Golpe do empréstimo consignado. Como evitar?
Índice de conteúdo
O número de golpes com empréstimo consignado tem aumentado cada vez mais ao longo do tempo. Saiba como se proteger
Infelizmente é cada vez mais comum ouvirmos falar de golpes do empréstimo falso. Muitas vezes o cliente recebe falsas condições excelentes como:
- pagar o empréstimo em uma quantia de parcelas maior;
- juros mais baixos;
- valores mais altos do que a análise de crédito da pessoa comporta,
- entre outros.
Para esses golpes, as pessoas podem chegar de várias formas:
- site falso;
- redes sociais;
- disparo alternativo.
No entanto, quando falamos de golpe do empréstimo consignado também existem outras maneiras dos golpistas chegarem nas vítimas. Pensando nisso, a redação da FinanZero separou algumas dicas de como se proteger nessas situações.
Simule já o seu empréstimo online com a FinanZero: crédito pessoal com parcelamento em até 24 meses!
Empréstimo consignado sem autorização
Neste ano cresceu a quantidade de reclamações nas redes sociais de aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) sobre empréstimos falsos.
Isso porque muitas pessoas relataram que o nome delas apareceu vinculado a um empréstimo, sem que tenham solicitado. Por isso, o segurado gera uma dívida sem ter recebido o valor do empréstimo.
Nesses casos é importante entrar em contato com o banco que está descontando o valor do benefício ou salário para tentar solucionar a situação. No entanto, caso isso não seja suficiente é possível registrar uma reclamação no número 135 do INSS.
Além disso, em alguns casos pode ser necessário registrar a fraude junto ao Banco Central, Procon e até mesmo fazer um boletim de ocorrência.
Por isso, nesses casos, é importante que o brasileiro reúna todas a provas possíveis, principalmente folhas de pagamento – ou do benefício – e extratos bancários que comprovem o desconto dos valores.
Outras formas de golpe com empréstimo falso
Como dito anteriormente, os golpistas têm mais de uma forma de agir. Isso porque é comum ouvirmos golpes de clientes que forneceram seus dados nas redes sociais e sofreram fraudes ou que acessaram algum site falso.
Por isso, o primeiro passo para evitar golpes é saber que: nenhuma instituição financeira regulamentada pode solicitar depósitos ou pagamento de taxas de forma antecipada. Isso porque essa prática é ilegal de acordo com normas do Banco Central.
Além disso, outro cuidado necessário é: nunca colocar seus dados nos comentários nos posts de redes sociais, ou até mesmo passar para pessoas desconhecidas. Por isso, sempre confira o domínio da empresa e se está em um site oficial.
Confira mais em – Golpe do empréstimo falso: “ela falava bem, foi muito convincente”
Fui vítima de golpe. E agora?
O primeiro passo é reunir as provas para comprovar o que aconteceu. Nesse caso, pode ser:
- print de mensagens;
- extrato bancário;
- áudios;
- vídeos;
- entre outros.
Depois disso, é importante registrar a reclamação do golpe do empréstimo consignado nos órgãos e na polícia. Por isso, é importante abrir um boletim de ocorrência (b.o) na polícia civil da sua região. Além disso, é possível formalizar reclamações em outros órgãos como:
- registrar uma reclamação na ouvidoria do INSS;
- abrir uma reclamação no Banco Central;
- no Procon;
- e no Reclame Aqui.
Ficou com mais alguma dúvida sobre golpe do empréstimo falso? Deixe nos comentários e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
0 respostas para “Golpe do empréstimo consignado. Como evitar?”:
- Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!
Deixe um comentário
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios