;
FinanzeroBlogFinanças Pessoais

Finanças para casais: como organizar a vida financeira a 2?

Finanças para casais: como organizar a vida financeira a 2?

Compartilhe esse post:

Veja dicas para manter em ordem as suas finanças para casais

Nem todos os casais começam a discutir assuntos financeiros antes de iniciarem uma vida a dois. Isso seria uma ideal, uma vez que o dinheiro é um dos principais motivos para brigas em um relacionamento.

É muito importante definir metas para o futuro, pensando nas contas do dia a dia, na possível compra de uma casa, entre outras questões.

Nesse post, vamos falar um pouco sobre esse assunto e dar algumas dicas de finanças para casais. Veja mais.

Entenda como funciona o método 50-30-20 de organização de orçamento

Qual a importância das finanças para casais?

Muitas pessoas consideram as finanças para casais como um assunto tabu. Isso acontece, principalmente, com pessoas mais reservadas no que diz respeito aos seus ganhos e suas contas.

Mas a verdade é que a gestão das contas em casal pode ser uma ótima forma de manter o orçamento em dia. Além disso, pode haver um crescimento na confiança entre ambos.

De forma geral, existem diversas vantagens em manter um planejamento nas finanças para casais. São elas:

  • Melhora no relacionamento;
  • Diminuição nas brigas por dinheiro;
  • Duas pessoas pensando juntas em como realizar os sonhos;
  • Controle de gastos;
  • Crescimento do orçamento;
  • Entre outras.

Demonstração do Resultado do Exercício: tudo que você precisa saber sobre a DRE

Como organizar as finanças para casais?

Agora que você já conhece os benefícios das finanças para casais, veja como organizá-las de forma adequada:

Conheça a renda

O primeiro passo é saber exatamente qual é a renda do casal. Isso vai servir para definir o teto de gastos de cada mês.

A ideia é evitar gastos acima do valor permitindo, reduzindo a chances de endividamento.

Evite gastos desnecessários

Outro ponto importante das finanças para casais é evitar os gastos com itens considerados supérfluos ou sem necessidade. Faça uma análise do que não é tão essencial e espere um momento melhor para comprar.

Monte uma planilha de todos os gastos do mês e veja o que pode ser cortado para aumentar o orçamento.

Gastos individuais

Estamos falando de finanças para casais, mas é importante lembrarmos que cada pessoa deve ter a possibilidade de ter seus gastos individuais.

É imprescindível combinar um orçamento para que cada um possa gastar com seus hobbies ou até mesmo com uma comida diferente, vestuário, entre outros.

Combinar como as contas serão pagas

Saber quais contas serão pagas por cada um faz parte do planejamento das finanças para casais.

Analisem quanto cada um tem de rendimento e quais são as contas da casa. Discutam qual a melhor maneira de pagar as contas, seja: juntando o dinheiro de ambos e pagando ou separando as contas e deixando sob a responsabilidade de cada um.

Quite as dívidas

Antes de iniciarem a criação de uma reserva de emergência é essencial que as contas estejam em dia.

Caso existam contas em aberto, tente fazer uma negociação para que ambos os parceiros fiquem com o nome limpo. Isso é essencial para iniciar um planejamento financeiro a dois.

Reserva de segurança

Outro ponto muito importante nas finanças para casais é ter uma reserva de emergência.

Depois de todo o planejamento, verifiquem quanto cada um pode dispor para a criação de uma reserva. Tentem separar um valor mensalmente para ser depositado nesta conta.

Metas

Por fim, deixem claro quais são suas metas individuais e como um casal. Isso é imprescindível para o planejamento de como realizar os sonhos.

Com as metas definidas fica mais fácil entender como conseguir o dinheiro necessário para realizá-las.

6 dicas de como empreender com pouco dinheiro

Finanças para casais: dá para investir a dois?

Nossa última dica nas finanças para casais está relacionada aos investimentos. Afinal de contas, essa é uma ótima forma de tentar alcançar as metas do casal.

Os principais tipos de investimentos são: Tesouro Direto, Fundos Imobiliários, Fundos de Investimentos, Previdência Privada, LCI e LCA, CDB, entre outros.

Para começar a investir é preciso que o casal entenda como cada modalidade funciona. Além disso, é preciso saber qual o perfil investidor da família antes de começar.

Conclusão das finanças para casais

Como pudemos observar, para atingir as metas financeiras do casal é imprescindível estar em harmonia, tanto nas metas, quanto na intenção de fortalecer o vínculo financeiro.

Ao seguir as dicas acima, fica mais fácil ter uma boa gestão das finanças da família, tornando mais fácil a realização de sonhos, como: a compra da casa própria, viagens, financiamento de veículo, entre outros. Além disso, com organização financeira é possível solicitar diversas modalidades de empréstimo, como o crédito pessoal, refinanciamento ou consignado, que poderão auxiliar nas etapas iniciais de criação de poupança ou investimentos.

Na FinanZero, inclusive, é possível obter até 10 ofertas pré-aprovadas de forma totalmente online e gratuita, isso porque, contamos dezenas de instituições parceiras, que disponibilizam modalidades diferentes de crédito.

Você tem mais alguma dúvida sobre funcionam as finanças para casais? Caso tenha, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twiiter.

Perguntas frequentes sobre a FinanZero

A FinanZero cobra algum depósito antecipado?

A FinanZero não cobra nenhum depósito antecipado, seguindo a norma estabelecida pelo Banco Central (BC). De acordo com tal norma, quaisquer taxas cobradas pelos nossos parceiros já estão inclusas no parcelamento do empréstimo solicitado.

A FinanZero atua como correspondente bancário no Brasil, tendo um marketplace que conecta clientes às instituições financeiras. Para os clientes, o nosso serviço é 100% gratuito, não havendo qualquer tipo de cobrança ou pedido de depósito antecipado por qualquer integrante do nosso time em todo o processo de contratação do empréstimo.

Alertamos ainda para que os clientes fiquem atentos a possíveis estelionatários, os “golpistas”, que utilizam termos como estes abaixo para solicitar cobranças indevidas e que caracterizam crime, conforme o artigo 171 do Código Penal:

  1. “Taxa de avalista”;
  2. “Tarifa pelo score baixo”;
  3. “Taxa antecipada de contratação do seguro do crédito”;
  4. “Depósito de liberação”;
  5. “Depósito antecipado”;
  6. “Juros antecipados.

Para mais informações, confira o post do blog “Como identificar golpes do empréstimo?”. Além disso, fique atento às comunicações oficiais da FinanZero:

  1. Selo de verificação nas redes sociais: nossas contas no Instagram e no Facebook são verificadas pelas redes sociais;
  2. E-mails da empresa possuem domínio próprio: a comunicação oficial da FinanZero por e-mail parte de contas com a terminação @finanzero.com.br;

Portanto, caso alguém solicite a você um depósito antecipado para liberação de empréstimo, fique atento! E lembre-se que nós não realizamos esse tipo de cobrança. Uma dica extra que deixamos para os nossos clientes é consultar o CNPJ da empresa na Receita Federal antes de fechar qualquer negociação de cunho financeiro.

A FinanZero cobra pelo serviço de busca de empréstimos?

O serviço da FinanZero é 100% gratuito a todos os clientes de todo o Brasil.

A FinanZero é um banco?

Não. A FinanZero é autorizada pelo Banco Central a atuar como correspondente bancário. De acordo com o BC, a nomenclatura “correspondente bancário” ou “banco correspondente” deve ser utilizada apenas para as instituições financeiras que estabeleceram convênios com outros bancos para a prestação de serviços financeiros, conforme previsto na Resolução 1.865, do Conselho Monetário Nacional, de 05 de setembro de 1991.

Os serviços que são oferecidos pelo correspondente bancário foram regulamentados pelas Resoluções do Banco Central (BC) de Nº3110 e 3156, que foram escritas no ano de 2003. Nessas, foi declarado que todo Correspondente Bancário pode prestar diversos serviços acessórios para instituições bancárias e entidades financeiras autorizadas a funcionar pelo BC.

No caso da FinanZero, que é um buscador de empréstimos online, o serviço oferecido é o intermédio entre o cliente e a instituição financeira que concede empréstimos. O serviço da FinanZero é 100% gratuito para o consumidor e 100% online.

Para mais informações, confira o post do blog “O que é correspondente bancário?“.

Próximo artigo

Entenda como funciona o método 50-30-20 de organização de orçamento

Entenda o que é e como funciona o método 50-30-20, confira dicas de como se organizar e outros detalhes sobre o assunto.

Ler artigo completo

0 respostas para “Finanças para casais: como organizar a vida financeira a 2?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo