A demora para liberação de empréstimo pelo INSS tem causado dúvidas e preocupações aos clientes que realizaram os pedidos em 2021; entenda o que está acontecendo

A demora da liberação dos empréstimos consignados pelo INSS em 2021 têm deixado clientes preocupados. Por isso, vamos lhe explicar o que está acontecendo quais os possíveis motivos para a demora da liberação.

Mas, antes, você já sabe como funciona para que aconteça a liberação dos empréstimos consignados? Vamos lhe explicar agora.

Imposto de Renda 2021: prazo para entrega é ampliado

Como funciona a liberação do empréstimo consignado?

Para pedir um empréstimo consignado, existem dois caminhos:

  • Se você for beneficiário do INSS, precisa enviar a proposta e documentação para o instituto;
  • Se você for assalariado, precisa pedir que o RH da sua empresa faça a ponte deste empréstimo.

Após esse processo, o INSS passa para o Dataprev analisar os pedidos. Dessa forma, é essa empresa que terá a função de aprovar ou não o seu empréstimo.

Para o seu empréstimo ser liberado você deve ter condições de pagar o valor mensal que será descontado de forma automática do seu benefício do INSS ou do seu salário.

Portanto, existe a possibilidade de negarem seu pedido caso você não tenha a verba necessária.

Como consultar empréstimo consignado pelo Dataprev?

Como saber se tenho direito à suspensão do empréstimo consignado quando liberarem o meu?

A questão da suspensão do empréstimo consignado por até 120 dias entra em vigor a partir do dia 31 de março de 2021.

Sendo assim, a partir da data citada você pode ter direito a essa suspensão. Contudo, a lei de suspensão do empréstimo depende de uma decisão dos bancos.

Ou seja, o banco em questão poderá ou não liberar a suspensão para você.

Uma outra questão é o aumento de 5% do limite do empréstimo.

O aumento vale para novas solicitações de empréstimo. Dessa forma, você terá esse desconto e ele será válido até o dia 31 de dezembro de 2021. Isso, é claro, caso você atinja esse limite.

Contudo, é importante dizer que a renegociação dos empréstimos consignados fica a critério de cada instituição. Portanto, você pode tentar a renegociação ou um desconto maior.

Suspensão de empréstimo consignado já está em vigor

Por que a demora para a aprovação do meu empréstimo?

Vamos agora lhe explicar quais podem ser os motivos para a demora da sua aprovação.

Estamos vivendo em um momento delicado, no qual a pandemia do novo coronavírus tem causado diversas consequências para todos os setores.

Com o aumento dos pedidos de empréstimo, juntamente com os novos benefícios, o INSS e o Dataprev estão sobrecarregados.

Além da sobrecarga de pedidos, há também uma redução no número de funcionários por conta da pandemia. E isso, portanto, também afeta o processo de liberação dos pedidos de empréstimo.

Por fim, uma outra questão crucial de salientar é que problemas com documentações, dados bancários inválidos e pedidos negados também deixam o andamento das liberações mais lento.

Como conseguir um empréstimo com os melhores juros?

Ficou com mais alguma dúvida?

E então, restou mais alguma dúvida sobre a demora para a liberação de empréstimo consignado pelo INSS? Se sim, enfim, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.