O ambiente virtual do banco, também conhecido como Internet Banking, tem ganhado popularidade entre os brasileiros. Saiba como funciona e como usar a ferramenta

A ferramenta vem crescendo cada vez mais e ganhando popularidade entre as pessoas. Em 2018, a Febraban constatou em pesquisa que os brasileiros realizaram 31,3 bilhões de transações via Internet Banking.

A popularidade tem um motivo: o Internet Banking facilita as transações, oferecendo um dinamismo e agilidade maior. Isso porque o cliente pode acessar as informações do banco ou instituição financeira diretamente do computador pessoal.

Basicamente, a ferramenta permite que o cliente acesse a conta – independente de ser corrente, poupança ou salário – pela internet.

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O que é Internet Banking?

Como dito anteriormente, basicamente, a ferramenta é o ambiente virtual do banco ou instituição financeira. Por isso, é possível realizar diversas operações financeiras via internet.

Quais serviços posso usar?

Essa resposta depende de qual instituição financeira estamos falando. Isso porque o banco pode modificar a plataforma e apresentar diferentes serviços dependendo do estilo da empresa. No entanto, é possível encontrar algumas funcionalidades como:

  • pagar contas e boletos;
  • verificar o saldo e extrato da conta;
  • realizar transferências entre contas do mesmo banco;
  • fazer uma TED – T;
  • fazer DOC;
  • utilizar o PIX;
  • solicitar novas produtos e serviços financeiros,
  • empréstimo;
  • entre outras operações financeiras.

Como usar o Internet Banking?

Normalmente, para acessar o Internet Banking de uma instituição é necessário ter uma conta, com login e senha.

Para um cliente conseguir se cadastrar vai depender da política da empresa. Isso porque muitos bancos permitem que o brasileiro realize seu cadastro de forma digital. No entanto, em algumas instituições isso só é possível presencialmente.

Por fim, com seu cadastro realizado basta entrar no site, digitar as informações e começar a utilizar os serviços.

Contudo, é importante lembrar que alguns bancos solicitam que o cliente instale um programa, ou plugin de segurança. Isso porque assim é possível verificar que realmente é o cliente e o banco pode liberar e autorizar o serviço. Mas isso pode variar entre as instituições.

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Como utilizar a ferramenta de forma segura?

É cada vez mais comum ouvirmos falar em golpes e fraudes na internet. Por isso, é importante ficar atento e tomar alguns cuidados, mesmo que básicos, para se precaver:

  • manter o antivírus do computador atualizado – além disso, realize uma varredura de forma periódica, isso porque dessa forma é possível evitar que vírus acessem o computador e tenham acesso aos dados;
  • não forneça sua senha e dados pessoais para terceiros – é sempre necessário manter as informações em locais seguros que apenas o titular tenha acesso;
  • sempre verifique o domínio do site, principalmente quando receber e-mais.

Além disso, caso o cliente receba alguma mensagem ou e-mail com informações diferentes daquilo que foi acordado entre ele e o banco, é necessário entrar em contato com a Central de Atendimento da instituição para verificar a veracidade das informações. Por isso, sempre confie apenas em canais oficiais!

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Qual diferença entre Internet Banking e Mobile Banking?

Basicamente os dois são ferramentas da instituição financeira. Em resumo, o Internet Banking é acessado pela internet, pela web, já o Mobile Banking, pode ser acessado pelos celulares, principalmente nos aplicativos para smartphones.

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