PIX: o que fazer quando demora, o que é Pix em processamento, quanto tempo e por que a método de transferência de dinheiro fica nessa situação

O PIX foi lançado pelo Banco Central e desde o seu lançamento tem sido muito utilizado pela forma rápida e prática de transferência. Segundo dados do Banco Centra entre os meses de novembro de 2020 e março de 2021 já foram feitas mais de 1 bilhão de transações por PIX.

Com isso, são muitas as dúvidas que surgem na população devido ao aumento do uso da nova forma transferir dinheiro, além do uso mais frequente de ferramentas online. Abaixo estão algumas questões o assunto, principalmente relacionados a erros no momento de utilização do sistema.

Meu score de pessoa física é o mesmo de pessoa jurídica?

O que fazer quando o PIX demora?

Se o PIX feito está demorando para ser aprovado ou para cair na conta desejada o indicado é que sejam aguardados alguns minutos. Algumas inconsistências podem acontecer e o cidadão pode tomar algumas medida, como:

  • Sair e entrar novamente no aplicativo;
  • Desligar e ligar o wi-fi;
  • Aguardar alguns instantes;

Caso o PIX ainda não seja enviado o cidadão pode optar por entrar em contato com o banco que utiliza e verificar quais são os possíveis motivos para que a transferência não tenha sido realizada. Mas, é valido lembrar que inconsistências no sistema PIX podem acontecer fazendo com que o valor demore algumas horas para ser transferido.

Quanto tempo o PIX fica em análise?

Em algumas situações a transferência de valor pode permanecer em análise para que sejam evitadas possíveis fraudes. Dessa forma, a ação pode ficar em analise de segurança por um período de 30 a 60 minutos, porém a transação pode ser concluída em qualquer momento.

Quando existe a necessidade de análise de segurança o banco em questão pode solicitar algumas informações para se certificar de que a transação é realmente legítima. O cidadão tem a possibilidade de cancelar a transferência e realizar uma nova por outra instituição ou utilizando outro método.

Como negociar dívidas com a CAIXA?

O que é PIX em processamento?

O PIX é uma forma de transferência financeira que acontece, normalmente, em até 10 segundo. Isso significa que um valor pode ser enviado de uma conta para outra quase de forma instantânea. Além disso, o sistema funciona 24 horas podia e 7 dias por semana, mantendo o seu funcionamento mesmo em finais de semana ou feriados.

Contudo, em algumas situações após realizar a transferência, a mensagem de “PIX em processamento” pode aparecer. O PIX estar em processamento significa que o valor ainda não foi enviado para a conta que deveria e está sendo analisado para que possa ser enviado após o final do processamento.

Quando o PIX fica em processamento?

O PIX pode ficar em processamento por questões de instabilidade no método do PIX ou questões relacionadas ao banco em que a situação ocorre. Para ambos os casos, inconsistências momentâneas podem acontecer e serem resolvidas da mesma forma que em situações de demora nas transferências feitas por PIX.

Dessa forma, aguardar um certo tempo e sair do aplicativo são ações que podem resolver o impasse. Contudo, se o erro continuar é possível entrar em contato com a instituição financeira utilizada e verificar se o problema é o sistema de transferência ou se são instabilidades no próprio banco.

Cartão PIX: como vão funcionar os pagamentos por aproximação offline?

Como funciona o PIX?

O PIX é uma forma de pagamento disponibilizada pelo Banco Central que tem como objetivo tornar as transferências mais rápidas e fáceis de serem feitas. Por isso, o sistema conta com algumas possibilidades de uso, como:

  • Informando os dados bancários ou chave do Pix do recebedor no sistema do banco;
  • Realizando a leitura QR Code pelo celular;
  • Copiando e colando o código fornecido pelo receber no banco;

Para que seja usado é preciso criar uma chave que será informada no momento de receber um valor. Pessoas físicas podem ter até 4 chaves e elas podem ser:

  • E-mail;
  • Telefone;
  • CPF;
  • Chave aleatória, criada pela instituição usada;

O uso do PIX tem sido muito utilizado desde o seu lançamento, já que pode ser feito pela grande maioria das instituições financeiras e até pela nova forma de pagamento do WhatsApp.

E então, restou mais alguma dúvida sobre o que é PIX em processamento? Se sim, deixe aqui o seu comentário que a FinanZero te ajuda.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.