FinanzeroBlogImpostos

IR: o que fazer quando eu não conseguir declarar?

IR: o que fazer quando eu não conseguir declarar?

Compartilhe esse post:

Ainda que o IR seja uma prática anual, alguns contribuintes ainda enfrentam dificuldades na hora de fazer a declaração e têm dúvidas sobre o que fazer caso não consigam declarar

Em 2020, cerca de 3 milhões de contribuintes ainda não haviam enviado suas declarações no último dia do prazo. Mesmo que o prazo tenha sido prorrogado em detrimento da pandemia, ainda faltavam aproximadamente 10% do volume esperado pela Receita.

Do mesmo modo, em 2021, o prazo também foi adiado e a entrega da declaração passou do dia 30 de abril para o dia 31 de maio. Ainda por conta do coronavírus, a ideia é evitar aglomerações nos postos de atendimento.

Por isso, esse post reúne as principais dúvidas dos contribuintes para que nesse ano as declarações do Imposto de Renda sejam entregues dentro do prazo e não caiam na malha fina.

Simule já o seu empréstimo online com a FinanZero: crédito pessoal com parcelamento em até 24 meses!

Em geral, a malha fina é quando o contribuinte omite informações ou coloca algum dado incorreto na declaração. No momento em que a Receita detecta alguma dessas duas atividades, a declaração é retida.

O contribuinte consegue localizar através do portal da Receita se a declaração caiu na malha fina, pois o próprio sistema indica se houve alguma irregularidade no documento.

Como conseguir um empréstimo com os melhores juros?

Quais são as dificuldades e erros mais comuns no IR?

Nesse sentido, abaixo é possível entender o que mais tem afetado os contribuintes na hora da declaração e como reverter essa situação:

Preenchimento da declaração:

A falta de atenção ainda é um ponto importante a ser levantado. Digitar algum valor com um número a mais, por exemplo, é algo que impacta diretamente na divergência dos dados e faz com que declaração seja retida pela Receita.

Nesse caso, a principal dica é fazer uma revisão de todas as informações e se atentar aos números, pontos e vírgulas. Caso ocorra algum equívoco, o contribuinte consegue corrigir a tempo antes de enviar a declaração.

Ou ainda, adquirir um certificado digital. Já que com esse documento, a declaração é pré-preenchida e cabe ao contribuinte apenas atualizar algum dado caso seja necessário.

Declaração incorreta dos investimentos:

Alguns tipos de investimentos são isentos de tributação do Imposto de Renda. Como é o caso da LCI (Letras de Crédito Imobiliário) ou da LCA (Letras de Crédito do Agronegócio). Contudo, isso não significa que o contribuinte não precise fazer a declaração sobre tais investimentos.

Sendo assim, é importante salientar que mesmo que algum investimento seja isento do tributo, o contribuinte precisa fazer a prestação de contas sobre os mesmos no IR.

Dificuldades para acessar o site da Receita:

Anualmente existem diversos relatos de instabilidade ao acessar o site da Receita. Isso pode acontecer, por exemplo, pela quantidade de acessos simultâneos que sobrecarregam o servidor ou até mesmo por alguma restrição do próprio navegador que o contribuinte está utilizando.

Portanto, a sugestão para essas situações seriam: ou que o contribuinte tente acessar o site num outro horário caso seja algum problema com a instabilidade, ou que entre em contato com a Receita através dos canais de atendimento para verificar o ocorrido.

Não declarar renda dos dependentes:

Um erro ainda muito comum entre os contribuintes, é não declarar a renda de seus dependentes por acreditar que não seja necessário. Porém, essa é uma informação imprescindível e deve ser preenchida na declaração.

Não declarar aposentadoria ou pensão:

Estando em próprio nome ou em nome de algum dependente, a aposentadoria ou pensão também devem ser declaradas. O valor do benefício do INSS deve constar no IR para que a declaração do contribuinte não caia na malha fina.

Quando será liberada a transferência via PIX pelo Caixa TEM?

Quais cuidados tomar na hora de preencher a declaração do IR?

Para evitar esquecimentos e principalmente não errar na declaração do IR, o ideal é tomar alguns cuidados. Veja nossas dicas:

Documentos

O primeiro passo é estar com os documentos em mãos, principalmente aqueles que são os essenciais no preenchimento. Neste caso estamos falando dos informes de rendimentos e despesas aptas a serem deduzidas.

Comprovantes

A preparação para preenchimento da declaração do Imposto de Renda, precisa começar no ano anterior. Separe todos os comprovantes com gastos em despesas médicas e educacionais.

Pesquise o melhor modelo de declaração

Outro ponto importante é pesquisar qual o modelo ideal de declaração para o seu caso, entre o completo e o simplificado.

No caso da declaração de IR simplificada, de forma automática, o contribuinte tem acesso a 20% de deduções. Já na completa, é possível abater impostos nos seguintes itens: pensão alimentícia, previdência privada e despesas médicas.

Tire suas dúvidas

Essa é uma dica que serve, principalmente, para quem vai preencher a declaração pela primeira vez ou que tem poucas experiências. Procure tirar todas as dúvidas antes de começar o preenchimento da declaração.

Confira antes do envio

Por fim, antes de fazer o envio, confira todas as informações preenchidas. Se for necessário, faça a retificação antes de finalizar. Isso é importante para evitar cair na malha fina. Olhe os dados pessoais, valores, entre outros.

E se eu atrasar ou esquecer de declarar o IR?

O contribuinte que atrasa ou não declara o IR poderá regularizar suas pendências com a Receita, mas vale ressaltar que o mesmo fica sujeito a penalidades de acordo com seu caso.

As penalidades variam de: multa, processo, bloqueio no CPF ou passaporte e até mesmo danos ao score do contribuinte. Por isso, é tão importante estar em dia com a declaração dos impostos.

Vale ressaltar que o valor da multa por atraso na entrega da declaração do Imposto de Renda é de 1% ao mês sobre o valor do imposto de renda devido. Mas existe um valor mínimo que é de R$ 165,74 e limite a 20% do valor total do imposto de renda.

Por isso é imprescindível se atentar ao prazo de entrega da declaração do IR.

Como vai funcionar a nova forma de pagamento offline do PIX?

Por fim, ficou com dúvidas sobre o IR? Se sim, deixe aqui nos comentários que a FinanZero te ajuda.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Como declarar auxílio emergencial no IR 2021?

Saiba quem precisa e como declarar o auxílio emergencial no IR 2021 O ano de […]

Ler artigo completo

0 respostas para “IR: o que fazer quando eu não conseguir declarar?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo