FinanzeroBlogBenefícios do Governo

Quais os meus direitos como aposentado do INSS?

Quais os meus direitos como aposentado do INSS?

Compartilhe esse post:

Aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) têm alguns direitos garantidos por lei, ainda assim muitos os desconhecem.

Os aposentados do INSS, têm direito a outros benefícios, além do pagamento mensal da aposentadoria. Existem 7 casos nos quais quem é aposentado possui direito e a maioria, desconhecidos. No primeiro caso, os que se beneficiam, são aqueles aposentados por invalidez:

Aposentados têm direito ao acréscimo de 25% na aposentadoria por invalidez

É garantido por lei, o direito a receber 25% a mais no benefício, se a aposentadoria for por invalidez e o segurado necessitar de uma terceira pessoa para realizar atividades básicas de seu dia a dia, como, tomar banho, se alimentar, tomar medicações, entre outras.

A terceira pessoa não precisa necessariamente ser alguém contratado, podendo ser algum membro da família, como um filho.

Este benefício de 25% a mais, porém, depende da perícia médica do INSS e caso desde a solicitação do pedido, o segurado já precisava de um cuidador, ele deverá ser pago desde a concessão da aposentadoria por invalidez.

Saque FGTS é um direito os aposentados

Após a concessão da aposentadoria, todo segurado tem direito a sacar todo o dinheiro do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Direito a revisão da aposentadoria antes dos 10 anos

Muitos aposentados acreditam que a aposentadoria só pode ser revisada após 10 anos, mas na verdade este é um erro, na verdade o prazo de 10 anos é o tempo limite para realizar a revisão da aposentadoria, salvo exceções.

São até 10 ofertas pré-aprovadas de empréstimo para aposentado para você comparar, vem para a FinanZero!

Plano de saúde

Trabalhadores que pagam uma parte do valor mensal do plano de saúde disponibilizado pela empresa, ao se aposentarem, têm o direito de continuar utilizando o convênio, desde que o pagamento feito pelo empregador seja assumido.

Se no momento da rescisão essa opção não for solicitada, o aposentado perderá o direito de recontratar o seu plano de saúde.

Acumular a pensão por morte do INSS com a aposentadoria

É direito do aposentado, acumular a pensão por morte com a aposentadoria, contudo, o valor do menor benefício será proporcional. O maior benefício será integral e o segundo com um valor menor.

Aposentados por invalidez podem quitar o imóvel

Caso o trabalhador tenha feito um contrato de financiamento de imóvel e posteriormente se aposentou por invalidez, este, poderá ser quitado.

Prioridade de restituição no Imposto de Renda

Os aposentados do INSS com 60 anos ou mais têm direito a antecipar a restituição do Imposto de Renda. Se o aposentado não cair na malha fina com seus informes, ele receberá a restituição primeiro.

Como se cadastrar na plataforma Meu INSS?

Aposentados do INSS têm direito a isenção do IPTU?

Quem é aposentado pode sim ter direito a isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), porém, apenas a aposentadoria não garante esta isenção.

O IPTU é um tributo municipal, por isso, a sua isenção varia de acordo com cada município. Em São Paulo, por exemplo, para os aposentados, as regras para isenção são as seguintes:

  • Não ter outro imóvel no município;
  • Utilizar o imóvel como residência;
  • Ter um rendimento mensal de até 3 salários mínimos no exercício a que se refere o pedido, para isenção total;
  • Ter um rendimento mensal entre 3 e 5 salários mínimos a que se refere o pedido, para isenção parcial;
  • O imóvel deve fazer parte do patrimônio do solicitante;
  • O valor venal do imóvel deve ser de até R$ 1.505.616,00. Este valor será atualizado conforme variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Posso contribuir com o INSS em atraso?

Minha aposentadoria do INSS pode ser suspensa?

Sim, existem alguns fatores que podem ocasionar a suspensão da aposentadoria paga pelo INSS, os fatores mais comuns são:

  • O segurado ser preso;
  • A concessão do benefício ser feita com erro;
  • Reabilitação profissional;
  • Não realização da prova de vida;
  • Receber o benefício salário-maternidade.

Quais as principais aposentadorias do INSS?

As aposentadorias mais comuns do INSS são:

Aposentadoria por Tempo de Contribuição

Não exige idade mínima para se aposentar. Contanto que o tempo de contribuição tenha sido completado antes de 12/11/2019, a aposentadoria pode ser solicitada. Caso os 30 ou 35 anos de contribuição não tenham sido completados até esta data, o trabalhador entrará em alguma regra de transição.

Aposentadoria por tempo de contribuição por pontos

Nesta aposentadoria, o fator previdenciário não diminui o valor da aposentadoria devido a regra de pontos.

Aposentadoria especial

Para solicitar a aposentadoria especial, é preciso cumprir o prazo determinado de atividade especial (15, 20 ou 25 anos), além de ter a idade mínima exigida.

Aposentadoria por Tempo de contribuição com atividade especial

Para esta aposentadoria, utilizar o tempo de atividade especial para se aposentar significa ter a chance de adiantar a aposentadoria em até 10 anos.

Aposentadoria por idade urbana

A aposentadoria por idade urbana é bastante conhecida, mas sofreu variados ajustes depois da Reforma da Previdência.

Como tirar o extrato do Pix do PicPay?

Tem mais alguma dúvida sobre quais os direitos dos aposentados do INSS ou alguma outra? Deixa nos comentários. Acompanhe a FinanZero também nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Como tirar o extrato do Pix do PicPay?

Veja como tirar o extrato do Pix do PicPay, acessar os comprovantes de transações, consultar o informe de rendimentos e cadastrar chaves Pix

Ler artigo completo

0 respostas para “Quais os meus direitos como aposentado do INSS?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo