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Golpe do empréstimo falso: “ela falava bem, foi muito convincente”

Golpe do empréstimo falso: “ela falava bem, foi muito convincente”

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Saiba como identificar um golpe do empréstimo falso na internet e como prosseguir nesses casos

Com a popularização da internet e das instituições financeiras que oferecerem serviços online também surgiram maiores oportunidades para os golpistas.

No caso de golpes do empréstimo falso, muitas vezes, é oferecido ao cliente ofertas com juros mais baixos e condições excelentes, como por exemplo, pagar o crédito em uma quantia de parcelas maior do que é oferecido no mercado.

No entanto, existem três métodos mais usados por estelionatários para aplicar um golpe do empréstimo falso na internet:

  • Site falso do empréstimo – podem fingir ser uma empresa, como a FinanZero, ou criar uma fictícia;
  • Atrair as pessoas pelas redes sociais – isso quando alguma pessoa comenta seus dados no Facebook ou Instagram, por exemplo
  • Por disparo alternativo – compra uma base de dados e faz disparo se passando por alguma empresa.

No caso de Thaize Kuroda, autônoma, os golpistas vieram pelo WhatsApp com falsas promessas.

“Você foi selecionada com crédito pré-aprovado de R$ 5.000”

O primeiro passo do golpe do empréstimo falso é sempre selecionar qual será a vítima e aborda-lá nas redes sociais, de preferência no WhatsApp.

“Uma mulher, a Rosana Branche, suposta gerente do financeiro da FinanZero, entrou em contato comigo pelo WhatsApp, dizendo que fui selecionada com o crédito pré-aprovado de R$ 5.000″, ressaltou Thaize.

Rosana Branche não é funcionária da FinanZero. Além disso, nós não entramos em contato via WhatsApp oferecendo empréstimo. Todo nosso processo de busca e contratação de crédito é feito pelo site e pelos canais oficiais da FinanZero.

Para Thaize, a mulher se portava bem, falava bem e era convincente. Pediu todos os documentos, inclusive selfie com documento de identidade com foto, para comprovar que era ela mesmo e não uma pessoa usando seus dados.

Além disso, a golpista disse que mandaria um contrato e que Thaize só pagaria pela taxa do contrato e nada mais.

“Ela ficou um pouco nervosa. Quando começou a me pedir os outros documentos, eu comecei a questionar, ela começou a se alterar e me cortou, falou que estava entrando em uma reunião e só poderia terminar na segunda-feira”. Foi aí que percebeu que tinha algo errado.

Quando foi pesquisar mais a fundo, Thaize percebeu que muitas pessoas já tinham se deparado com esse golpe. No entanto, em outros casos, muitas pessoas foram até o final e perderam o dinheiro.

“Pelos relatos que eu vi, ela sempre usa o nome da FinanZero e eles estão há muito tempo fazendo isso. Tiveram pessoas que deram dinheiro e abriram um boletim de ocorrência, mas eles continuam fazendo isso. Foi por isso que eu bloqueei e fiz a reclamação pelo canal do Reclame Aqui”, ressalta.

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Como evitar os golpes na internet?

A primeira dica é: nunca faça depósitos antecipados para nenhuma pessoa ou financeira em casos de empréstimos. Apesar de muitos clientes acreditarem que precisam realizar depósitos de determinado valor para que o empréstimo seja aprovado, isso não é real. Pelas normas do Banco Central, essa é uma prática considera ilegal em todo o território nacional.

Além disso, nunca divulgue seus dados ou detalhes de seu pedido de empréstimo nas redes sociais. Isso porque é no Instagram e no Facebook que a maioria dos casos acontece.

Guilherme Salerno, da equipe de Customer Sucess da FinanZero, lembra que é sempre importante checar as informações da empresa, seja nos perfis das redes sociais ou na internet. Além disso, verifique o nome do atendente, “qualquer dúvida é só ligar na nossa central de atendimento, lá você pode verificar se realmente possui alguma proposta de crédito”.

Mas o que eu faço se cair em um golpe?

Guilherme explica que muitas reclamações sobre golpes chegam pelo Reclame Aqui da empresa. No entanto, abrir um boletim de ocorrência é o primeiro passo para quem caiu em um golpe do empréstimo falso.

E, caso a pessoa não saiba como prosseguir, pode chamar a equipe de atendimento da FinanZero:

  • E-mail: atendimento@finanzero.com.br, ou
  • Pelo telefone 0800-607-3001 das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira.

Ficou com mais alguma dúvida sobre o golpe do empréstimo falso? Deixe nos comentários e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

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30 respostas para “Golpe do empréstimo falso: “ela falava bem, foi muito convincente””:

  1. Marcell Rodrigues Ramos disse:

    Boa tarde, JULIA ALVES é funcionária de vcs? Chegou no meu WhatsApp que esta liberado um empréstimo para mim de 6 mil reais fiz todo o procedimento que ela pediu e depois ela cobrou a 1º parcela de R$ 146,55 para pode liberar o pagamento do empréstimo (sendo que meu nome está negativado) Enfim na hora não tinha esse valor e ela pediu para marca uma data, então marcamos uma data que quando chegou nesta data graças à Deus eu não tinha esse dinheiro foi quando ela começou a falar um monte de coisa pelo telefone que eu era um moleque que só queria prejudicar o trabalho dela isso por que eu tinha pedido mais alguns dias para ver se conseguia o dinheiro , depois começou a falar comigo o JURANDIR se dizia gerente da FINANZERO que eu tinha destratado a funcionária dele e falou também que pessoas como eu ele sabia lhe dá e reclamou por que eu bloquei a funcionária dela por que eu ia pegar o empréstimo e bloquear a empresa também até hoje ele manda mensagem falando besteira.
    Agora perguntou essas pessoas que mencionei agora trabalham com vcs?

    • FinanZero disse:

      Olá, Marcell! Não temos nenhum funcionário com este nome!Cuidado com páginas falsas! Segundo Banco Central e a Lei 8078, do Código de Defesa do Consumidor, não é necessário pagar qualquer taxa ou depósito para ter uma análise ou liberação do crédito. Atenção: nosso time FinanZero nunca entra em contato via WhatsApp, Facebook, Instagram e Tiktok solicitando valores antecipados para você conseguir o seu crédito, se tiver recebido alguma mensagem neste cenário, bloqueie o contato. Conte sempre conosco para qualquer dúvida 🙂

  2. Ricardo disse:

    Nathalia Diniz Da Silva é funionária de vcs? Depositei 550,00 e ela quer mais 450,00 pra liberar o empréstimo.

    • FinanZero disse:

      Olá, Ricardo! Esperamos que esteja bem 🙂 Não temos nenhuma funcionária com este nome. Na FinanZero além de não termos WhatsApp, NUNCA entramos em contato cobrando taxas de antecipação para análise ou liberação do empréstimo conforme as normas do Banco Central do Brasil, deixamos bem claro em todos os seus pontos de contato com consumidores e público em geral. Além disso, orientamos não informar seus dados pessoais em redes sociais ou em sites estranhos, pois essa é uma prática muito comum e dá margem para que pessoas mal intencionadas entrem em contato. Por isso, devem ficar atentos aos golpistas, qualquer pessoa ou empresa que faça este tipo de cobrança antecipada já está cometendo um delito conforme o artigo 171 do Código Penal. Segue dicas importantes : https://finanzero.com.br/blog/como-nao-cair-em-golpes/

  3. José Lourenço correia disse:

    FINANZERO TEM ATENDENTE NOME ELEN CRISTINE . Usa esse id.28288.celular comercial dela 11 982876439. Me bloqueou.quando questionei .algumas perguntas sobre pg.iof.

    • FinanZero disse:

      Olá, José! Na FinanZero, NUNCA entramos em contato cobrando taxas de antecipação para análise ou liberação do empréstimo conforme as normas do Banco Central do Brasil, deixamos bem claro em todos os seus pontos de contato com consumidores e público em geral. A FinanZero é um buscador de empréstimos 100% online e somos regulamentados pela Lei 3.954/11 do BACEN e, você recebeu cobranças que NÃO foram feitas por nós. Qualquer pessoa ou empresa que faça qualquer tipo de cobrança antecipada já está cometendo um delito conforme o artigo 171 do Código Penal. Na FinanZero, toda rede social oficial tem um selo de autenticação ao lado ✅ Espero ter sanado a sua dúvida. Mas, se ainda sim quiser mais informações, gostaria de orientá-la a entrar em contato no ☎ 0800 607 3001 ou enviar uma mensagem em nosso Chat direto pelo nosso site http://www.finanzero.com.br

  4. Isabelle disse:

    Fui atendida por Eduardo Garcia, me pediu 290,00 pra o certificado e depois me pediu 669,00 para liberação do crédito.

    Ele é funcionário de vcs ?

    • FinanZero disse:

      Olá, Isabelle. Não temos nenhum funcionário com este nome! Muitas pessoas mal intencionadas podem entrar em contato se passando por empresas sérias e fazem a cobrança antecipada sem qualquer intenção de liberar empréstimos. Além disso, orientamos não informar seus dados pessoais em redes sociais ou em sites estranhos, pois essa é uma prática muito comum e dá margem para que pessoas mal intencionadas entrem em contato. Veja os principais nomes dados para a cobrança antecipada indevida: Taxa de avalista; Assinatura Digital; Tarifa pelo score baixo; Fiador; Taxa antecipada de contratação do seguro do crédito; Depósito de liberação; Taxa IOF, Juros antecipados; Advogado para liberação. Qualquer pessoa ou empresa que faça este tipo de cobrança antecipada já está cometendo um delito conforme o artigo 171 do Código Penal. Se preferir, pode nos ligar ☎️ 0800 607 3001, ou também pelo Chat em nosso site https://finanzero.com.br/. das 09h às 18h, de Segunda a Sexta-feira.

  5. Luciane Araujo disse:

    Ola acho que cair num golpe com nome da fina zero também após simular um inprestimo pediu número do meu cartão e nome do banco

    • FinanZero disse:

      Olá, Luciane 🙂 A FinanZero ajuda você 🙂 Gostaria de orientá-la a entrar em contato no ☎ 0800 607 3001 ou enviar uma mensagem em nosso Chat direto pelo nosso site: https://finanzero.com.br/ ☺ Além disso, tenho certeza que nosso time de atendimento ficará feliz em lhe atender e ajudar no que for preciso 😉

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