FinanzeroBlogBenefícios do Governo

Imposto de Renda 2020: Receita abre consulta ao 4º lote de restituição

Imposto de Renda 2020: Receita abre consulta ao 4º lote de restituição

Compartilhe esse post:

Confira lotes da restituição do Imposto de Renda e saiba como consultar a situação da declaração

Nesta segunda-feira (24), a Receita Federal abriu a consulta do quarto e penúltimo lote de restituições do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) 2020, relativo a declaração de 2019.

O pagamento será realizado no dia 31 de agosto, na conta bancária do contribuinte. A restituição será paga a 4.479.172 contribuintes, somando o valor de R$5,7 bilhões.

Encontre agora as condições ideais de taxas de juros e parcelamento para o seu empréstimo pessoal online!

Como consultar a restituição do Imposto de Renda?

A consulta pode ser feita pelos seguintes canais:

  • Página da Receita Federal na internet;
  • Pelo número de telefone 146;
  • Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC),
  • No aplicativo da Receita – Aplicativo Pessoa Física – disponibilizado para celulares e tablets.

Leia também – Poupatempo digital: como agendar a emissão de novos documentos?

No site é possível consultar da seguinte forma:

  • Colocar o Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Adicionar data de nascimento para verificação dos dados;
  • Em seguida, aparecerá uma tela com opções dentro do site da Receita, basta escolher “verificação do lote de pagamento”.

Já para consultar o status da sua restituição do Imposto de Renda no e-CAC, basta:

  • Informar o número de CPF do contribuinte, código de acesso e senha;
  • Acessar o menu “Meu Imposto de Renda”, na lateral esquerda da tela;
  • Localize o menu “Processamento”;
  • Em seguida, clique em “Extrato do Processamento”,
  • Por último, selecione o ano que deseja receber informação.

Caso o contribuinte não tenha o código de acesso, solicitado logo no começo, é possível gerar um. Para isso, basta clicar na opção “primeiro acesso” e ter o número do recibo de entrega da declaração.

Veja mais – Novo horário de abertura do comércio em São Paulo

Calendário dos lotes de restituição

Neste ano, a Receita Federal diminuiu o número de lotes de restituição do Imposto de Renda, passando a ter um total de 5 lotes. Confira abaixa o calendário:

Número do lote Data de pagamento
1º lote29 de maio de 2020
2º lote30 de junho de 2020
3º lote31 de julho de 2020
4º lote31 de agosto de 2020
5º lote30 de setembro de 2020

O resgate da restituição segue alguns critérios de prioridade:

  • Idosos a partir de 60 anos, pessoas com deficiência e professores têm prioridade e recebem antes a restituição do Imposto de Renda,
  • Contribuintes que entregaram a Declaração do Imposto de Renda com antecedência também conseguem receber antes.

Importante lembrar que: do segundo lote em diante, a liberação é de acordo com a data em que o contribuinte enviou sua declaração – e não há preferências mais.

Veja também – Programa do Facebook para Pequenas e Médias empresas é prorrogado

O que é a Malha Fina do Imposto de Renda?

A malha fina é uma forma de verificar se há inconsistências na declaração do contribuinte. Caso o brasileiro caia nesse processo de checagem existe a possibilidade de fazer a correção do que for necessário por meio de uma declaração retificadora.

Como saber se estou na Malha Fina?

Os contribuintes podem consultar a situação do IR e saber se estão na malha fina por meio do extrato do Imposto de Renda no site da Receita Federal, na aba do e-CAC.

Caso a declaração apareça como “enviada para crédito em banco” ou “processada em fila de restituição”, significa que o brasileiro não caiu na malha fina e basta aguardar o crédito em conta-corrente escolhida pelo contribuinte.

Ficou com mais alguma dúvida sobre o Imposto de Renda e os lotes de restituições? Deixe nos comentários e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Posso negociar aluguel por causa da pandemia?

Aqueles que tiveram diminuições financeiras, como perda de rendimento, podem fazer isso, diz advogada. Empresas também têm direito

Ler artigo completo

0 respostas para “Imposto de Renda 2020: Receita abre consulta ao 4º lote de restituição”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo