FinanzeroBlogMercado

Dez maiores economias: veja onde o Brasil fica no ranking

Dez maiores economias: veja onde o Brasil fica no ranking

Compartilhe esse post:

O Brasil pode deixar o ranking das dez maiores economias do mundo no ano de 2020

O ano de 2020 foi atípico, marcado pela pandemia do covid-19, a vida foi diferente. Tivemos não só a quarentena, como também a queda do PIB.

O ranking de maiores economias do mundo é feito com base no Produto Interno Bruto (PIB), os EUA ocupam o primeiro lugar dessa lista, em seguida vem a China que, de acordo com especialistas, deve passar para o primeiro lugar logo.

O Brasil ocupava o 7° lugar dessa lista em 2013 e no ano de 2019 foi para o 9°. A estimativa para esse ano é que o país saia do ranking de dez maiores economias do mundo e vá para o 12°.

Simule já o seu empréstimo online com a FinanZero: crédito pessoal com parcelamento em até 24 meses!

Brasil deixa ranking das dez maiores economias do mundo

A economia brasileira teve queda além do esperado devido, também a pandemia. Em março governos de estados e municípios iniciaram a quarentena, como resultado muitos negócios tiveram que se reinventar e muitos não conseguiram.

Assim sendo a economia do país entrou em crise, com o setor de serviços com a maior queda, um recorde de 9,7%. Assim como a indústria, com queda de 12,3%.

Porém, especialistas dizem que a queda em posições no ranking de maiores economias acontece não só por conta da retração do PIB, como também a desvalorização recorde do real, que já passa de 40%.

Eles também dizem que a desvalorização do real acontece por conta de problemas internos, com crescimento do risco e incerteza quanto ao próximo ano.

PIB da Alemanha cresce 8,2% no terceiro trimestre

O que é PIB?

O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos em um país em um determinado período, que pode ser um trimestre ou ano, por exemplo. Ele serve para medir a atividade econômica, possibilita diagnósticos, caso não cresça de acordo com expectativas.

Ele é o indicador de crescimento, ou não, de uma economia e é o critério para o ranking das dez maiores economias do mundo.

O PIB não considera matéria prima, mas sim produto final, o que evita que produtos sejam contabilizados duas vezes. Já as despesas internas entram para a conta, como consumo das famílias, do governo e despesas de empresas. Além de remuneração com base em salário, aluguel, juros e lucro.

Entenda melhor o que é PIB

Por que não usam o PPC para o ranking das dez maiores economias?

Paridade por Poder de Compra é um outro medidor de economia, nesse entretanto não levam em consideração desvalorização da moeda. Nesse caso o Brasil subiria duas posições, do 10° para o 8° lugar nas dez maiores economias.

O Fundo Monetário Internacional (FMI), não usa essa métrica porque ela não considera um fator importante: a moeda. Assim sendo ela não é tão confiável, ou abrangente, quanto o PIB para listar as dez maiores economias.

Mesmo que essa fosse a métrica usada, o Brasil não recuperaria sua posição nas dez maiores economias do mundo. Na época o país ocupava o 7° lugar usando qualquer uma dessas métricas, hoje

PIB: prévia tem alta de 1,06%. Como isso afeta a economia?

Década perdida

Historicamente a década de 1980 é a “década perdida”, em termos econômicos. Entretanto, de acordo com estudos, a década atual já era a com mais perdas nos últimos 120 anos. E isso aconteceria com ou sem a pandemia.

No início da década em 2013, por exemplo, o PIB do país era 2,39 trilhões, ocupando o 7° lugar nas dez maiores economias. Hoje a previsão é que seja 1,4 trilhão em 2020. Se compararmos com o primeiro lugar, os EUA, é uma diferença de 19,4 trilhões nesse ano.

PIB cai 9,7% no segundo trimestre de 2020

Se você ainda tem alguma dúvida, é só ir nos comentários!

E não esqueça de conferir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram; /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Empréstimo pessoal para negativado confiável: onde pedir?

Confira como funciona o empréstimo pessoal para negativado confiável, e veja um passo a passo de como pedir com a FinaZero.

Ler artigo completo

0 respostas para “Dez maiores economias: veja onde o Brasil fica no ranking”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineL&M – Consultoria em meios de pagamentoRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresas
Solicite seu empréstimo