Ainda não há data de lançamento definida, mas o Banco Central (BC) já autorizou os pagamentos e transferências pelo app de mensagens Whatsapp

Na última terça-feira (30), o Banco Central (BC) liberou as transferências bancárias e os pagamentos via WhatsApp. Contudo, ainda não há nenhuma data para a divulgação ou para a implementação do serviço sendo anunciada. A princípio, a Mastercard e a Visa serão as únicas capazes de intermediar as transações.

Como funciona?

Em resumo, no mesmo menu onde há as opções para enviar arquivos em geral, também será possível achar a função “pagamento”. Veja uma prévia:

Foto: Divulgação/WhatsApp

Portanto, como o aplicativo vai funcionar como uma ponte entre as transações bancárias, é crucial ressaltar que os usuários devem cadastrar o número do seu cartão de bandeiras Mastercard ou Visa para poder usar. Ou seja, quem não tiver nenhum cartão dessas operadoras não poderá usar.

Como conseguir um empréstimo com os melhores juros?

Vou precisar ter conta em banco?

Sim! Embora ainda não haja a confirmação de quais instituições financeiras farão parte dessa integração com o WhatsApp, tudo indica que será preciso ter uma conta em um banco.

Entretanto, o app afirmou ao G1 que “o serviço de pagamentos no WhatsApp é uma plataforma aberta para a participação de qualquer parceiro que cumpra os requisitos”.

Desse modo, estamos na torcida para que o maior número de bancos possíveis consigam atender aos requisitos do aplicativo.

Assim, ainda que muitas pessoas tenham contas em bancos distintos, as mesmas terão acesso a nova funcionalidade do WhatsApp.

Qual a diferença entre conta corrente, poupança e conta salário?

E a tarifa? O WhatsApp vai cobrar?

Em 2020, quando o serviço foi anunciado, o WhatsApp não tinha taxas para o público em geral e também não deu detalhes se haveria alguma cobrança.

Entretanto, havia a previsão de uma taxa fixa de 3,99% por transação de comerciantes que usam o aplicativo na categoria Business.

Em suma, o mais adequado é aguardar por mais atualizações do serviço. Afinal, o BC já informou que essas questões serão definidas diretamente pelo WhatsApp.

Nós vamos ficar de olho nisso e, quando tiver atualizações, postaremos sobre!

O que é Bacen?

Como ativar essa função no WhatsApp?

De forma geral, o usuário terá que acessar a aba “pagamentos” e criar um PIN de 6 dígitos através do Facebook Pay. Vale dizer: o Facebook é o dono do WhatsApp e, por isso, a ligação.

Esse PIN será usado entre as transações de modo a estabelecer a segurança entre as partes envolvidas.

Além disso, também será necessário inserir dados pessoais, como nome completo, telefone e CPF, por exemplo, e os dados do cartão.

Por fim, vale ressaltar que o serviço só estará disponível para maiores de 18 anos e que não é possível usar a versão Web para fazer as transações.

O que é pagamento em débito?

Ficou com mais dúvidas?

E aí, ficou com mais dúvidas sobre as transações via WhatsApp? Então, comente. Afinal, estamos sempre à disposição para tudo o que você precisar 😉

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.