FinanzeroBlogFinanças Pessoais

Quais documentos preciso para viajar?

Quais documentos preciso para viajar?

Compartilhe esse post:

Enquanto viagens nacionais exigem somente a apresentação de documentos de identificação simples com foto, as viagens internacionais possuem outras regras.

De acordo com o Índice FinanZero de Empréstimos (IFE), março de 2022 contou com aumento de 10% nos pedidos de crédito para viagem, isso é, pessoas que solicitaram alguma quantia, com o intuito de investir o dinheiro em viagens. Além disso, quando comparado com o mesmo período no ano anterior, a solicitação de empréstimo por esse motivo aumentou 203%.

Diante desse crescimento após um período de instabilidade devido à pandemia de covid-19, explicamos a seguir quais os documentos necessários para realizar viagens nacionais e internacionais.

Como economizar durante uma viagem?

Quais documentos preciso para viajar no Brasil?

De acordo com o Portal da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Agência Nacional de Aviação (ANAC), para realizar viagens dentro do território brasileiro, seja de ônibus ou avião, são aceitos os seguintes documentos:

  • Carteira de Identidade (RG) emitida por órgãos de Identificação dos Estados ou por conselho ou federação de categoria, desde que dentro do prazo de validade;
  • Cartão de Identidade expedido por ministério ou órgão subordinado à Presidência da República;
  • Carteira de Identidade emitida por conselho ou federação de categoria profissional;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
  • Passaporte, desde que dentro do prazo de validade.

É válido ressaltar que , em alguns casos, como o RG e passaporte, é preciso ficar de olho à data de validade do documento, pois se tiver ultrapassado, não será aceito.

Quer quitar a dívida de um imóvel com o FGTS? Veja mais.

Quais documentos preciso para uma viagem internacional?

Para quem pretende realizar uma viagem internacional, os documentos exigidos dependem do destino. Dessa forma, brasileiros que viajam a países do Mercosul, como Argentina, Paraguai, Bolívia, Chile e entre outros, pode apresentar o passaporte ou somente a Carteira de Identidade, isso é, o RG, desde que este esteja dentro do prazo de validade e tenha sido emitido pelas Secretarias de Segurança Pública dos Estados ou do Distrito Federal.

Por outro lado, para as viagens aos demais países que não fazem parte do Mercosul é necessário apresentar o passaporte brasileiro, que deve estar dentro do prazo de validade. Além disso, diversos países solicitam, também:

  • visto;
  • Certificado Internacional de Vacinação (CIVP);
  • seguro viagem, a depender do país;
  • comprovante de hospedagem e renda, também a depender do país.

Pode viajar com o RG Digital?

É preciso ter passaporte para viagens nacionais?

Não, o passaporte brasileiro é exigido somente em viagens internacionais para países que não integram o bloco Mercosul, já que em viagens nacionais é possível apresentar o RG, CNH ou outro documento de identificação com foto. Entretanto, quem optar, pode utilizar o passaporte para viagens dentro do território brasileiro, basta se atentar ao prazo de validade do documento.

Pode viajar somente com o RG?

Depende, quem estiver viajando dentro do território brasileiro, seja de ônibus ou avião, pode utilizar somente a Carteira de Identidade (RG), desde que esteja dentro do prazo de validade. Da mesma forma, viagens a países do bloco Mercosul também podem ser feitas somente com o RG.

No entanto, quem estiver viajando aos demais países precisam, obrigatoriamente, apresentar o passaporte brasileiro dentro do prazo de validade, bem como podem ser solicitados outros documentos, como Certificado Internacional de Vacinação e visto, por exemplo.

Empréstimo consignado funcionário público: como funciona?

É possível viajar somente com a certidão de nascimento?

A certidão de nascimento pode ser utilizada para viagens nacionais somente por crianças com até 11 anos e 11 meses de idade. Portanto, para os que têm a partir de 12 anos de idade completos é preciso apresentar o RG ou outro documento oficial com foto. De toda forma, é de suma importância consultar previamente com a empresa responsável pela viagem, seja de aviação ou terrestre, para confirmar se é preciso apresentar algum documento complementar.

Ficou com mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixa nos comentários. E para ficar por dentro desse e outros assuntos, não deixe de acompanhar a FinanZero por aqui e nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Empréstimo consignado funcionário público: como funciona?

O que é empréstimo consignado?Quem pode fazer empréstimo consignado?Como funciona o empréstimo […]

Ler artigo completo

0 respostas para “Quais documentos preciso para viajar?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresasStoriesÍndice de EmpréstimoConsórcioSitemapIti – Empréstimo Pessoal OnlineClick Cash – Empréstimo Pessoal OnlineCartão de Crédito OnlineDigio – Cartão de Crédito OnlinePolítica de Privacidade FinanZeroVirtusPay – Boleto Parcelado Onlinebxblue – Empréstimo Pessoal OnlineAgente Imóvel – Refinanciamento Imobiliário OnlinePiki – Empréstimo Pessoal para Negativado OnlineProvu – Empréstimo Pessoal OnlineBoa Vista: Empréstimo Pessoal Online e ScoreCetelem – Crédito Consignado OnlineSuperSim – Empréstimo Pessoal OnlineSofisa Bank – Refinanciamento de Imóvel OnlineBanco Alfa – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo Sim – Crédito Pessoal OnlineCredjet – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Bari – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo Consignado INSS para aposentado e pensionistaParceirosCreditas – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo para Autônomo Negativado OnlineSimulação de empréstimoEmpréstimo com Garantia OnlineSimule seu empréstimo – ConversãoEmpréstimo ConsignadoNexoos – Empréstimo Para Empresa OnlineCashMe – Refinanciamento de Imóvel OnlineCrediHome – Refinanciamento de Imóvel OnlineTipos de EmpréstimoOmni Financeira – Refinanciamento de Veículo OnlineMoneyman – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Pan – Crédito Consignado OnlineNew HomeLivre Digital – Empréstimo Pessoal OnlineBizCapital – Empréstimo e Capital de Giro Para Empresa
Solicite seu empréstimo