A partir de agora é lei a suspensão do empréstimo consignado, de forma facultativa, por 4 meses; entenda quais mudanças aconteceram

A nova lei de suspensão do empréstimo consignado, que tem por finalidade a suspensão facultativa das parcelas por até 120 dias, entra em vigor a partir do dia 30 de março.

O congresso Nacional aprovou a lei que trará benefícios aos desejam pedir um empréstimo consignado nesse momento de pandemia em que vivemos.

Dessa forma, diminuirá as consequências causadas pela pandemia na economia dos cidadãos.

A medida irá beneficiar:

  • servidores públicos federais;
  • estaduais e municipais ativos e inativos;
  • empregados públicos;
  • militares;
  • pensionistas de servidores e militares;
  • aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Isso porque esses são os cidadãos a que o empréstimo consignado é destinado.

Como conseguir um empréstimo com os melhores juros?

Entenda as mudanças na suspensão do empréstimo consignado

A lei 14.131/21 aumenta a margem de empréstimo consignado para os cidadãos. Ou seja, ela ajuda aqueles que possuem a necessidade de pedir um empréstimo consignado.

Ela não apenas faculta a suspensão pelas instituições financeiras do pagamento de parcelas de empréstimos consignados por até 120 dias, como também mantém os juros contratados.

Dessa forma, a lei permite que bancos deixem de descontar o valor de parcelas de empréstimo consignado por até 4 meses.

Uma outra mudança é o aumento da porcentagem do limite do empréstimo que passa de 35% para 40% do valor. Dessa forma, teremos um aumento de 5% do limite concedido.

Essa mudança irá vigorar até 31 de Dezembro de 2021. Contudo, ela pode ser aumentada.

Qual a diferença entre conta corrente, poupança e conta salário?

Quando posso pegar um empréstimo consignado com essas mudanças?

Para novos pedidos de empréstimos o valor do aumento do limite entra em vigor a partir de terça (30) até dia 31 de dezembro de 2021.

O aumento de 40% só é valido para novas solicitações de empréstimo, ou seja, se você já possui um empréstimo aberto, continuará com o desconto de 35%.

Contudo, vale lembrar que a renegociação dos empréstimos consignados fica a critério de cada instituição. Afinal, cada uma têm o seu poder de decisão.

Sendo assim, você pode tentar uma renegociação do seu empréstimo com o seu banco e dessa forma, conseguir um desconto maior.

O que é Bacen?

Posso conseguir esse benefício em todos os bancos?

Qualquer banco poderá aplicar o benefício em seus empréstimos, porém a lei não os obriga a isso. Ela tem por finalidade dar essa possibilidade aos bancos.

Desse modo, cada instituição financeira optará por deixar de cobrar o valor das parcelas por 4 meses ou não.

Para conseguir essa informação, você pode entrar em contato com o seu banco via telefone ou indo pessoalmente em alguma agência bancária.

O que é pagamento em débito?

Ficou com mais alguma dúvida?

E então, restou mais alguma dúvida sobre a suspensão do empréstimo consignado? Se sim, enfim, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.