Meu cartão de crédito foi cancelado, e agora?
Índice de conteúdo
O cartão de crédito pode ser cancelado por alguns motivos e muitos se perguntam o que fazer se isto acontecer.
Para saber o que fazer se o cartão de crédito for cancelado, é preciso saber por qual motivo o cancelamento ocorreu. Veja abaixo.
Prazo de validade expirado
Quando o cartão de crédito está vencido, não será mais possível utilizá-lo. Na maioria dos casos, ao tentar utilizar o cartão, a maquininha ou caixa eletrônico informa que o mesmo está vencido, porém, em algumas situações o informe que aprece é de que o cartão foi cancelado.
Quando o cartão está próximo de sua data de validade, a instituição financeira costuma enviar um novo poucos meses antes para o endereço cadastrado no banco.
Atraso ou não pagamento da fatura
Ao atrasar ou não realizar o pagamento da fatura, o cliente passa a ter o nome negativado e por isso, a instituição financeira pode bloquear ou cancelar o cartão de crédito, além de outras modalidades de crédito, até que todas as dívidas sejam quitadas.
Apesar disso, antes de realizar o bloqueio ou cancelamento do cartão, o banco deve enviar um aviso prévio ao cliente.
Não uso do cartão de crédito
A não utilização do cartão de crédito por um longo período de tempo pode ocasionar na diminuição de limite ou no cancelamento do mesmo.
Não consigo cancelar o cartão de crédito Santander Free. O que fazer?
Como resolver o cancelamento do cartão?
Agora que os motivos pelos quais o cartão de crédito pode ser cancelado já estão claro, veja como solucionar o problema em cada uma das situações citadas acima.
Prazo de validade expirado
Caso faltem poucos meses para a data de expiração do cartão e um novo ainda não foi enviado ao endereço cadastrado, é necessário entrar em contato com o gerente de seu banco, com a Central de Relacionamentos ou atualizar os dados no Internet Banking.
É possível que o novo cartão tenha sido enviado a um antigo endereço. Se este for o caso, é preciso pedir o reenvio do cartão e o cancelamento do que foi enviado para o endereço incorreto.
Atraso ou não pagamento da fatura
Caso o cartão de crédito tenha sido cancelado por este motivo, a solução é realizar o pagamento de todas as faturas atrasadas, mesmo que seja preciso contratar um empréstimo para pagar o valor total das faturas.
Caso o cartão tenha sido bloqueado por este motivo, mas sem aviso prévio, o cliente pode ir ao PROCON de sua cidade para verificar a melhor solução, visto que esta atitude da instituição financeira pode gerar um processo por danos morais.
Não uso do cartão de crédito
Para que o cartão não seja bloqueado por não utilização, é necessário usá-lo no mínimo, uma vez por mês. Não é indicado utilizar um percentual muito pequeno do limite, pois assim ele poderá ser reduzido. É importante destacar que geralmente, após 6 meses sem uso, o cartão de crédito é cancelado.
Como faço para pagar boletos com o cartão de crédito Nubank?
Um cartão de crédito que foi cancelado pode ser reativado?
Em alguns casos sim, para verificar, é preciso entrar em contato com central de atendimento ao cliente do cartão de crédito e solicitar a reativação do cartão.
Geralmente não há como reativar o mesmo cartão que foi cancelado, de modo que a melhor opção então é solicitar uma segunda via.
Quais tipos de cancelamento existem?
As administradoras de cartões de crédito contam com dois tipos de cancelamento:
- Cancelamento definitivo: Ocorre o bloqueio da conta cartão e dos cartões adicionais vinculados a ela.
- Cancelamento parcial: Ocorre apenas o bloqueio do plástico, de modo que uma segunda via pode ser solicitada a qualquer momento.
Como fazer Pix do Nubank para a Caixa?
Ficou com mais alguma dúvida sobre como funciona um cartão pré-pago? Tem alguma outra dúvida? Deixa nos comentários. Além disso, acompanhe a FinanZero nas redes sociais, para ficar por dentro desse e outros assuntos: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
0 respostas para “Meu cartão de crédito foi cancelado, e agora?”:
- Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!
Deixe um comentário
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios