FinanzeroBlogFinanças Pessoais

O que é leasing e como funciona?

O que é leasing e como funciona?

Compartilhe esse post:

O nome técnico do leasing é arrendamento mercantil e é uma espécie de aluguel com a possibilidade de compra por parte do locatário.

O leasing é uma boa opção de crédito para quem deseja adquirir um veículo, um imóvel etc, mas não tem condições de arcar com o valor à vista. O contrato oferece a possibilidade de uso do bem por um determinado período, além da oportunidade de compra ao fim do prazo.

Para que você compreenda melhor como modalidade funciona, falaremos mais sobre esse assunto. Acompanhe:

Sistema de Financiamento Imobiliário: o que é e como funciona o SFI?

O que é leasing?

Essa modalidade é semelhante a um aluguel de automóveis, porém com a possibilidade de compra por parte do consumidor. Durante a vigência do contrato de o cliente pode utilizar o veículo normalmente.

Basicamente, o leasing é um contrato que permite que uma pessoa física ou jurídica utilize um bem por um prazo acordado entre ambas as partes. Vale ressaltar que o processo é mediado por uma instituição financeira.

Outro termo muito comum para o leasing é arrendamento mercantil, fazendo com que o consumidor possa ser chamado de arrendatário. Além disso, o proprietário do bem é conhecido como arrendador.

Sistema Financeiro Habitacional: Como comprar um imóvel pelo SFH

Como funciona o leasing?

Como citamos anteriormente, o arrendatário é aquele que se interessa por adquirir um determinado bem por meio do leasing. Ou seja, a ideia é utilizá-lo por um período e, caso haja vontade, poder comprá-lo ao fim do contrato.

O proprietário do bem é o responsável por ceder sua utilização e posse para a outra parte.

Com o fim do contrato, o consumidor tem a possibilidade de comprar de forma definitiva o bem. Para isso, o valor pago até então é considerado, ficando apenas o residual. Isso significa que o cliente só precisa completar o valor para a aquisição.

É importante ressaltar que, além da possibilidade de compra, o locatário tem outras duas opções: a renovação do contrato por mais um período ou a devolução do bem e encerramento do acordo.

Quais são os itens que podem ser negociados por meio de leasing?

Normalmente, boa parte das pessoas utilizam o leasing como uma forma de comprar um veículo. Mas a verdade é que essa modalidade de crédito pode ser usada para outros itens, como:

  • Maquinário;
  • Equipamentos;
  • Imóveis;
  • Computadores;
  • Periféricos;
  • Móveis;
  • Utensílios domésticos;
  • Entre outros.

Crédito imobiliário: como escolher o melhor para você

Quais são os tipos de leasing?

No mercado existem quatro tipos distintos de leasing e cada um deles com as suas características. Por isso, veja quais são:

Financeiro

Nessa modalidade, o prazo mínimo costuma ser de dois a três anos. Além disso, após esse período, o arrendatário pode comprar o bem pelo valor pré-acordado, chamado de residual.

No leasing financeiro, a manutenção do bem é toda de responsabilidade do locatário, seja algo já definido ou um imprevisto.

Operacional

Aqui o prazo mínimo cai para 90 dias, também com a oportunidade de compra por parte do locatário. O que muda é que aqui o valor cobrado é o equivalente ao que o bem vale no mercado.

Já a manutenção dos itens em contrato fica sob a responsabilidade de quem foi indicado no começo da negociação. Sendo assim, há a flexibilidade de escolha sobre esse assunto.

Back

O leasing back é uma modalidade indicada apenas para pessoas jurídicas. Sua utilização acontece quando uma empresa vende seu bem para que seja arrendado, mas com a possibilidade de comprá-lo de volta depois.

Imobiliário

Essa opção é a ideal para quem quer ter a casa própria. Aqui, o arrendatário informa o interesse em ter um imóvel. Já o arrendador faz a aquisição do terreno e constrói o local, que deve ser oferecido ao locatário com a possibilidade de compra no fim do contrato.

Por que eu tenho os meus financiamentos negados?

Quais as diferenças entre o financiamento e o leasing?

No caso do financiamento, o consumidor procura um banco e faz o pedido para a compra do bem. Dessa forma, a instituição faz a análise de crédito e, em caso de aprovação, libera o valor para que o item seja adquirido.

Já no caso do leasing, o cliente ‘aluga’ o bem por um período pré-determinado em contrato, contando com a chance de adquiri-lo no fim do prazo estipulado.

Entenda o que é a Licença-maternidade e confira um guia completo sobre o tema

Quais são as vantagens e desvantagens de fazer o leasing?

Assim como acontece em qualquer linha de crédito, no leasing, o consumidor conta com pontos positivos e negativos. Saiba quais são:

Vantagens

Uma das principais vantagens é a não incidência do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Além disso, o leasing costuma ter parcelas mais baixas, se comparadas a outras linhas de crédito.

Outra grande vantagem é a possibilidade de compra ao fim do contrato. Afinal de contas, isso permite que o consumidor tenha o poder de escolher se quer continuar com o bem ou não, fazendo a aquisição, renovando o contrato ou o devolvendo.

Desvantagens

Um dos pontos negativos mais comuns é o fato de que o arrendador pode fazer o pedido de quitação antecipada. Essa é uma questão que pode trazer diversos transtornos aos locatários.

A impossibilidade de adquirir o bem antes do prazo também é algo considerado como negativo.

Como fazer o contrato de leasing?

O processo de leasing é simples e basta que o interessado em adquirir um bem procure uma instituição financeira para isso.

Para que o contrato seja aprovado é importante apesentar os documentos solicitados que, no caso de pessoa jurídica, é preciso contar com o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).

Antes de assinar o contrato é imprescindível avaliar os dados do contrato, inclusive os valores.

Você tem mais alguma dúvida sobre o que é e como funciona o leasing? Caso tenha, deixe aqui seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero

Próximo artigo

SFH x SFI: qual a diferença?

Saiba qual a diferença entre SFH e SFI, quais as características de cada um, como funcional e como escolher a melhor opção.

Ler artigo completo

0 respostas para “O que é leasing e como funciona?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasTermos e condições de usoTermos e condições de usoTermos e condições de usoTermos e condições de usoCrédito PessoalMy Place Office_heMy Place Office_refinMy Place OfficeTermos e condições de usoRevenda de ConsórciosZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal Online
Solicite seu empréstimo