Índice de conteúdo
Enquanto viagens nacionais exigem somente a apresentação de documentos de identificação simples com foto, as viagens internacionais possuem outras regras.
De acordo com o Índice FinanZero de Empréstimos (IFE), março de 2022 contou com aumento de 10% nos pedidos de crédito para viagem, isso é, pessoas que solicitaram alguma quantia, com o intuito de investir o dinheiro em viagens. Além disso, quando comparado com o mesmo período no ano anterior, a solicitação de empréstimo por esse motivo aumentou 203%.
Diante desse crescimento após um período de instabilidade devido à pandemia de covid-19, explicamos a seguir quais os documentos necessários para realizar viagens nacionais e internacionais.
Como economizar durante uma viagem?
De acordo com o Portal da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Agência Nacional de Aviação (ANAC), para realizar viagens dentro do território brasileiro, seja de ônibus ou avião, são aceitos os seguintes documentos:
É válido ressaltar que , em alguns casos, como o RG e passaporte, é preciso ficar de olho à data de validade do documento, pois se tiver ultrapassado, não será aceito.
Quer quitar a dívida de um imóvel com o FGTS? Veja mais.
Para quem pretende realizar uma viagem internacional, os documentos exigidos dependem do destino. Dessa forma, brasileiros que viajam a países do Mercosul, como Argentina, Paraguai, Bolívia, Chile e entre outros, pode apresentar o passaporte ou somente a Carteira de Identidade, isso é, o RG, desde que este esteja dentro do prazo de validade e tenha sido emitido pelas Secretarias de Segurança Pública dos Estados ou do Distrito Federal.
Por outro lado, para as viagens aos demais países que não fazem parte do Mercosul é necessário apresentar o passaporte brasileiro, que deve estar dentro do prazo de validade. Além disso, diversos países solicitam, também:
Não, o passaporte brasileiro é exigido somente em viagens internacionais para países que não integram o bloco Mercosul, já que em viagens nacionais é possível apresentar o RG, CNH ou outro documento de identificação com foto. Entretanto, quem optar, pode utilizar o passaporte para viagens dentro do território brasileiro, basta se atentar ao prazo de validade do documento.
Depende, quem estiver viajando dentro do território brasileiro, seja de ônibus ou avião, pode utilizar somente a Carteira de Identidade (RG), desde que esteja dentro do prazo de validade. Da mesma forma, viagens a países do bloco Mercosul também podem ser feitas somente com o RG.
No entanto, quem estiver viajando aos demais países precisam, obrigatoriamente, apresentar o passaporte brasileiro dentro do prazo de validade, bem como podem ser solicitados outros documentos, como Certificado Internacional de Vacinação e visto, por exemplo.
Empréstimo consignado funcionário público: como funciona?
A certidão de nascimento pode ser utilizada para viagens nacionais somente por crianças com até 11 anos e 11 meses de idade. Portanto, para os que têm a partir de 12 anos de idade completos é preciso apresentar o RG ou outro documento oficial com foto. De toda forma, é de suma importância consultar previamente com a empresa responsável pela viagem, seja de aviação ou terrestre, para confirmar se é preciso apresentar algum documento complementar.
Ficou com mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixa nos comentários. E para ficar por dentro desse e outros assuntos, não deixe de acompanhar a FinanZero por aqui e nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios