empréstimo Pessoal OnlineBoa Vista: Empréstimo Pessoal Online e ScoreCetelem – Crédito Consignado OnlineSuperSim – Empréstimo Pessoal OnlineSofisa Bank – Refinanciamento de Imóvel OnlineBanco Alfa – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo Sim – Crédito Pessoal OnlineCredjet – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Bari – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo Consignado INSS para aposentado e pensionistaParceirosCreditas – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo para Autônomo Negativado OnlineSimulação de empréstimoEmpréstimo com Garantia OnlineSimule seu empréstimo – ConversãoEmpréstimo ConsignadoNexoos – Empréstimo Para Empresa OnlineCashMe – Refinanciamento de Imóvel OnlineCrediHome – Refinanciamento de Imóvel OnlineTipos de EmpréstimoOmni Financeira – Refinanciamento de Veículo OnlineMoneyman – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Pan – Crédito Consignado OnlineNew HomeLivre Digital – Empréstimo Pessoal OnlineBizCapital – Empréstimo e Capital de Giro Para Empresa
    Solicite seu empréstimo