Índice de conteúdo
Em caso de inadimplência no pagamento das parcelas do empréstimo com garantia, o bem pode ser utilizado pela instituição financeira para quitar a quantia em atraso.
De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em julho de 2022 o endividamento alcançou quase 78% das famílias brasileiras. O número representa o maior desde o início da pesquisa, em 2010.
Diante deste cenário, é comum que as famílias recorram ao crédito para sustentar o consumo ou pagar as dívidas, por exemplo. Essa prática é abordada, inclusive, no Índice FinanZero de Empréstimos (IFE), que mostrou em julho de 2022 que 32,5% dos entrevistados pretendiam solicitar um empréstimo para quitar dívidas.
Desse modo, vamos explicar a seguir quais são as regras do empréstimo com garantia de moto, modalidade de crédito voltada aos consumidores que precisam de uma quantia elevada, e que podem utilizá-la para diversas finalidades.
Qual é o melhor banco para fazer empréstimo com garantia de veículo?
O empréstimo com garantia de moto, também conhecido como refinanciamento de veículo ou moto, é uma modalidade de crédito na qual o bem em questão é deixado como garantia de pagamento. Com isso, se o consumidor não conseguir arcar com as parcelas da dívida, a moto pode ser utilizada para quitá-la.
Uma das principais vantagens do empréstimo com garantia de moto é que a quantia obtida pode chegar até 70% do valor do bem, e a taxa de juros costuma ser mais baixa, quando comparada às demais modalidades, já que conta com um bem como garantia.
No momento de solicitar o empréstimo com garantia de moto, o consumidor deve levar em consideração que existem algumas condições estipuladas pelas instituições financeiras para a concessão do crédito, são elas:
O empréstimo com garantia de moto pode ser solicitado por pessoas que:
Como aumentar o limite para transferências Pix?
Sim, em caso de não pagamento das parcelas do empréstimo, existe a possibilidade do consumidor perder o veículo, isso porque, a credora obtém a posse direta do bem e, em seguida, o leioa.O dinheiro obtido através do leilão, por sua vez, é utilizado pela instituição para quitar o empréstimo em atraso.
Apesar disso, cabe destacar, é comum que as instituições financeiras entrem em contato com o cliente, a fim de renegociar a dívida, já que a tomada de posse do bem não é considerada vantajosa para a mesma.
Tem mais alguma dúvida sobre o empréstimo com garantia? Deixa nos comentários. Ah, e acompanhe a FinanZero nas redes sociais, também: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios