Caso tenha direito a restituição do imposto de renda e o valor não tenha sido creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil
Para saber se teve a declaração do imposto de renda liberada, o contribuinte deverá acessar o site da Receita Federal em busca de comprovações. Também é possível checar pelo aplicativo Pessoa Física,
disponível para os sistemas Android e iOS.
O dinheiro da restituição fica disponível no banco por um ano para ser acessado pelo contribuinte. Após esse prazo, o resgate só é possível com o Formulário Eletrônico – “Pedido de Pagamento de Restituição”, ou diretamente no “e-CAC”, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.
No caso de o pagamento não ter sido efetuado e o site da receita demonstrar que o contribuinte tem direito ao crédito que deve ser entregue em conta bancária, é necessário que o mesmo recorra. Os lotes de pagamento desse ano serão totalizados em 5, e o último foi pago ao término do mês de setembro.
Com isso, quem não teve acesso ao dinheiro irá precisar contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento:
- 4004-0001 (capitais);
- 0800-729-0001 (demais localidades);
- 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Saiba mais em: Receita Federal abre programa de renegociação de dívidas
Quem deve receber a restituição do imposto de renda?
Ao fazer a sua declaração, todos os dados de ganhos e despesas devem ser informados corretamente, cada centavo precisa aparecer. Uma vez declarado o seu Imposto de Renda, este passará por uma análise para você também não acabar caindo na malha fina do Governo.
Para receber a restituição, é necessário preencher os dados bancários antes da transmissão da declaração para a Receita Federal, de maneira que, quando chegar a hora, o dinheiro dessa restituição será automaticamente enviado para a conta.
Caso constem dados errados na informação da conta corrente, o contribuinte tem até um ano para ir atrás desse dinheiro antes de ele voltar para a Receita Federal.
Logo no momento em que você faz a sua declaração do IRPF, você recebe a confirmação de qual o valor da restituição, caso tenha direito a esta. Na primeira folha da declaração haverá o campo “Imposto a Restituir” ou “Imposto Devido” para você poder consultar e se planejar fina.
Caí na malha fina?
Caso passem todos os lotes e você não receba a sua restituição, é possível que você tenha caído na malha fina, que é quando uma pessoa não declara corretamente os seus gatos e entrada de dinheiro. Isso pode acontecer caso haja pendências na sua declaração, o que pode facilmente ser resolvido .
Basta preencher e enviar uma declaração retificadora para corrigir quaisquer erros feitos na primeira declaração que eventualmente possam acarretar nesse problema com a receita. As situações que você pode encontrar ao consultar a situação da sua declaração são:
- Em processamento;
- Processada;
- Em análise;
- Retificada;
- Cancelada;
- Tratamento manual;
- Contudo, se a Receita encontrar erros, o contribuinte poderá levar uma multa de 75% mais juros em cima do valor do imposto.
Como consultar a restituição do Imposto de Renda?
Para contribuintes que receberão neste e em lotes anteriores, a consulta pode ser realizada em alguns canais disponibilizados pela Receita Federal, como:
- Aplicativo da Receita – disponibilizado para smartphones e tablets;
- Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC);
- Número de telefone 146,
- Página da Receita Federal na internet.
Veja mais – Simule seu empréstimo e encontre as melhores taxas de juros do mercado!
Ficou com mais alguma dúvida sobre não receber a restituição do Imposto de Renda esse ano? Deixe nos comentários e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
A minha declaração foi feita em 03/03/2020 e não foi encontrada nenhuma pendência pela receita, entro no Ecac e não possui pendência mas continua em processamento ligo no 146, mas não funciona. O que devo fazer?
Ola me disseram que fui sorteada a enviar minhas notas apresentadas na declaração de imposto de renda.falei com contador ele enviou a mais de um mes e ate agora nao veio minha restituiçao de imposto de renda.Quando irei receber
Caso a declaração não tenha sido processada, o contribuinte deverá entrar na página da Receita Federal. No Portal e-CAC, será possível acessar o serviço “Meu Imposto de Renda”. Após o cadastro, é possível verificar a situação do processamento da Declaração do Imposto de Renda sobre a Pessoa Física, quanto à existência de eventuais pendências, imprimir Darf para pagamento de quotas, débitos em atraso, obter informações sobre a restituição do IRPF, obter a 2ª via do recibo de entrega de declarações, entre outras ações.
Minha restituição não caiu na minha conta! Toda vez aparece que estar no banco de dados da receita em Brasília.
Caso a declaração não tenha sido processada, o contribuinte deverá entrar na página da Receita Federal. No Portal e-CAC, será possível acessar o serviço “Meu Imposto de Renda”. Após o cadastro, é possível verificar a situação do processamento da Declaração do Imposto de Renda sobre a Pessoa Física, quanto à existência de eventuais pendências, imprimir Darf para pagamento de quotas, débitos em atraso, obter informações sobre a restituição do IRPF, obter a 2ª via do recibo de entrega de declarações, entre outras ações.
Minha restituição ainda consta como “em fila para restituição”.
Como saber quando vou receber se o último lote ja foi pago?
Olá, Camila! A consulta aos lotes é aberta cerca de uma semana antes da data do pagamento. Para saber se o seu pagamento foi liberado, o contribuinte deve acessar o site da Receita, utilizando o número do CPF e a data de nascimento para saber se o seu pagamento está ou não no próximo lote. Você pode verificar no telefone do Banco do Brasil e pedir a data de envio do valor.