;
FinanzeroBlogMercado

O que é Ibovespa e como ele afeta nossa dia a dia?

O que é Ibovespa e como ele afeta nossa dia a dia?

Compartilhe esse post:

Ibovespa é a nomenclatura usada para resumir o Índice Bovespa, o mais importante medidor da bolsa de valores brasileira

Uma bolsa de valores é uma administradora de mercados que gerencia serviços de Bolsa de Valores e Balcão Organizado. No Brasil, a bolsa é chamada de B3 SA.

Dentro da B3 existe a Bovespa, que é responsável pelo Ibovespa: o Índice Bovespa, mais importante indicador do desempenho das cotações de ações negociadas na B3.

Isso significa que o Ibovespa demonstra se o valor de cada ação pertencente à B3 está em baixa (quando vale menos que o normal) ou em alta (momento de valorização da ação, também chamada de ativo).

Pela B3, os investidores podem negociar ações de mais de 500 empresas diferentes, brasileiras e estrangeiras.

De onde surgiu a Bovespa, o Ibovespa e a B3?

“Em 1960, tínhamos mais de 20 bolsas de valores espalhadas pelo Brasil”, explica Nayara Candançan Ferraz, consultora em engenharia de qualidade de software dentro de um dos sistemas da B3.

“Algumas juntaram e deram origem a novas instituições. Em 1967, ela ganhou a mais famosa de suas denominações, a Bovespa”, explica a especialista. “Em 1968, foi criado o Ibovespa: o mais importante indicador de desempenho de cotações de ações”.

No ano de 2008 a BMF (Bolsa de Mercadorias & Futuros) e a Bovespa se uniram, resultando na Bolsa de valores Mercadorias e Futuros de São Paulo (BMF Bovespa), como explica Ferraz.

“Por fim, em 2017, ocorreu a fusão entre a BMF Bovespa e a CETIP criando assim a B3 S.A.”, encerra ela.

Finalmente, chegamos à bolsa de valores oficial do Brasil, a B3 S.A.

Veja também: Seguro desemprego: governo suspende prazo para pedir o benefício

Para que serve o índice?

A Ibovespa é formada pelas ações com maior volume que tenham sido negociada nos últimos meses.

Todos os dias, este índice sofre alguma alteração, seja ela aumento ou queda. Ao todo, quatro fatores diferentes são mensurados:

  • Fechamento anterior, que é o valor do dia anterior;
  • Abertura, que é o valor do começo do dia;
  • Negócios, que enumera as transações feitas no dia;
  • Volume, que é o valor dessas negociações.

Nesta segunda (14), por exemplo, a Ibovespa está em:

  • Fechamento anterior: 98.834 pontos
  • Abertura: 100.144 pontos
  • Negócios: 3697771
  • Volume: R$ 28.581.607.044,03

Pode- se interpretar, então, que o Ibovespa abriu hoje em alta se comparado com o fechamento da sexta.

Leia mais: Bolsonaro veta perdão a dívida de igrejas

Como interpreto o Índice Bovespa?

Usando os números de hoje como exemplo, a leitura é simples: leve aumento – de 98834, no dia 13, para 100.144, no dia 14.

Essa alta não é explicada apenas pelo mercado interno, mas pelas transações globais. Afinal, estamos falando das negociações do B3, que incluem, sim, Brasil, mas também empresas estrantegeiras.

Absolutamente tudo pode interferir nos valores que são demonstrados por meio do Ibovespa, como por exemplo uma fala errônea de um ministro.

Encontre agora as condições ideais de taxas de juros e parcelamento para o seu empréstimo pessoal online!

O que é Ibovespa Futuro?

O Ibovespa Futuro é um tipo de investimento em renda variável, ou seja, das oscilações do Ibovespa.

Na prática, é uma forma de investir em ações que sobem e descem num intervalo curto de tempo.

Quer saber mais sobre Bovespa, Ibovespa, B3 e bolsa de valores? Deixe nos comentários.

Ah, e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Erro no e-mail do Caixa Tem. O que fazer?

No caso de o e-mail ter sido cadastrado errado no sistema, o usuário deve entrar em contato com a Caixa para recuperar a conta.

Ler artigo completo

0 respostas para “O que é Ibovespa e como ele afeta nossa dia a dia?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo