Índice de conteúdo
Assunto comentado na internet nos últimos dias sobre desconto em automóveis novos para MEI ainda é ponto de dúvidas
Os Microempreendedores Individuais (MEI’s) podem comprar carro zero quilômetro com até 30% de desconto. A redução é resultado do abatimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Essa é uma das vantagens que o Governo Federal oferece para a categoria.
Veja mais – PIX: pagamento instantâneo. O que é e como funciona?
São exemplos de montadoras que oferecem condições especiais na compra do veículo novo.
Os descontos variam de 2,5% a 30%, já que não existe um percentual preestabelecido para a redução. Sendo assim, cada uma dessas empresas decidirá quanto concederá aos seus clientes.
Contudo, quem comprovar o uso do carro para trabalho pode conseguir descontos maiores. Neste caso, o empreendedor precisa estar ainda mais atento em relação a documentação do veículo.
Como o mesmo será vinculado diretamente à empresa, se houver falta de regularização, as restrições podem ser lançadas no nome do empresário e também no da empresa.
Vale destacar que para para ter direito às ofertas, o interessado tem que ter o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e deve se enquadrar na categoria de microempreendedor. Ou seja, ter rendimentos anuais de até no máximo R$ 81 mil.
Além disso, quem comprar o veículo fica obrigado a ter o carro por pelo menos um ano. O critério do Conselho Nacional de Política Fazendária tem o intuito de dar fim a compra de veículo mais barato para ser revendido a preço de mercado.
Para ser um MEI, é necessário fazer um cadastro no portal. Depois é preciso criar o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ).
No entanto, é necessário verificar se a profissão de atuação da pessoa que deseja fazer o registro é uma ocupação permitida no programa. Pois nem todas as profissões estão de acordo com o sistema do MEI.
ICMS é a sigla referente ao imposto sobre circulação de mercadorias e prestação de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e comunicação. Com isso, dá para simplificar e dizer que ele é a competência de cada estado brasileiro instituir e cobrar os valores que devem ser tabelados referentes aos mesmos.
Para comprar o automóvel, o empresário deverá apresentar o Certificado do MEI, a inscrição estadual vigente, e alguns outros documentos. O carro então fica vinculado ao registro da MEI.
Portanto, se os impostos do veículo não forem pagos, a empresa pode sofrer restrições. Como, por exemplo, a negativa de empréstimos no futuro.
Para poder obter descontos no financiamento de carros, o MEI deve entrar em contato diretamente com a concessionária em que pretende fazer a aquisição e se informar sobre as condições. Cada loja terá o seu próprio procedimento e sistema para fazer o negócio.
Contudo, somente à vista os 30% de descontos são válidos para quem deseja comprar o carro como MEI. O que pode acabar dificultando muito o financiamento por bancos convencionais.
Sim, quem é MEI pode colocar o próprio veículo em como garantia de um empréstimo. Dessa forma é possível conseguir o capital necessário, inclusive, para comprar um carro zero com os 30% de descontos que as montadoras oferecem.
Mas, para isso é necessários que seja um dos seguintes veículos:
Para fazer um pedido de refinanciamento de veículo basta acessar o nosso site, clicar em Refinanciamento de Veículo.
Logo em seguida colocar o valor e número de parcelas desejados, preencher o cadastro com os seus dados até o final, e pronto!
O pedido passa por análise e pode ser pré-aprovado por até 10 bancos e financeiras de uma vez.
Lembrando que o processo é 100% online e gratuito. Assim, você pode fazer um pedido de refinanciamento mesmo sem sair de casa, pelo celular ou computador. E só começa a pagar na data do vencimento da primeira parcela do seu empréstimo.
Além disso tudo, ficou com mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixe nos comentários. Não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios