Índice de conteúdo
Nesta segunda-feira, 02/05, começa a valer a medida que permite utilizar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço para realizar a quitação de um imóvel.
Esta nova medida regulamenta a utilização de recursos de contas do FGTS para quitar prestações em atraso no financiamento habitacional.
Agora é permitido usar o FGTS para quitar até 12 parcelas atrasadas do financiamento imobiliário. O beneficiário poderá utilizar o saldo de suas contas no FGTS para realizar uma negociação do pagamento de até 80% das prestações de financiamento habitacional que estiverem em atraso. O saldo remanescente não quitado das parcelas em atraso será incorporado ao restante do financiamento.
A medida limita a quitação a 12 parcelas, podendo ser consecutivas ou não. Todas as regras estão disponíveis no Manual do FGTS – Utilização na Moradia Própria, divulgado pela Caixa Econômica Federal.
A quitação da dívida de um imóvel utilizando o FGTS será válida até 31 de dezembro de 2022. Após este período, o saldo do fundo poderá ser utilizado para quitar prestações com até 3 parcelas em atraso somente, assim como ocorria antes da aprovação desta nova medida.
Segundo a Caixa, as outras regras para o uso de recursos das contas do FGTS, para aquisição de casa própria, por exemplo, permanecem as mesmas.
Se eu for demitido, o que acontece com o empréstimo do FGTS?
Esta nova medida foi aprovada pelo Conselho Curador do FGTS, como forma de permitir um melhor atendimento aos trabalhadores, visto que a Caixa Econômica Federal é o agente operador do FGTS.
Como aumentar o limite do cartão de crédito do Santander?
O beneficiário deverá procurar o banco no qual realizou o financiamento habitacional e solicitar a utilização de seu FGTS para abater até 80% de cada prestação, visto que o limite é o de 12 prestações.
Quais as condições para realizar o processo?
Além destes pontos, é importante destacar que não é preciso estar com um contrato de trabalho ativo para que a quitação da dívida seja realizada.
Empréstimo consignado FGTS: como funciona?
O FGTS só pode ser sacado em determinadas situações, o benefício corresponde a 8% do salário bruto e é pago mensalmente pela empresa para os trabalhadores.
O valor é pago por meio da Caixa Econômica Federal, através de uma conta aberta com o contrato de trabalho.
O saque do FGTS só pode ser efetuado em determinadas situações, como demissão sem justa causa, aposentadoria e para compra de casa própria.
Saque extraordinário do FGTS não caiu na conta, o que fazer?
Em caso de dúvidas sobre a nova medida que permite quitar até 12 parcelas de um imóvel com o FGTS, basta entrar em contato com os canais oficias da Caixa Econômica Federal.
Como aumentar o limite do cartão de crédito do Banco Pan?
Ficou com mais alguma dúvida sobre a quitação da dívida de imóvel com o FGTS, como realizar este processo e quem pode fazê-lo ou alguma outra? Deixa nos comentários. Além disso, acompanhe a FinanZero nas redes sociais, para ficar por dentro desse e outros assuntos: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios