;
FinanzeroBlogNegócios

Funcionário público pode ter MEI?

Funcionário público pode ter MEI?

Compartilhe esse post:

Veja se funcionário público pode ter MEI e quais são as regras

Abrir um CNPJ como MEI (Microempreendedor Individual) é uma das principais alternativas para aqueles que desejam abrir seu próprio negócio. Afinal, a modalidade tem menos burocracia e é ideal para quem está começando.

É muito comum que surjam diversas dúvidas naqueles que desejam iniciar um empreendimento. Pensando nisso, vamos ajudar com algumas questões e responder se um funcionário público pode ter MEI. Acompanhe.

Confira 6 ideias para ganhar dinheiro na Páscoa

O que é MEI?

O MEI é a sigla para Microempreendedor Individual e trata-se de um modelo empresarial mais simples. A ideia é poder dar a oportunidade de regularização para pequenos empresários.

A modalidade foi criada em 2009 e para aderir, o empreendedor precisa ter um faturamento de até R$ 81 mil. Se passar desse limite, o enquadramento deixa de ser MEI e vira ME (Microempresa).

Ao se formalizar, o empreendedor passa a ter uma série de benefícios, como a possibilidade de emitir nota fiscal, ter acesso à licença maternidade, além de benefícios previdenciários.

10 ideias para ganhar dinheiro extra

Afinal de contas, funcionário público pode ter MEI?

O estatuto do funcionalismo público federal e a legislação estatutária da maior parte dos estados e municípios afirmam que o funcionário público não pode ter MEI.

A verdade é que existe a permissão para que o funcionário público tem o direito de fazer parte de uma empresa, mas apenas como cotista ou acionista. A legislação não permite que ele administre um negócio.

A regra que diz que o funcionário público pode ter MEI tem relação com a Lei 8.112/90, que diz o seguinte:

“Art. 117.  Ao servidor é proibido:

X – participar de gerência ou administração de sociedade privada, personificada ou não personificada, exercer o comércio, exceto na qualidade de acionista, cotista ou comanditário;”

Dessa forma, podemos entender que ser MEI não é possível para o trabalhador do setor público. Afinal de contas, esse enquadramento não permite a inclusão de sócios, logo só há um proprietário, que deve ser o responsável pela gestão.

Finanças para casais: como organizar a vida financeira a 2?

Ex-funcionário público pode ter MEI?

Sim. Não existe nenhum impeditivo para que um ex-funcionário público porra ser um Microempreendedor Individual.

Isso acontece porque o ex-servidor é conhecido como um aposentado. Vale ressaltar que se o indivíduo for pensionista, não poderá ter o registro de MEI.

O que acontece se um funcionário público abrir um MEI?

Se isso acontecer, o funcionário público descumprirá a lei. Assim, ele estará sujeito à punição cabível para seu cargo, que pode ser exoneração do cargo. Também pode haver a proibição de participar de concursos por pelo menos cinco anos.

Muitos daqueles que perguntam se funcionário público pode ter MEI, são pessoas que já tem CNPJ e acabam sendo aprovados em um concurso. Nesse caso, o empreendedor precisa optar entre o cargo e o negócio.

A outra possibilidade para o empreendedor é mudar o enquadramento para que haja possibilidade de se manter como um acionista, sem ser responsável por administrar a empresa.

Além dos servidores públicos, quais outros grupos não podem ser MEIs?

Um trabalhador não pode ser MEI nas seguintes situações:

  • Pessoas que recebam benefícios de assistência social, como o BPC/LOAS, incluindo seus tutores;
  • Indivíduos que recebam aposentadoria por invalidez;
  • Cidadãos que recebem pensão;
  • Pessoas que trabalhem com edificação de imóveis e/ou obras de engenharia em geral;
  • Servidores públicos federais, que tenham função de administradores da empresa;
  • Cidadãos estrangeiros que estão com visto provisório;
  • Aqueles que são administradores, sócios ou titulares de qualquer outro tipo de empreendimento;
  • Indivíduos que recebem pensão do Regime Geral de Previdência Social (RGPS)/INSS.

Quem pode ser MEI?

Agora que você já sabe se o funcionário público pode ter MEI ou não. Veja quais são as regras para se enquadrar nessa modalidade:

Faturamento

Um dos primeiros requisitos para ser um microempreendedor é ter um faturamento igual ou inferior a R$ 81 mil mensais. Acima desse total é preciso que o indivíduo entre em outra categoria, como microempresa (ME).

Funcionários

Um microempreendedor pode ter até um colaborador. Acima disso não é possível ser um MEI. Lembrando que o funcionário deve ser remunerado com um salário mínimo ou o piso salarial definido para sua categoria.

Atividades permitidas

Outra regra para ser um MEI é exercer uma das atividades permitidas para o regime. No portal do MEI é possível ter acesso à lista que informa quem pode ou não se cadastrar.

Demais regras

  • Outras regras que indicam se um indivíduo pode ou não ser MEI são:
  • Não ter sócios;
  • Não ser proprietário ou titular de outro empreendimento;
  • Exercer atividade que exija um registro em algum conselho de classe, como um dentista, por exemplo.

Você tem mais alguma dúvida sobre se um funcionário público pode ter MEI? Caso tenha, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twiiter.

Perguntas frequentes sobre a FinanZero

Como aumentar o meu score?

Para que a pontuação do score esteja sempre alta, e consequentemente, os clientes consigam aprovação de crédito com mais facilidade algumas medidas podem ser tomadas. Abaixo, listamos alguns pontos que contribuem para o aumento do score:

  • Sempre atualizar os dados nos órgãos de proteção ao crédito;
  • Se possível, pagar dívidas antes da data de vencimento;
  • Manter o nome limpo;
  • Tenha conta fixas em seu próprio nome (exemplo: luz, internet, água etc);
  • Não atrase o pagamento de boletos ou parcelas.

Para mais informações, confira o post do blog “Como aumentar o score de crédito?“.

A FinanZero é um banco?

Não. A FinanZero é autorizada pelo Banco Central a atuar como correspondente bancário. De acordo com o BC, a nomenclatura “correspondente bancário” ou “banco correspondente” deve ser utilizada apenas para as instituições financeiras que estabeleceram convênios com outros bancos para a prestação de serviços financeiros, conforme previsto na Resolução 1.865, do Conselho Monetário Nacional, de 05 de setembro de 1991.

Os serviços que são oferecidos pelo correspondente bancário foram regulamentados pelas Resoluções do Banco Central (BC) de Nº3110 e 3156, que foram escritas no ano de 2003. Nessas, foi declarado que todo Correspondente Bancário pode prestar diversos serviços acessórios para instituições bancárias e entidades financeiras autorizadas a funcionar pelo BC.

No caso da FinanZero, que é um buscador de empréstimos online, o serviço oferecido é o intermédio entre o cliente e a instituição financeira que concede empréstimos. O serviço da FinanZero é 100% gratuito para o consumidor e 100% online.

Para mais informações, confira o post do blog “O que é correspondente bancário?“.

Como desbloquear a câmera do celular?

Na hora de solicitar uma selfie (foto do rosto) para validar o contrato de empréstimo uma mensagem com seguinte frase irá aparecer na tela do celular:

“Finanzero.com.br quer usar a sua câmera”.

Para prosseguir é necessário que o usuário clique em “permitir”. Dessa forma, o celular poderá enviar uma imagem* tirada no mesmo momento para o site da FinanZero, validando os dados do cliente.

*Essa imagem só será utilizada para o cadastro do cliente.

Próximo artigo

Confira 6 ideias para ganhar dinheiro na Páscoa

Veja nossas dicas de negócios para ganhar dinheiro na Páscoa. Saiba também o que fazer para que o empreendimento seja um sucesso.

Ler artigo completo

0 respostas para “Funcionário público pode ter MEI?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo