Índice de conteúdo
PASEP: como consultar, como enviar o valor para outro banco e o que fazer quando não é possível transferir o benefício
O Programa de Formação de Patrimônio Público (PASEP), é um benefício trabalhista pago aos colaboradores do ser público. Então, os funcionários públicos que se encaixam nas categorias indicadas a seguir, podem receber o amparo.
Sendo assim, os funcionários públicos que podem receber o pasep são:
O valor do pasep é relacionado com o tempo de serviço e por isso varia de acordo com cada trabalhador. Seu cálculo pode ser feito com base no salário mínimo vigente no ano base, dividido por 12 e multiplicado pela quantidade de meses trabalhados pelo indivíduo.
O pasep é pago aos funcionários públicos por meio do Banco do Brasil. Alguns trabalhadores podem ter dificuldades em tranferir o dinheiro para uma outra instituição financeira, esse problema e sua solução serão abordado a seguir.
Empréstimo pessoal com taxas a partir de 1,49% a.m é na FinanZero, simule agora!
A consulta do pasep pode ser feita por meio do Banco do Brasil, por meio do caixa eletrônico ou aplicativo. Basta que o indivíduo entre em sua conta e verifique o saldo disponível, para encontrar mais detalhes o trabalhador pode consultar o extrato do benefício.
O dinheiro do pasep pode não ser encontrado em casos de não recebimento do amparo. Isso ocorre quando o cidadão não se encaixa mais nos pré-requisitos exigidos pelo Governo para receber o pasep. Outra possibilidade são informações incorretas ou desatualizadas no e-social, programa que contém os dados dos trabalhadores.
Além disso, problemas com a conta do Banco do Brasil também podem interferir no recebimento do benefício. Dessa forma, em problemas com a visualização do pasep, o funcionário público pode optar por atualizar as informações e verificar o direito de receber o valor. Se esse não for o caso, o cidadão pode entrar em contato com o banco e solucionar o erro encontrado em sua conta.
O valor do pasep é depositado no Banco do Brasil uma vez ao ano, de acordo com o último número do NIS do indivíduo, conforme o calendário liberado pela Caixa Econômica Federal. Ao ter o benefício recebido, o funcionário público pode utilizar o pasep na conta do Banco do Brasil ou enviar o dinheiro para uma outra conta.
Para consultar se o valor foi depositado basta que o indivíduo acesse o seu aplicativo ou site do Banco do Brasil utilizando a senha cadastrada e vá até a aba de “saldos”. A seguir estarão os passos para realizar a transferência do pasep para uma outra conta.
Como tirar o extrato do PASEP?
Conforme mencionado, é possível enviar o valor do pasep para uma outra instituição. Dessa maneira, após o deposito do benefício no Banco do Brasil, o indivíduo pode seguir os passos descritos abaixo para enviar o dinheiro para onde desejar:
O aplicativo oficial do Banco do Brasil pode ser baixado para Android ou IOS e para transferir um valor basta que o indivíduo siga os passos a seguir:
Após realizados os passos, basta que o cidadão confirme a ação e o pasep será enviado para uma outra instituição financeira.
Ao acessar o site do Banco do Brasil o indivíduo também consegue fazer a transferência do seu benefício Pasep, assim como descrito abaixo:
Com os passos concluídos, o pasep será enviado a conta de destino.
Como solicitar certidão para o saque do PIS Pasep?
O Banco do Brasil possui uma conta oficial dentro do WhatsApp e por meio dela será possível solicitar a transferência do pasep. Os passos abaixo indicam como fazer esse envio:
Seguindo as indicações da conversa o indivíduo consegue fazer o envio do pasep por meio do WhatsApp.
Problemas com transferências no Banco do Brasil podem ocorrer por alguns motivos. Entre eles, podemos citar:
Por essa razão, é válido consultar o Banco do Brasil sobre os impasses em transferir o valor do pasep. Além disso, o depósito do benefício também pode ser impedido pelo não cumprimento aos pré-requisitos e então é preciso verificar essas questões, como mencionado acima.
Assim, quando não é possível enviar o pasep do Banco do Brasil para uma outra conta, a instituição deve ser informada para resolver o problema. Além disso, erros relacionados com o depósito do benefício também podem ser consultados pela Caixa Econômica.
Como saber se tenho PIS/Pasep a receber em 2021?
E então, restou mais alguma dúvida sobre o que fazer quando não conseguir transferiri o pasep? Se sim, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.
Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios