FinanzeroBlogCrédito

O que é seguro prestamista do empréstimo consignado?

O que é seguro prestamista do empréstimo consignado?

Compartilhe esse post:

Empréstimo consignado: o que é, sua obrigatoriedade, como funciona, a devolução e demais informações sobre o seguro prestamista do crédito

De acordo com dados da Ahfin, Fintech RH com foco em saúde financeira, entre outubro de 2020 e julho de 2021 4 em cada 10 pessoas solicitaram empréstimo consignado. O número indica um percentual de 41% e demonstra o quanto a sociedade pode se interessar pelo tema.

O crédito consignado é uma modalidade que se difere das demais por contar com características distintas de solicitantes e de forma de pagamento. Essa opção de empréstimo também conta com um seguro prestamista, tema que será abordado a seguir.

Na FinanZero você encontra as melhores condições para o empréstimo consignado, simule agora!

O que é seguro prestamista do empréstimo consignado?

O seguro prestamista ou seguro do empréstimo consignado é um recurso utilizado pelos bancos para garantir que uma dívida será totalmente paga. Então, o seguro pode ser entendido como uma proteção financeira que pode ser usada quando o pagamento é interrompido.

Essa opção pode ser usada pelo contratante do empréstimo ou pelos responsáveis em casos como:

  • Morte;
  • Invalidez temporária ou permanente;
  • Desemprego involuntário;
  • Perda de renda;

Como funciona o empréstimo consignado com seguro prestamista?

O empréstimo para aposentado é uma modalidade de crédito que conta com o desconto automático das parcelas. Dessa maneira, mensalmente o dinheiro do empréstimo é descontado da folha de pagamento ou benefício INSS do solicitante.

Nos casos mencionados, como de morte, desemprego ou invalidez o indivíduo fica sem conseguir pagar pelo valor do crédito. Nessa situação, os bancos ainda cobram o valor do indivíduo ou de seus responsáveis e o seguro prestamista pode garantir o pagamento e a não ocorrencia de inadimplência.

Dessa maneira, o seguro pode ser adquirido em conjunto com a contratação do empréstimo e pago com as parcelas. Assim, o solicitante garante que o valor ainda será pago mesmo em situações inesperadas.

Todos os beneficiários do INSS podem solicitar o empréstimo consignado?

Como contratar o seguro prestamista do empréstimo consignado?

A contratação desse recurso deve ser feita em conjunto com o empréstimo consignado. Dessa forma, ao iniciar o processo de aquisição do crédito o solicitante pode verificar se o banco apresenta a possibilidade do seguro prestamista.

Esse recurso não é ofercido pelo banco e sim por uma segurado que possivelmente possui uma parceria com a instituição financeira. O seguro não pode ser adquirido após a contratação do empréstimo consignado, ou seja, só poderá ser contratado no momento de aquisição do crédito. Assim, será incluido nas parcelas do empréstimo.

O que o seguro prestamista do empréstimo consignado cobre?

O seguro prestamista do empréstimo consignado tem como objetivo garantir o pagamento das parcelas em situações como:

  • Morte;
  • Acidente;
  • Doenças graves;
  • Demissões involuntárias;

Vale ressaltar que o seguro cobre apenas as demissões que não foram voluntárias, nesses casos ele o indivíduo deverá arcar com os custos do empréstimo contratado. Portanto, em casos de perda de renda ou impossibilidade de conseguir renda, o seguro cobrirá os gastos.

Quem recebe BPC pode pedir empréstimo consignado?

Qual o valor do seguro prestamista do empréstimo consignado?

O valor so seguro prestamista varia de acordo com a seguradora que o oferece. Além disso, quanto mais jovem for o contratante menor será o valor do recurso. Entre as outras condições que fazem o seguro ter um valor distinto, podemos citar:

  • Valor total do empréstimo;
  • Quantidade de parcelas;

O recurso pode ser pago em conjunto com as parcelas do crédito ou de uma única vez pelo assegurado. O valor dessa opção de seguro é mais barato do que outras modalidades pois é pago de forma coletiva, ou seja, com o pagamento das pessoas a seguradora acumula uma reserva de emergência.

É obrigatório seguro prestamista no empréstimo consignado?

O seguro prestamista não é obrigatório para a aquisição de um empréstimo consignado. Isso porque, de acordo com o código de defesa do consumir, essa prática pode ser considerada ilegal pela venda conjunta de dois serviços. Então, os bancos e financeira devem deixar claro que o seguro prestamista é opcional.

Além do empréstimo consignado, o recurso pode ser contratado nos seguintes serviços:

  • Demais modalidades de empréstimo;
  • Cheque especial;
  • Cartão de crédito;
  • Consórcio;
  • Financiamentos;

Como tirar extrato de conta no AgiBank?

Como pedir a devolução do seguro prestamista no empréstimo consignado?

A devolução do seguro prestamista acontece em situações como:

  • Cancelamento do pedido de empréstimo;
  • Solicitação de seguro não feita pelo solicitante do crédito;

Em outras situações o indivíduo poderá resgatar ou não o valor já pago do seguro mediante as condições descritas no contrato. Então, é recomendado que o contrato seja lido com atenção para que esse ponto seja avaliado pelo contratante.

Qual a renda mínima para conseguir um empréstimo consignado?

Como faço para resgatar o seguro prestamista do empréstimo consignado?

Após a contratação, o solicitante ou responsável pode resgatar o valor com o banco ou seguradora que ofereceu o seguro prestamista. Para isso podem ser solicitados alguns documentos de comprovação de morte ou falta de renda. O processo para a quitação do empréstimo pode durar cerca de 30 dias úteis.

Quem tem direito à devolução do seguro prestamista do empréstimo consignado?

Como mencionado, o seguro prestamista cobre o valor do empréstimo consignado em algumas situações. Então, é preciso que o indivíduo tenha os pré-requisitos solicitados, além disso é importante que o caso possa ser comprovado para a liberação do recurso. Portanto, possuem o direito da devolução do seguro prestamista aqueles que estão totalmente de acordo com o que for solicitado pelo banco ou seguradora.

Sou aposentado, tenho direito ao PIS?

Quais são as vantagens do seguro prestamista do empréstimo consignado?

O seguro prestamista no empréstimo consignado tem como função evitar a inadimplência desse crédito. Sendo assim, a garantia do pagamento é a primeira vantagem que esse recurso oferece ao banco e ao contratante.

Além disso, o seguro pode gerar melhores condições de empréstimo para o solicitante. Isso acontece pois os bancos podem ter a confiança de que o valor emprestado será pago e por isso podem aumentar o valor, as parcelas do empréstimo e diminuir as taxas de juros.

Portanto, podemos citar as seguintes vantagens do seguro prestamista:

  • Pagamento do crédito;
  • Melhores condições no empréstimo;

Como saber se meu empréstimo consignado tem o seguro prestamista?

O seguro prestamista é um recurso que só pode ser feito em conjunto com o pedido de empréstimo. Por isso, o indivíduo que já possui o crédito pode ter acesso ao contrato do seguro antes mesmo de ter o dinheiro depositado em sua conta.

O indicado é que o cliente verifique no contrato se o seguro foi ativado ou não por ele. Essa ação garante que o solicitante não foi enganado e teve o seu seguro acionado ou não, conforme o se desejo.

O que impede um empréstimo consignado?

E então, restou mais alguma dúvida sobre o que é o seguro prestamista do empréstimo consignado? Se sim, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Como escolher o melhor cartão de crédito?

Você sabe quais pontos levar em consideração na hora de encontrar o melhor cartão de […]

Ler artigo completo

0 respostas para “O que é seguro prestamista do empréstimo consignado?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo