FinanzeroBlogFinanças Pessoais

Quais documentos preciso para viajar?

Quais documentos preciso para viajar?

Compartilhe esse post:

Enquanto viagens nacionais exigem somente a apresentação de documentos de identificação simples com foto, as viagens internacionais possuem outras regras.

De acordo com o Índice FinanZero de Empréstimos (IFE), março de 2022 contou com aumento de 10% nos pedidos de crédito para viagem, isso é, pessoas que solicitaram alguma quantia, com o intuito de investir o dinheiro em viagens. Além disso, quando comparado com o mesmo período no ano anterior, a solicitação de empréstimo por esse motivo aumentou 203%.

Diante desse crescimento após um período de instabilidade devido à pandemia de covid-19, explicamos a seguir quais os documentos necessários para realizar viagens nacionais e internacionais.

Como economizar durante uma viagem?

Quais documentos preciso para viajar no Brasil?

De acordo com o Portal da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Agência Nacional de Aviação (ANAC), para realizar viagens dentro do território brasileiro, seja de ônibus ou avião, é preciso apresentar alguns documentos, como mostramos a seguir.

Documento de identificação com foto

Indispensável em qualquer situação, o viajante deve sempre apresentar um documento oficial com foto, que pode ser:

  • registro geral (RG) emitido por órgãos de identificação dos estados ou por conselho ou federação de categoria;
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
  • passaporte;
  • Carteira de Identidade emitida por conselho ou federação de categoria profissional.

Em ambos os casos, vale lembrar, é preciso ficar de olho na data de validade do documento, pois se estiver vencido, poderá não ser aceito.

Cartão do SUS ou do plano de saúde

O Cartão Nacional de Saúde, também chamado de Cartão do SUS, pode ser usado por qualquer brasileiro em todo o território nacional, por isso, é essencial que o leve em toda viagem feita no país, garantindo o atendimento nas unidades básicas de saúde. O cartão do SUS, vale dizer, permite ao estabelecimento ter acesso a todo o histórico de atendimento do paciente, e facilita o agendamento de consultas e exames.

Além disso, quem possui plano de saúde também deve levar o cartão de identificação, bem como pesquisar previamente se o plano contratado atende na região e quais são as opções disponíveis.

Carteira de vacinação

Diversos estados brasileiros, principalmente os que estão localizados em áreas de risco, exigem que os interessados em visitar a região estejam vacinados, como é o caso da febre amarela. Logo, é importante verificar previamente se há a exigência de alguma vacina e quanto tempo antes é preciso tomá-la. Da mesma forma, é necessário ter a carteira de vacinação em mãos, pois o documento pode ser solicitado em aeroportos, rodoviárias, parques e afins.

Quer quitar a dívida de um imóvel com o FGTS? Veja mais.

Quais documentos preciso para uma viagem internacional?

Para quem pretende realizar uma viagem internacional, os documentos exigidos dependem do destino. Dessa forma, brasileiros que viajam a países do Mercosul, como Argentina, Paraguai, Bolívia, Chile e entre outros, podem apresentar o passaporte ou somente a Carteira de Identidade, isso é, o RG, desde que este esteja dentro do prazo de validade e tenha sido emitido pelas Secretarias de Segurança Pública dos Estados ou do Distrito Federal.

Por outro lado, para as viagens aos demais países que não fazem parte do Mercosul, é necessário apresentar o passaporte. Além disso, existem outros itens que costumam ser exigidos, seja em países do Mercosul ou fora, conforme mostramos.

Passaporte

O passaporte é um documento de identificação internacional, que além de conter dados do titular, apresenta os vistos, entradas e saídas de países, e conta com mecanismos de segurança para evitar a falsificação. Para obtê-lo, é preciso agendar o procedimento na Polícia Federal e efetuar o pagamento, que de acordo com o governo federal, está custando R$257,25 em 2024, na taxa comum.

Visto

O visto é um tipo de permissão dada por cada país, para que pessoas estrangeiras o visitem. Sendo assim, cada local tem autonomia para estabelecer os critérios de liberação do visto, que inclusive pode ser de turismo, trabalho ou estudos. Vale ressaltar que para obter o visto também é preciso pagar, e do mesmo modo que ocorre com as regras, os valores cobrados e período de liberação para visita também são decididos pelo país em questão. Outro ponto importante é que não são todos os países que exigem visto do viajante.

Certificado Internacional de Vacinação

Também chamado de CIVP, o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia é um documento que comprova que o viajante está vacinado contra doenças estabelecidas pelo Regulamento Sanitário Internacional, como é o caso da febre amarela. Para cada local pode haver uma ou mais doenças nas quais é preciso se vacinar e, consequentemente, apresentar o comprovante. As vacinas, por sua vez, costumam ser oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS)

Seguro viagem

Diversos países exigem que o viajante contrate previamente um seguro viagem, isso porque, ainda que o mesmo tenha plano de saúde, este não possui cobertura fora do Brasil, logo, o indivíduo está desamparado no âmbito saúde. Há países, inclusive, que estabelecem um valor mínimo para cobertura do seguro viagem, como ocorre em alguns países da europa, em que o serviço deve cobrir, no mínimo, 30 mil euros de gastos.

Comprovante de hospedagem e renda

É bastante comum que, ao passar pela imigração, o agente questione sobre a hospedagem e, em alguns casos, peça a apresentação de algum comprovante. Se isso ocorrer, o viajante poderá utilizar a confirmação de reserva recebida via e-mail. Entretanto, há situações em que o agente exige que o viajante comprove que possui renda para se manter durante esse período no país, mas essa tende a ser uma prática comum, principalmente, nos Estados Unidos.

Pode viajar com o RG Digital?

É preciso ter passaporte para viagens nacionais?

Não, o passaporte brasileiro é exigido somente em viagens internacionais para países que não integram o bloco Mercosul, já que em viagens nacionais é possível apresentar o RG, CNH ou outro documento de identificação com foto. Entretanto, quem optar, pode utilizar o passaporte para viagens dentro do território brasileiro, basta se atentar ao prazo de validade do documento.

Pode viajar somente com o RG?

Depende, quem estiver viajando dentro do território brasileiro, seja de ônibus ou avião, pode utilizar somente a Carteira de Identidade (RG), desde que esteja dentro do prazo de validade. Da mesma forma, viagens a países do bloco Mercosul também podem ser feitas somente com o RG.

No entanto, quem estiver viajando aos demais países precisam, obrigatoriamente, apresentar o passaporte brasileiro dentro do prazo de validade, bem como podem ser solicitados outros documentos, como Certificado Internacional de Vacinação e visto, por exemplo.

Empréstimo consignado funcionário público: como funciona?

É possível viajar somente com a certidão de nascimento?

A certidão de nascimento pode ser utilizada para viagens nacionais somente por crianças com até 11 anos e 11 meses de idade. Portanto, para os que têm a partir de 12 anos de idade completos é preciso apresentar o RG ou outro documento oficial com foto. De toda forma, é de suma importância consultar previamente com a empresa responsável pela viagem, seja de aviação ou terrestre, para confirmar se é preciso apresentar algum documento complementar.

Ficou com mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixa nos comentários. E para ficar por dentro desse e outros assuntos, não deixe de acompanhar a FinanZero por aqui e nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Empréstimo consignado funcionário público: como funciona?

Empréstimo consignado funcionário público: como funciona, como pedir, quais são as vantagens e demais informações […]

Ler artigo completo

0 respostas para “Quais documentos preciso para viajar?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo