Hiperinflação é uma possibilidade real?
Índice de conteúdo
Hiperinflação: Ministro alertou em 10 de novembro sobre a volta deste problema
Na última terça (10) o Ministro da Economia, Paulo Guedes, alertou sobre seus receios com relação ao próximo ano. Enquanto falava em um evento sobre privatização de estatais, ele disse que o país pode ir para uma “hiperinflação muito rápido”.
O Presidente da Câmara, Rodrigo Maia, assim como o ministro também falou de algumas preocupações. Entre elas está o alerta de que o dólar pode chegar a R$ 7 em janeiro, caso o congresso não vote algumas pautas.
Paulo Guedes diz que a principal causa disso é não ter vendido nenhuma estatal ainda, de acordo com ele essas vendas ajudariam no pagamento de dívidas do país.
Simule já o seu empréstimo online com a FinanZero: crédito pessoal com parcelamento em até 24 meses!
O que é Hiperinflação?
Esse conceito trata de uma alta generalizada dos preços de modo geral, ela pode ser contínua ou acontecer em um certo período. Para alguns especialistas, uma inflação acima de 50% em um mês, já é hiperinflação.
Uma das principais causas da hiperinflação no século XX foi a quebra do padrão-ouro. Ele acontece da seguinte forma:
- Se o Banco Central emitir, por exemplo, um real ele precisa tem 1 g de ouro em reserva.
Sendo assim, se o país não segue esse padrão acontece a inflação, com uma produção descontrolada de papel moeda aumenta a demanda agregada sem que a oferta agregada consiga acompanhar.
Auxílio emergencial: Quantas parcelas faltam até dezembro?
O que é oferta e e demanda agregada?
Primeiramente, oferta agregada são os bens e serviços que as empresas de determinado país estão dispostas a oferecer para cada nível de preço. Enquanto a demanda agregada trata da quantidade de bens e serviços que consumidores estão dispostas a comprar em cada nível de preço.
Eleições 2020: como funciona o financiamento de campanhas?
Hiperinflação na década de 80
Não a toa, os anos 80 são conhecidos como a década perdida, com dívida externa alta, queda no crescimento econômico e inflação a 242% em 85. Com o plano Cruzado a inflação voltou a 0, mas só por oito meses.
Já em 1989 ela chegou a 2.000%, logo após isso, em 1990 houve o sequestro das poupanças, o que não deu certo com inflação a 1.600%. Somente no governo de Fernando Henrique, com o plano Real, a inflação ficou sob controle, quando um dólar valia um real.
Tipos de empréstimo: qual o ideal para você?
Venda de estatais
Desde a campanha em 2018, Paulo Guedes fala sobre vender estatais, entretanto ele ainda não conseguiu. De acordo com o Ministro “acordos políticos” na Câmara e no Senado impedem isso.
Paulo Guedes diz estar frustrado com dois anos de mandato e nenhuma venda, porém privatizações não são tão simples e precisam que o Congresso aprove. O ministro diz que vendas podem render R$ 1 trilhão e podem ser solução para hiperinflação .
Em agosto o Senado e a Câmara encaminharam ao Supremo Tribunal Federal (STF) um pedido, sobre a criação e venda de subsidiárias de empresas estatais. De acordo com o Senador Jean Paul, esse seria um meio de privatizar sem passar pela aprovação do Congresso, o que é inconstitucional.
Veja onde o Brasil fica no ranking de dez maiores economias
E se você, por fim, tiver mais dúvidas sobre o assunto, é só comentar!
Você também pode ver mais dicas lá nas nossa redes sociais: @finanzero no Instagram; /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
0 respostas para “Hiperinflação é uma possibilidade real?”:
- Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!
Deixe um comentário
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios