“Não foi possível solicitar a abertura da sua conta” para acessar o FGTS: o que fazer?
Índice de conteúdo
O FGTS já está disponível para alguns trabalhadores, mas as falhas do sistema impossibilitam a abertura da conta poupança digital no Caixa Tem
O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) já começou a ser depositado na conta poupança digital criada pela Caixa Econômica Federal. Entretanto, a conta digital se tornou um desafio para os beneficiários do Fundo, pois nem sempre a conta é aberta automaticamente.
Nesses casos consta para o usuário a seguinte mensagem “Não foi possível solicitar a abertura da sua conta”, como relatado por algumas pessoas nas redes sociais:
Sou de janeiro e até agora não recebi o FGTS, não consigo abrir a conta. Uma pouca vergonha, preciso de solução @Caixa #FGTS pic.twitter.com/Dcg8u8Noyw
— Luna (@Luna32886415) July 14, 2020
A mensagem solicita que o usuário tente novamente em outro horário, mas nem sempre isso resolve. Em muitos casos o problema é constante e impede a visualização e uso do dinheiro sacado do fundo de garantia. Sendo assim, o que pode auxiliar o usuário abrir a conta digital é:
- limpar o cache do app FGTS e Caixa Tem;
- verificar se todos os dados inseridos estão corretos;
- consultar se o Cadastro de Pessoa Física (CPF) não está com alguma irregularidade;
- fechar aos demais aplicativos enquanto tenta criar uma nova conta digital.
Mas, vale ressaltar que antes de tentar acessar a conta poupança digital é importante verificar se o trabalhador tem direito ao benefício e se o saque foi realizado de sua conta ativa ou inativa.
Conheça já o refinanciamento de veículo com a BV Financeira!
Como saber se o saque foi feito da conta do FGTS?
Para identificar se houve o saque do FGTS emergencial da conta do fundo, o trabalhador precisa:
- instalar o aplicativo FGTS, disponível para Android e iOS;
- fazer uma conta de acesso, com nome CPF e RG;
- responder perguntas sobre sua vida profissional, como por exemplo: “qual foi o último emprego em regime CLT que você trabalhou?”;
- entrar nas contas ativas ou inativas dentro do Fundo de Garantia e verificar se houve um saque chamado “Saque Dep Cod 19E”.
O valor que aparece no demonstrativo do saque é o mesmo que deverá ser depositado na conta poupança do usuário.
Veja também – Como a pandemia afeta o 13º salário, FGTS e INSS?
O que é “Saque Dep Cod 19E” e “Saque JAM cod 19E”?
O número de ação 19e refere-se ao saque emergencial de valores dentro do Fundo do trabalhador ou diretor não empregado que possua conta ativa ou inativa do FGTS com saldo.
É a movimentação da conta vinculada do trabalhador ou diretor não empregado, nos termos da Medida Provisória (MP) n° 946, de 07 de abril de 2020, que estabeleceu a possibilidade de saque no valor máximo de até R$1.045,00 por trabalhador, denominado Saque Emergencial FGTS.
Enquanto o Saque Dep Cod 19E é o valor a ser debitado e que será enviado para conta do usuário, o “Saque JAM cod 19E” é apenas um demonstrativo de juros aplicado.
Isso porque toda conta do FGTS rende juros durante o período que fica aplicada. Esse código faz referência ao valor de juros que cada conta rendeu. Ele também pode aparecer de forma individual em seu extrato, na sequência da anterior.
Faça já a sua simulação de refinanciamento de imóvel!
Faça já a sua simulação de empréstimo com garantia!
Por que o FGTS está sendo disponibilizado?
O saque Emergencial FGTS foi estabelecido em face da urgência e gravidade decorrente do estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020, e da emergência de
saúde pública de importância internacional decorrente da pandemia de coronavírus (covid-19).
Esse valor que será disponibilizado para os trabalhadores conta como um incentivo econômico para o pagamento de contas, compras em supermercados e demais necessidade durante o resto da pandemia.
Veja também – FGTS emergencial: sem contas vinculadas ao CPF no Caixa TEM, o que fazer?
“Não existem contas do FGTS a serem exibidas”: o que fazer?
Além do problema na criação da conta poupança digital, alguns trabalhadores relatam que o aplicativo aparece com o erro de que as contas (seja ativa ou inativa) não existem. O que impossibilita a pessoa de criar uma poupança no aplicativo do Caixa Tem. Como pode ser visto abaixo:
Como assim o FGTS sumiu da conta do povo? @Caixa #FGTS pic.twitter.com/S6LnNud7Qv
— Estefane Mendes (@Estefanemendess) July 20, 2020
Nesse caso, o trabalhador que não conseguir ver a própria conta precisa entrar em contato com a Caixa. Pois, esse é um erro de veiculação de dados. Para falar com um atendente da Caixa o usuário pode ligar para os telefones:
- 0800 726 0101;
- 111.
Ficou com mais alguma dúvida sobre “Não foi possível solicitar a abertura da sua conta” para acessar o FGTS: o que fazer? Deixe nos comentários e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
4 respostas para ““Não foi possível solicitar a abertura da sua conta” para acessar o FGTS: o que fazer?”:
Deixe um comentário
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
Já fui duas vezes na caixa econômica e não resolvem meu problema.. Não consegui sacar meu FGTS emergencial
Ótimo trabalho!
Após perder muito tempo na internet encontrei esse blog
que tinha o que tanto procurava.
Parabéns, Gostei muito.
Meu muito obrigado!!!
Péssimo esse aplicativo da caixa..maior burocracia ..já fiz meu pedido e não consegui sacar meu próprio fgts
Infelizmente a incompetência do governo está fazendo muitas vítimas de fraude e a maioria por não ter o costume de consultar o extrato do FGTS nem sabem que estão sendo roubadas, minha esposa foi uma das vítimas que por acaso consultou o extrato e contatou o saque em sua conta, foi a uma agência da caixa e teve que ouvir para aguardar que seu caso será analisado.