Índice de conteúdo
A chave Pix é um identificador da conta do usuário, contudo, não é obrigatório cadastrá-la para realizar algumas operações.
De acordo com o Banco Central do Brasil, no final de abril de 2022 havia um pouco mais de 438 milhões de chaves Pix cadastradas. Dessas, quase 39% são chaves aleatórias, que nada mais são do que uma sequência de 32 caracteres, formada por números e letras e gerada automaticamente pelo sistema.
A chave Pix, na prática, tem o objetivo de identificar uma conta, sendo assim, durante as transações o usuário pode somente fornecer a chave, ao invés de informar dados bancários e CPF. Para cadastrá-la é possível utilizar o número do CPF/CNPJ, e-mail, número de celular e a chave aleatória citada. Entretanto, cabe ressaltar que o cadastramento da chave Pix não é obrigatório para uso do serviço.
Quais bancos oferecem o Pix Parcelado?
Não, conforme mencionado, não é necessário cadastrar uma chave Pix para usufruir do serviço. Sendo assim, os usuários podem realizar transferências, bem como as demais formas de pagamentos, mesmo que não possua uma chave Pix. Isso porque o sistema está disponível para todos os clientes de instituições participantes, logo, basta acessar a área Pix e escolher um dos métodos de operação.
Como dito anteriormente, não é necessário cadastrar uma chave Pix para realizar transações, basta que a instituição do cliente seja participante e, assim, ofereça o sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central. Da mesma forma, também é possível realizar transferências para outras pessoas que não possuem chave Pix cadastradas. Para isso, basta inserir os dados bancários do recebedor ou utilizar um QR Code ou código copia e cola gerado pelo beneficiário.
Para realizar transferências sem a utilização de chave Pix, o usuário pode solicitar os dados bancários do recebedor e CPF. Então, com essas informações em mãos, basta fazer o seguinte:
Feito isso, insira sua senha ou digital, confirme os dados inseridos e confirme a operação.
Empréstimo seguro e com parcelas que cabem no seu bolso!
A transferência via QR Code é comumente utilizada por comércios físicos e eletrônicos, entretanto, também é usado em operações entre pessoas físicas. Para realizá-la, basta acessar a área Pix e clicar em “Pagar com QR Code”, então a câmera do celular será aberta e o pagador deve apontá-la para o código.
Há casos em que é preciso informar o valor da transferência, em outros esse campo será preenchido automaticamente, pois foi definido pelo próprio recebedor. Em seguida, é só digitar a senha ou inserir a digital, conferir se os dados estão corretos e confirmar a operação.
Chamada de “Copia e cola”, essa opção é na verdade um código composto por letras e números, gerado a partir de um QR Code. O copia e cola é uma alternativa para quem não consegue escanear o QR Code, neste caso, é só seguir o seguinte passo a passo:
Como facilitar a aprovação do financiamento de veículo?
Uma transferência via Pix demora, em média, 10 segundos para ser concluída. No entanto, de acordo com o Banco Central, há situações em que esse período pode ser maior, caso haja suspeita de fraude. Desse modo, caso a transação fique em “processamento”, a recomendação é aguardar até 1 hora, pois há a possibilidade de que tenha ocorrido algum tipo de bloqueio para análise, como é o caso do bloqueio cautelar.
A quantidade de cadastro de chaves Pix varia de acordo com o tipo de conta, com isso, quem é pessoa física pode cadastrar até cinco chaves por conta, seja corrente ou poupança. Já quem é pessoa jurídica pode cadastrar até vinte chaves em cada conta que possuir.
Empréstimo pessoal: como funciona e quais são as regras?
Não é permitido cadastrar a mesma chave Pix em bancos ou contas diferentes. Isso acontece porque cada chave Pix pode estar vinculada somente a uma conta, portanto, não poderá ser repetida. Dessa forma, se o CPF estiver cadastrado na conta A, não será possível cadastrá-lo na conta B.
Apesar disso, é possível utilizar o mesmo tipo de chave em bancos diferentes, desde que os dados também sejam divergentes. Ou seja, quem possui mais de um e-mail, por exemplo, pode cadastrar cada endereço em uma conta ou, ainda, se preferir, cadastrar mais de um e-mail em uma mesma conta.
Ficou mais alguma dúvida sobre o Pix? Deixa nos comentários que a gente te ajuda. Acompanhe a FinanZero também nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios