golpe do Caixa Tem

Golpe no aplicativo Caixa Tem é feito nas contas de beneficiários que deixaram o auxílio emergencial parado

Um novo golpe financeiro está atormentando os beneficiários do auxílio emergencial liberado pelo Governo como forma de auxiliar trabalhadores durante o período de quarentena. O golpe consiste em criminosos que acessam a conta do Caixa Tem e desviam do dinheiro que está parado para uma conta externa.

Tais criminosos têm utilizado do intervalo de tempo entre o depósito do auxílio emergencial no Caixa Tem e a data em que o saque do dinheiro é liberado para roubar os valores, pois o dinheiro fica parado nas contas virtuais, muitas vezes, sem a supervisão do beneficiário.

As denúncias estão cada vez mais recorrentes nas redes sociais, principalmente no Twitter, em que as pessoas alegam que os golpistas conseguem movimentar o recurso da conta apenas trocando o e-mail e o telefone cadastrados pelo usuário, pois o aplicativo disponibiliza essa facilidade.

Veja também – Como evitar o golpe do auxílio emergencial?

Como saber se fui vítima do golpe do Caixa Tem?

O primeiro sinal de quem foi vítima desse golpe é a dificuldade em acessar a conta. Mesmo depois de já ter se cadastrado, o app pode solicitar que o usuário coloque os seguintes dados antes de logar na própria conta novamente.

  • senha;
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • número de celular;
  • nome completo.

Se ao colocar todos os dados corretamente o surgir na tela do celular a informação que “CPF cadastrado com outros dados”, é possível que os golpistas tenham acessado a conta e trocado:

  • número de telefone;
  • e-mail.

Sendo assim o aplicativo pode ter sido acessado por outra pessoa.

Veja também – Simule seu empréstimo e encontre as melhores taxas de juros do mercado!

O que fazer se fui vítima do golpe do Caixa Tem?

Ainda não há um portal de comunicação direta com a Caixa em caso de desvio de dinheiro ou roubo de dados dos beneficiários. Contudo, quem foi lesado precisa abrir um Boletim de Ocorrências (BO), que pode ser feito online no site da delegacia eletrônica de cada estado.

Ao fazer o BO documentando o roubo, a pessoa que sofreu o golpe deve entrar em contato com a Caixa Econômica Federal, pelo telefone de atendimento 0800 726 0101, e solicitar uma investigação interna sobre o que aconteceu.

Além disso, é preciso trocar a senha e os demais dados do aplicativo Caixa Tem, e fazer uma manutenção de troca de senhas periódicas para evitar que o golpe seja aplicado novamente.

Como conseguir o dinheiro que estava na conta do Caixa Tem de volta?

Apesar de ser considerado uma falha na segurança do sistema do Caixa Tem, a Caixa Econômica Federal ainda não pronunciou-se sobre a possibilidade de arcar com o prejuízo provocado pelos golpistas que estão trocando os dados dos beneficiários.

Só o que se sabe é que o sistema está em constante aprimoramento, e por isso, está corrigindo as possíveis falhas na criptografia e segurança do app. Com isso, só que pode ser feito no momento é a queixa oficial de roubo no banco, e o boletim de ocorrência com a polícia.

Veja também – Não consigo transferir o dinheiro do Caixa TEM, o que fazer?

Como evitar cair no golpe do Caixa Tem?

A melhor opção é a prevenção. Por isso, para não ter problemas com o roubo que está ocorrendo no aplicativo do Caixa Tem é importante estar de acordo com as seguintes recomendações:

  • Utilizar senhas com bastante caracteres especiais;
  • Não colocar os dados pessoais em nenhum local que possa ser visto por pessoas desconhecidas;
  • Acessar o aplicativo periodicamente;
  • Não deixar o dinheiro parado no aplicativo, use ou transfira para um conta bancária mais movimentada;
  • Acesse a conta apenas em dados de internet seguros;
  • Não fale para ninguém sobre o valor que possui na conta.

O aplicativo do Caixa Tem disponibiliza extrato das transações?

No caso de não ter problemas ao acessar o aplicativo, mas perceber que o dinheiro que deveria estar presente na conta sumiu, é possível verificar as atividades pelo extrato da conta. Apesar de não ser um extrato detalhado como de algumas instituições bancárias, que colocam hora, dia, e motivo do gasto do dinheiro, o extrato do aplicativo pode ser muito útil.

Ao acessar a conta, e solicitar o extrato bancário, irá aparecer as últimas transações realizadas pelo titular da conta. Por exemplo: pagamento de boleto ou transferência para outras contas. Se houver alguma ação que não foi realizada pelo titular, é porque houve sim o golpe na conta do usuário em questão.

Ficou com mais alguma dúvida sobre o que fazer em caso de ser vítima do golpe do Caixa Tem? Deixe nos comentários e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.