;
FinanzeroBlogFinanças Pessoais

Internet Banking: o que é e como funciona?

Internet Banking: o que é e como funciona?

Compartilhe esse post:

O ambiente virtual do banco, também conhecido como Internet Banking, tem ganhado popularidade entre os brasileiros. Saiba como funciona e como usar a ferramenta

A ferramenta vem crescendo cada vez mais e ganhando popularidade entre as pessoas. Em 2018, a Febraban constatou em pesquisa que os brasileiros realizaram 31,3 bilhões de transações via Internet Banking.

A popularidade tem um motivo: o Internet Banking facilita as transações, oferecendo um dinamismo e agilidade maior. Isso porque o cliente pode acessar as informações do banco ou instituição financeira diretamente do computador pessoal.

Simule já o seu empréstimo online com a FinanZero: crédito pessoal com parcelamento em até 24 meses!

Basicamente, a ferramenta permite que o cliente acesse a conta – independente de ser corrente, poupança ou salário – pela internet.

O que é Internet Banking?

Como dito anteriormente, basicamente, a ferramenta é o ambiente virtual do banco ou instituição financeira. Por isso, é possível realizar diversas operações financeiras via internet.

Quais serviços posso usar?

Essa resposta depende de qual instituição financeira estamos falando. Isso porque o banco pode modificar a plataforma e apresentar diferentes serviços dependendo do estilo da empresa. No entanto, é possível encontrar algumas funcionalidades como:

  • pagar contas e boletos;
  • verificar o saldo e extrato da conta;
  • realizar transferências entre contas do mesmo banco;
  • fazer uma TED – T;
  • fazer DOC;
  • utilizar o PIX;
  • solicitar novas produtos e serviços financeiros,
  • empréstimo;
  • entre outras operações financeiras.

Como usar o Internet Banking?

Normalmente, para acessar o Internet Banking de uma instituição é necessário ter uma conta, com login e senha.

Para um cliente conseguir se cadastrar vai depender da política da empresa. Isso porque muitos bancos permitem que o brasileiro realize seu cadastro de forma digital. No entanto, em algumas instituições isso só é possível presencialmente.

Por fim, com seu cadastro realizado basta entrar no site, digitar as informações e começar a utilizar os serviços.

Contudo, é importante lembrar que alguns bancos solicitam que o cliente instale um programa, ou plugin de segurança. Isso porque assim é possível verificar que realmente é o cliente e o banco pode liberar e autorizar o serviço. Mas isso pode variar entre as instituições.

Confira – Quanto tempo demora para cair uma transferência do mesmo banco?

Como utilizar a ferramenta de forma segura?

É cada vez mais comum ouvirmos falar em golpes e fraudes na internet. Por isso, é importante ficar atento e tomar alguns cuidados, mesmo que básicos, para se precaver:

  • manter o antivírus do computador atualizado – além disso, realize uma varredura de forma periódica, isso porque dessa forma é possível evitar que vírus acessem o computador e tenham acesso aos dados;
  • não forneça sua senha e dados pessoais para terceiros – é sempre necessário manter as informações em locais seguros que apenas o titular tenha acesso;
  • sempre verifique o domínio do site, principalmente quando receber e-mais.

Além disso, caso o cliente receba alguma mensagem ou e-mail com informações diferentes daquilo que foi acordado entre ele e o banco, é necessário entrar em contato com a Central de Atendimento da instituição para verificar a veracidade das informações. Por isso, sempre confie apenas em canais oficiais!

Leia também – Golpe do empréstimo falso: “ela falava bem, foi muito convincente”

Qual diferença entre Internet Banking e Mobile Banking?

Basicamente os dois são ferramentas da instituição financeira. Em resumo, o Internet Banking é acessado pela internet, pela web, já o Mobile Banking, pode ser acessado pelos celulares, principalmente nos aplicativos para smartphones.

Ficou com mais alguma dúvida sobre o Nubank Vida? Deixe nos comentários e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

O que é uma startup unicórnio?

É uma empresa avaliada em 1 bilhão de dólares, antes de abrir seu capital na bolsa de valores. Saiba mais sobre o assunto.

Ler artigo completo

0 respostas para “Internet Banking: o que é e como funciona?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo