Caixa Tem: como ver o extrato, o que é Doc devolvido, o que acontece se o dinheiro não é sacado, valor não encontrado e dev aux no aplicativo

O Caixa Tem é uma conta digital do banco Caixa Econômica Federal, seu lançamento foi em 2020 e tem como objetivo facilitar as transações para todos os cidadãos brasileiros. A conta funciona como um banco digital, permitindo que sejam realizados saques, transferências e demais operações financeiras. É possível utilizar o Caixa Tem por meio de aplicativo gratuito e disponível para Android e IOS.

O Governo Federal utiliza a conta digital para depositar os benefícios sociais que são pagos aos cidadãos, como o bolsa família, auxílio emergencial e benefício emergencial. Na última semana, a plataforma ReclameAqui recebeu reclamações de usuários sobre uma sigla no extrato bancário juntamente com o desaparecimento de um determinado valor. Então, abaixo estão as questões que envolvem o aplicativo e principalmente a relação do sumiço de determinados valores com a sigla “Dev aux” encontrada no extrato da conta.

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Como ver comprovante no Caixa Tem?

O Caixa Tem permite que seus usuários verifiquem os comprovantes das transações realizadas no aplicativo. Para ter acesso aos dados basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Acesse o aplicativo com CPF e senha;
  2. Na página inicial clique em “Consultar Comprovantes”;
  3. Selecione o mês desejado e o comprovante de uma transação específica será exibido ao clicar na operação;

Além disso, ao clicar no ícone localizado no canto superior direito o usuário pode enviar ou salvar o comprovante escolhido. Os comprovantes salvos no Caixa Tem são referentes aos últimos 6 meses

O que é Doc devolvido Caixa Tem?

Um Doc ou Ted podem ser devolvidos quando acontecem erros no momento de informar os dados do recebedor da transação. Dessa forma, divergências nos dados como CPF ou CNPJ podem ser o motivo do Doc devolvido no Caixa Tem. A transferência não é concluída por questões de segurança, já que assim evita que o valor seja enviado para uma pessoa diferente.

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O que acontece se eu não sacar o dinheiro do Caixa Tem?

Segundo a Caixa Econômica, o valor do auxílio emergencial deve ser sacado ou movimentado em até 120 dias, ou seja em até 4 meses. Se o beneficiário não realizar a ação, o banco tem o direito de devolver o valor depositado para o Governo Federal.

Então, se o cidadão não sacar ou movimentar o benefício ele perde o valor depositado que é enviado ao Governo de forma automática. Se o beneficiário não utilizar a quantia que recebe o Governo pode entender que ele não precisa do auxílio e assim cancelar a sua inscrição.

Porque meu dinheiro sumiu do Caixa Tem?

Conforme comentado, em casos de não movimentação do valor disponibilizado do auxílio emergencial na conta digital, o cidadão pode ter o benefício retornado ao Governo. Contudo, é válido verificar o extrato do Caixa Tem para se certificar da devolução do valor, já que nesses casos o retorno é informado.

Além disso, o acesso ao aplicativo pode ser feito por golpistas que transferem o valor disponível na conta do beneficiário para uma outra, sem o seu consentimento. Por isso, o recomendado é se atentar às movimentações da conta conferindo o extrato e informando a Caixa Econômica sobre alterações não permitidas.

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O que significa dev aux no Caixa Tem?

A sigla “dev aux” no extrato do Caixa Tem significa que uma parcela do auxílio emergencial foi devolvida automaticamente. O benefício está sendo pago aos cidadãos brasileiros devido às consequências da pandemia do Covid-19 na economia, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística a taxa de desemprego está em 14,1%.

As parcelas que não foram movimentadas em até 4 meses são devolvidas pois indicam que o cidadão não precisa do valor. A sigla “dev aux” no extrato do usuário, indica o retorno do valor e pode vir acompanhada de um número, como:

  • Dev aux 2
  • Dev aux 3
  • Dev aux 4
  • Dev aux 5

O número que acompanha a sigla indica a parcela que foi devolvida ao Governo. Dessa forma, ao perceber que algum valor foi retirado da conta digital o cidadão deve verificar se alguma parcela do benefício foi devolvida de forma automática verificando o extrato da conta.

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