;
FinanzeroBlogCrédito

Como facilitar a aprovação do financiamento de veículo?

Como facilitar a aprovação do financiamento de veículo?

Compartilhe esse post:

Quer comprar um carro, mas não sabe como fazer? Siga nossas dicas e consiga a aprovação do financiamento de veículo mais facilmente.

Quer comprar o primeiro veículo ou trocar o que já tem? Talvez o financiamento de veículo seja a melhor alternativa para você.

A verdade é que ser aprovado no financiamento pode não ser tão simples, mas com alguns ajustes é possível facilitar esse processo.

Nesse post vamos mostrar algumas dicas que podem contribuir para que a aprovação do financiamento aconteça mais facilmente. Acompanhe:

Financiamento de veículo: tudo que você precisa saber

Quais os tipos de financiamento de veículo?

O financiamento de veículo é uma modalidade de crédito em que a instituição financeira concede uma determinada quantia ao consumidor para a aquisição do bem. A devolução do dinheiro à credora, então, é feita de forma parcelada e com acréscimo de juros. Atualmente, há dois tipos principais de financiamento: o Crédito Direto ao Consumidor e o leasing.

Há, também, o consórcio de veículo, mas que se encaixa em um modelo de autofinanciamento e apresenta características específicas.

Crédito Direto ao Consumidor

Também conhecido como CDC, o Crédito Direto ao Consumidor e a alternativa mais popular para financiar um veículo, pois nele a credora disponibiliza, em média, de 70% a 90% do preço do automóvel. A quantia que não é coberta deve ser paga pelo consumidor no início do contrato como forma de “entrada”.

A taxa de juros aplicada e o prazo de pagamento variam conforme o perfil do solicitante, então, quanto melhor for considerado o histórico de pagamento e com menor risco de inadimplência, mais baixas são as taxas de juros e mais alto o crédito.

É importante destacar que o CDC acontece mediante o contrato de alienação fiduciária, ou seja, o próprio veículo adquirido é utilizado como garantia de pagamento. Desse modo, se o proprietário deixar de pagar as prestações, o bem pode ser tomado e leiloado pela instituição credora, como forma de cobrir a pendência.

Leasing

Chamado de arrendamento mercantil, o leasing funciona como um aluguel de carro, então, o consumidor usufrui do automóvel por um período pré-estabelecido em contrato e, neste prazo, realiza pagamentos mensais à empresa proprietária. Ao término do contrato, se as parcelas estiverem em dia, o cliente pode optar pela devolução do bem ou a compra do mesmo, a um preço também determinado no documento.

A vantagem do leasing é que não há custos com a operação e não é preciso a mediação de uma concessionária. Se houver inadimplência, bem como acontece no CDC, a empresa pode retomar a posse do veículo mediante ação judicial, e o valor pago até aquele momento não será devolvido.

Financiamento de carro: CDC, consórcio ou leasing?

Como é feita a análise para aprovação do financiamento de veículo?

Antes de liberar o crédito, os bancos efetuam uma análise minuciosa para garantir que o processo seja feito da melhor forma possível.

Cada financiamento é feito de forma individual e personalizada, por isso as condições acabam variando em cada caso.

As instituições financeiras inserem os dados do cliente no sistema e analisam ponto a ponto. O processo demora, em média, 15 dias úteis, mas o prazo pode variar de banco para banco.

Os pontos a serem analisados são:

Documentos

O cliente precisa apresentar documentos pessoais e do veículo a ser financiado. Dessa forma, o banco analisa se está tudo compatível com o que é necessário para aprovação do financiamento de veículo.

Conferência do score e possíveis restrições

Outro ponto importante é que os bancos analisam como está o score do cliente e se o nome está sujo. O CPF é consultado nos órgãos de proteção ao crédito, como o SPC e Serasa.

Avaliação da renda mensal

A renda é avaliada através do comprovante entregue à instituição. É importante que o cliente comprove que tem condições de arcar com as parcelas.
Vale lembrar que não é possível comprometer mais que 30% da renda bruta mensal com as prestações.

Avaliação do veículo

O veículo a ser financiado também precisa ser avaliado. As instituições só liberam o financiamento se o automóvel estiver em bom estado e nas condições estipuladas previamente.

Fatura paga parcialmente afeta o limite do cartão de crédito?

Dar entrada influencia na aprovação do financiamento de veículo?

A maioria dos bancos exige entrada para poder aprovar o financiamento. São poucas instituições que oferecem crédito de 100%.

O valor mínimo de entrada, em média, é de 10% e pode chegar até 20%. Mas quanto maior o valor oferecido na entrada, melhores ficam as condições do financiamento.

O consumidor fica com um valor menor para ser parcelado e consegue uma maior chance de aprovação. Afinal de contas, os riscos para o banco diminuem.

Quanto maior o valor da entrada, menores ficam as parcelas e as taxas de juros.

É possível financiar um veículo sem entrada?

Como facilitar a aprovação do financiamento de veículo?

A seguir, separamos algumas dicas para te ajudar no pedido de crédito e contribuir para facilitar a aprovação do financiamento de veículo.

Tenha um bom score

O score é uma pontuação de crédito que vai de 0 a 1000 e indica se determinada pessoa se trata de boa ou má pagadora. Dessa forma, quando o consumidor efetua o pagamento das contas em dia, seja as de consumo, faturas do cartão de crédito, mensalidades e operações de crédito, o score tende a ficar cada vez mais alto.

As instituições financeiras, por sua vez, ao realizarem a consulta à pontuação do solicitante de financiamento, verificará se tratar de um bom pagador, que não possui atrasos. Consequentemente, as chances de obter aprovação no financiamento de veículo aumentam consideravelmente.

Para facilitar a compreensão, cabe destacar que o score é avaliado, de modo geral, da seguinte maneira:

0 a 300 pontos: pontuação baixa, então, indica que o consumidor apresenta grande risco de inadimplência.
300 a 700 pontos: pontuação média, na qual o solicitante é avaliado com médio risco de inadimplência.
700 a 1000 pontos: é a pontuação mais alta e abrange os consumidores com bom histórico de pagamento e pouco ou nenhum registro de atraso ou falta de quitação. Este grupo é considerado de baixo risco de inadimplência, logo, com as maiores chances de aprovação.

Junte o dinheiro da entrada

Como já citamos, dar uma entrada pode facilitar o processo de aprovação do financiamento de veículo. Por isso o ideal é juntar o dinheiro para reduzir o valor a ser financiado.

Procure um veículo mais simples

Quanto menor for o valor do veículo, mais chances de aprovação. Óbvio que não estamos falando para comprar um carro velho, mas sim procurar um bem que caiba no seu bolso.
O ideal é encontrar um veículo que seja bom e barato, pois isso facilita o processo.

Parcelas dentro da renda

Não se apresse em acabar logo o financiamento, pois isso pode te prejudicar financeiramente. O ideal é selecionar parcelas que caibam no seu bolso e que não comprometam tanto a renda mensal.
Em alguns meses, caso seja possível, guarde algum dinheiro para pagar mais parcelas no mês, mas não se enforque para isso.

Procure veículos conhecidos

Não compre veículos de marcas desconhecidas no Brasil. Isso pode trazer muita dor de cabeça na hora de trocar uma peça.
Marcas mais conhecidas trazem a facilidade de encontrar peças no mercado e diminuem os gastos quando o veículo tem algum problema.

Qual a renda necessária para financiar um imóvel de R$ 200 mil?

Comprove renda

Possuir renda suficiente para arcar com as prestações do financiamento de veículo é importante, mas também é necessário que o solicitante consiga comprová-la adequadamente, senão, terá o pedido recusado. Dessa forma, no momento comprovar os rendimentos, é possível apresentar:

  • holerites;
  • demonstrativo de pagamento de benefícios previdenciários, como aposentadoria e pensão;
  • extratos bancários;
  • contrato de trabalho;
  • Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (Decore);
  • Recibo de Pagamento Autônomo (RPA).

Mantenha o nome limpo

Atualmente, não há uma lei que proíba ou restrinja o acesso de consumidores negativados ao financiamento de veículo. Contudo, as instituições financeiras tendem a recusar o pedido desse grupo de pessoas, pois estas são consideradas com alto risco de inadimplência. Desse modo, a recomendação é manter o nome limpo, além do bom score, para aumentar as chances de aprovação.

Conclusão

Em resumo, financiar um veículo é uma ótima alternativa para quem não pode comprá-lo à vista. Mas é necessário ter muita cautela na hora de fazer negócio.

Procure apresentar todos os documentos necessários e escolha um veículo que esteja dentro de suas condições. Seguindo essas dicas é possível conseguir a aprovação de maneira mais simples.

Você tem mais alguma dúvida sobre como conseguir aprovação do financiamento de veículo? Caso tenha, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Fatura paga parcialmente afeta o limite do cartão de crédito?

A fatura pode ser paga parcialmente, mas será que efetuar o pagamento desta forma afeta […]

Ler artigo completo

0 respostas para “Como facilitar a aprovação do financiamento de veículo?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo