FinanzeroBlogBenefícios do Governo

Quer quitar a dívida de um imóvel com o FGTS? Veja mais

Quer quitar a dívida de um imóvel com o FGTS? Veja mais

Compartilhe esse post:

Nesta segunda-feira, 02/05, começa a valer a medida que permite utilizar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço para realizar a quitação de um imóvel.

Esta nova medida regulamenta a utilização de recursos de contas do FGTS para quitar prestações em atraso no financiamento habitacional.

Agora é permitido usar o FGTS para quitar até 12 parcelas atrasadas do financiamento imobiliário. O beneficiário poderá utilizar o saldo de suas contas no FGTS para realizar uma negociação do pagamento de até 80% das prestações de financiamento habitacional que estiverem em atraso. O saldo remanescente não quitado das parcelas em atraso será incorporado ao restante do financiamento.

A medida limita a quitação a 12 parcelas, podendo ser consecutivas ou não. Todas as regras estão disponíveis no Manual do FGTS – Utilização na Moradia Própria, divulgado pela Caixa Econômica Federal.

A quitação da dívida de um imóvel utilizando o FGTS será válida até 31 de dezembro de 2022. Após este período, o saldo do fundo poderá ser utilizado para quitar prestações com até 3 parcelas em atraso somente, assim como ocorria antes da aprovação desta nova medida.

Segundo a Caixa, as outras regras para o uso de recursos das contas do FGTS, para aquisição de casa própria, por exemplo, permanecem as mesmas.

Se eu for demitido, o que acontece com o empréstimo do FGTS?

Por que esta medida foi aprovada?

Esta nova medida foi aprovada pelo Conselho Curador do FGTS, como forma de permitir um melhor atendimento aos trabalhadores, visto que a Caixa Econômica Federal é o agente operador do FGTS.

Como aumentar o limite do cartão de crédito do Santander?

Como quitar a dívida de um imóvel com o FGTS?

O beneficiário deverá procurar o banco no qual realizou o financiamento habitacional e solicitar a utilização de seu FGTS para abater até 80% de cada prestação, visto que o limite é o de 12 prestações.

Quais as condições para realizar o processo?

  • É necessário que o trabalhador tenha 3 anos de trabalho sob o regime do FGTS, ininterruptos ou não;
  • O valor de avaliação do imóvel deve ser de até 1,5 milhão de reais, enquadrado no Sistema Financeiro da Habitação (SFH);
  • Não é permitido ter outro financiamento ativo no SFH;
  • Não é permitido possuir outro imóvel no município onde trabalha ou tem residência;

Além destes pontos, é importante destacar que não é preciso estar com um contrato de trabalho ativo para que a quitação da dívida seja realizada.

Empréstimo consignado FGTS: como funciona?

Quando posso sacar o FGTS?

O FGTS só pode ser sacado em determinadas situações, o benefício corresponde a 8% do salário bruto e é pago mensalmente pela empresa para os trabalhadores.

O valor é pago por meio da Caixa Econômica Federal, através de uma conta aberta com o contrato de trabalho.

O saque do FGTS só pode ser efetuado em determinadas situações, como demissão sem justa causa, aposentadoria e para compra de casa própria.

Saque extraordinário do FGTS não caiu na conta, o que fazer?

Dúvidas sobre a quitação de um imóvel com o FGTS

Em caso de dúvidas sobre a nova medida que permite quitar até 12 parcelas de um imóvel com o FGTS, basta entrar em contato com os canais oficias da Caixa Econômica Federal.

  • Telefone 4004-0104 – para capitais e regiões metropolitanas;
  • Telefone 0800 104 0104 – para demais regiões.

Como aumentar o limite do cartão de crédito do Banco Pan?

Ficou com mais alguma dúvida sobre a quitação da dívida de imóvel com o FGTS, como realizar este processo e quem pode fazê-lo ou alguma outra? Deixa nos comentários. Além disso, acompanhe a FinanZero nas redes sociais, para ficar por dentro desse e outros assuntos: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Como aumentar o limite do cartão de crédito do Banco Pan?

Muitos clientes do Banco Pan tem dúvidas de como aumentar o limite aumentar o limite do cartão de crédito.

Ler artigo completo

0 respostas para “Quer quitar a dívida de um imóvel com o FGTS? Veja mais”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo