FinanzeroBlogImpostos

O que é o informe de rendimentos?

O que é o informe de rendimentos?

Compartilhe esse post:

O informe de rendimentos é um documento utilizado pelos contribuintes na hora de preencher a declaração de Imposto de Renda.

O informe de rendimentos é considerado um dos documentos mais importantes no momento de preenchimento da declaração do Imposto de Renda. Isso porque, nele constam todos os rendimentos obtidos no ano anterior, chamado de ano-calendário, bem como os descontos referentes a impostos, Previdência Social e entre outros.

Inclusive, o documento também é necessário para quem possui conta ou investimentos em instituições e para aposentados e pensionistas que não se encaixam nos critérios de isenção estabelecidos pela Receita Federal. Os trabalhadores que rescindiram o contrato ao longo do ano, mas precisam prestar contas ao fisco, também deverão ter o informe de rendimentos em mãos.

Sou autônomo, como declarar Imposto de Renda?

O que é o informe de rendimentos?

O informe de rendimentos é um documento que apresenta todos os os valores recebidos por uma pessoa ao longo do ano-calendário. Nele, constam os rendimentos tributáveis, que são aqueles em que há incidência de impostos, e também os isentos.

Além disso, o informe de rendimentos mostra quais foram os descontos aplicados, como INSS, planos de saúde com co-participação ou taxas, por exemplo. Na prática, o documento funciona como um holerite que resume os ganhos do ano. Esses valores, por sua vez, são apresentados de forma acumulada.

Então, além de ser utilizado para preencher a declaração do IR, o documento também pode ser usado para comprovar os rendimentos e despesas perante à Receita, caso haja necessidade. É importante ressaltar, ainda, que há diversos tipos de informe de rendimentos, já que há, também, diversos tipos de fonte pagadora.

Tem como fazer empréstimo pelo Auxílio Brasil?

Quando é liberado o informe de rendimentos?

O informe de rendimentos deve ser entregue aos contribuintes até o último dia útil de fevereiro do ano seguinte aos recebimentos, já que o período de preenchimento e entrega da declaração do IR começa em março. Sendo assim, não há uma data fixa, em 2022, por exemplo, o prazo final para liberação do informe de rendimentos referente a 2021 foi dia 28 de fevereiro.

Como obter o informe de rendimentos?

Quem deve entregar o informe de rendimentos ao contribuinte é a fonte pagadora, sendo assim, quem trabalha deverá obter o documento através do empregador. Por outro lado, o investidor terá acesso ao informe através da disponibilização das corretoras e/ou instituições. Os aposentados e pensionistas, por sua vez, podem consultar o documento através do Portal Meu INSS. Todos esses detalhes nós explicamos a seguir.

São até 10 ofertas pré-aprovadas de empréstimo pessoal para você comparar, vem para a FinanZero!

Informe de rendimentos para trabalhadores CLT

Trabalhadores em regime CLT, isso é, que atuam com carteira assinada, devem receber o informe de rendimentos da empresa. O documento pode ser disponibilizado de forma física, seja através da retirada junto ao setor de Recursos Humanos (RH) ou pelo envio via Correios.

Outra maneira de disponibilizar o informe aos trabalhadores é através de meios digitais, como envio por e-mail, intranet ou aplicativos específicos da empregadora. De toda forma, como dito, é responsabilidade da empresa fornecer o documento dentro do prazo.

Informe de rendimentos para servidores públicos

A disponibilização do informe de rendimentos dos servidores públicos varia de acordo com o vínculo do profissional. Dessa forma, servidores federais devem utilizar o SouGov.br para acessar o demonstrativo.

Os servidores estaduais e municipais, entretanto, devem buscar os portais correspondentes aos estados e municípios de atuação, já que cada região possui uma regra específica para acesso à documentação. Apesar dessas variações, vale ressaltar que todas as instituições devem seguir o cronograma estabelecido pela Receita Federal sobre o prazo de entrega do informe.

Informe de rendimentos para aposentados e pensionistas

O informe de rendimentos para aposentados e pensionistas do INSS pode ser emitido de forma gratuita através do Portal Meu INSS. Para isso, basta acessar o site e realizar o login com os dados da conta gov.br. Então, no campo de pesquisa, digite “Extrato para Imposto de Renda” e escolha a opção “ano-calendário 2021”.

Por fim, é só clicar no número do benefício e o informe será aberto. É possível, ainda, baixar o documento no computador ou celular clicando no botão “Baixar PDF”, disponível no final da página.

Outra possibilidade de obter o informe de rendimentos do INSS é através do site Extrato IR, da Previdência Social. Neste caso, o beneficiário deve selecionar a opção “2021”, no campo referente ao ano-calendário. Abaixo, será solicitado o número do benefício, data de nascimento, nome e CPF do beneficiário. Após informar esses dados, é só clicar no botão “Consulta” e acessar o documento.

Para quem preferir, há ainda a possibilidade de retirar o informe em uma das agências do INSS, contudo, é necessário agendar o serviço previamente. O agendamento pode ser feito através do Portal Meu INSS, então, ao acessar a página inicial, digite “agendamento” no campo de busca e, em seguida, clique na opção “Agendar para retirada de extratos” e, por fim, “Extrato para Imposto de Renda”.

Veja 6 opções para se cadastrar no gov.br.

Informe de rendimentos para investidores

Quem realiza investimentos, mesmo que em caso de rendimentos isentos, deve informar à Receita a movimentação. Por isso, as corretoras e instituições têm a obrigação de disponibilizar o informe de rendimentos a seus clientes. De modo geral, é possível acessar o comprovante através do site ou aplicativo da empresa, contudo, em caso de dúvida, basta entrar em contato com a mesma e verificar as formas de obtenção do documento.

Além disso, as instituições financeiras e fintechs também precisam fornecer o informe de rendimentos a seus clientes, seja quem possui conta corrente, poupança ou de pagamento.

Imposto de Renda: como importar os dados da última declaração?

O que fazer se a empresa não entregar o informe de rendimentos?

Se o informe de rendimentos não for disponibilizado pela empregadora até o último dia útil de fevereiro, o contribuinte deve entrar em contato com o setor responsável, que costuma ser o RH, e solicitar o documento. Em caso de instituição financeira ou corretora, como acontece aos investidores e correntistas, o informe deve ser exigido ao gerente.

Contudo, se ainda assim o demonstrativo não for disponibilizado, o problema deve ser comunicado à Receita Federal, que por sua vez, pode aplicar multa à empresa no valor de R$41,43 por documento. Além disso, se a fonte pagadora disponibilizar o informe com dados errados, pode arcar com multa de 300% sobre cada valor omitido ou acrescido no documento.

Ficou com mais alguma dúvida sobre o informe de rendimentos? Deixa nos comentários. E para ficar por dentro desse e outros assuntos, não deixe de acompanhar a FinanZero por aqui e nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Como obter o informe de rendimentos do INSS?

Veja agora como obter o informe de rendimentos do INSS pelo site e app, quem deve emitir este documento e mais.

Ler artigo completo

0 respostas para “O que é o informe de rendimentos?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoKeycash – Financiamento e Crédito ImobiliárioSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosCredistar: Empréstimo Pessoal OnlineWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineL&M – Consultoria em meios de pagamentoRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresasStoriesÍndice de Empréstimo
Solicite seu empréstimo