;
FinanzeroBlogSem categoria

Máquina pública está inchada? O que é isso? É mentira?

Máquina pública está inchada? O que é isso? É mentira?

Compartilhe esse post:

A máquina pública está inchada de acordo com o que é mostrado. Contudo, dados comparativos com países da OCDE comprovam que a afirmação não é bem assim tão verdadeira, e que poucas pessoas realmente entendem o que é isso

Nesta semana, a Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgou uma pesquisa intitulada: “O peso do funcionalismo público no Brasil em comparação com outros países”. Com isso há a defesa da ideia de que o serviço público brasileiro sofre com excesso de pessoal.

O Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), composto por 34 entidades associativas e sindicais e que representam mais de 200 mil servidores públicos, publicou uma nota de repúdio contra a publicação.

Veja também – Eleições 2020: qual valor do auxílio-alimentação para mesários?

Segundo o Fórum o estudo elaborado pela CNI apresenta informações distorcidas. Uma delas é sobre a questão salarial. Segundo o Fonacate, os números da CNI se reportam a outra instituição multilateral, o Banco Mundial, a um estudo também repleto de inconsistências metodológicas.

“A realidade é que 93% do funcionalismo brasileiro está no Poder Executivo, com média salarial de R$ 4.200,00”, destacou o Fórum.

E complementou: “o serviço público brasileiro não tem excesso de pessoal. Temos 12,5% de empregados no setor público, contra 21,1% na média da OCDE. Ou seja, possuímos déficit de pessoal na comparação com países que prestam mais serviços à sua população”.

Máquina Pública mostra que a realidade é que 93% do funcionalismo brasileiro está no Poder Executivo, com média salarial de R$ 4.200,00

Com isso, o serviço público brasileiro não tem excesso de pessoal. Temos 12,5% de empregados no setor público, contra 21,1% na média da OCDE. Ou seja, possuímos déficit de pessoal na comparação com países que prestam mais serviços à sua população.

Na realidade, esse excesso de servidores e o inchaço na máquina pública não são bem verdade.

Simule já o seu empréstimo online com a FinanZero: crédito pessoal com parcelamento em até 24 meses!

Média de crescimento anual do emprego no setor público não chega a 1%

Um estudo mais recente, realizado também pela OCDE, mas com foco nos países da América Latina e no Caribe , demonstra que a taxa de crescimento médio anual do emprego no setor público brasileiro, entre os anos de 2011 e 2018, não chega a 1%. Isso comparado aos outros países analisados.

Já a taxa de participação do serviço público em comparação ao emprego total, no mesmo período, é de 12,5%.

Mesmo na América Latina, o Brasil não ocupa as primeiras posições, ficando atrás de países como Trinidad e Tobago (25,9%), Barbados (23,6%) e Guiana (22,1%).

Mas, você deve estar se perguntando a importância dessa comparação com os países da OCDE. Contudo, a explicação é simples: esses países se destacam tanto no quesito arrecadação, quanto na qualidade dos serviços prestados à sua população, sendo referências nessas avaliações.

Além disso, essas análises têm como um dos objetivos avaliar como os serviços públicos são prestados nesses países. Se por servidores públicos ou em parceria com o setor privado.

A vantagem de oferecer serviços, ainda assim é realizados por servidores públicos, especialmente os essenciais, como Saúde, Segurança e Educação, é que esses profissionais atuam atendendo, exclusivamente, os interesses do Estado.

Leia também – Programa Brasil Mais: o que é e como funciona?

Além disso, ficou com mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixe nos comentários e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Como organizar as finanças para reformar a casa? FinanZero responde

Para construir ou fazer a reforma de uma casa é preciso se organizar financeiramente e ter um objetivo em mente. Veja mais.

Ler artigo completo

0 respostas para “Máquina pública está inchada? O que é isso? É mentira?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo