(atualizado em 22/07/2020) Conheça os principais tipos de empréstimo e suas características

Solicitar um empréstimo pode ser uma solução para quem está passando por uma emergência financeira ou está querendo realizar um sonho, como conseguir um imóvel ou veículo próprio.

O mercado financeiro oferece uma série de empréstimos. Cada tipo de serviço possui condições diferentes, como:

  • Quantidade de parcelas do empréstimo;
  • Taxas de juros,
  • Valores disponíveis oferecidos para o solicitante.

Para decidir qual é o melhor é necessário avaliar a situação e conhecer os tipos de empréstimo que existem. Além disso, é importante lembrar que as taxas e condições podem variar entre as instituições. Por isso, para facilitar o processo, é possível encontrar buscadores de empréstimo online para fazer simulações, tirar dúvidas e escolher a melhor opção.

Confira abaixo os principais tipos de empréstimos:

Veja também – Como fazer empréstimo online?

Empréstimo Pessoal

O empréstimo pessoal, também conhecido como crédito pessoal, é uma modalidade voltada para pessoas físicas que tenham no mínimo 18 anos. O serviço é ideal para quem deseja solucionar alguma emergência financeira ou realizar pequenos investimentos de curto prazo.

Entre os principais motivos para procurar um empréstimo pessoal estão:

  • Pagamentos de dívidas em atraso;
  • Pequenos investimentos,
  • Custos de viagens e compras.

O processo normalmente é simples e rápido: após passar por uma simulação e por uma análise de perfil, o cliente aprovado recebe a quantia em sua conta bancária.

As taxas de juros desse serviço são consideradas mais altas em relação aos outros tipos de empréstimos, mas elas podem variar dependendo da instituição escolhida. Por isso é importante fazer uma pesquisa de mercado antes de tomar o empréstimo.

Empréstimo para negativado

O empréstimo para negativados é um crédito pessoal liberado para pessoas com restrição devido à inadimplência.

Apesar de algumas instituições não aprovarem serviços para esse perfil, existem alguns bancos e fintechs que liberam. Entretanto, as taxas de juros podem ser mais altas por conta do risco do cliente não pagar as parcelas.

Veja também – Faça a cotação e receba ofertas pré-aprovadas com o simulador de empréstimo pessoal!

Empréstimo Consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito em que a parcela acordada entre cliente e instituição é descontada diretamente da folha de pagamento. Isso vale tanto para salários quanto para benefícios. Assim, o risco de inadimplência é menor.

Entretanto, apenas alguns grupos podem solicitar:

  • Funcionários públicos;
  • Aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social),
  • Trabalhadores com carteira assinada.

Cheque Especial

O cheque especial é um crédito automático pré-aprovado disponibilizado por bancos para quem tem conta corrente. Ele pode ser utilizado quando o saldo do consumidor está zerado.

É caracterizado como uma solução rápida na hora de emergências financeiras, já que não passa pela burocracia de análise de crédito. Mas, por esse mesmo motivo, pode ser um grande aliado do endividamento.

Financiamento

O financiamento é um crédito oferecido para pessoas que estão em busca de um bem de alto valor, como uma casa própria ou um automóvel, mas não tem dinheiro em mãos.

Nesse modelo, uma quantia é liberada pela instituição financeira para cobrir o valor do item que o cliente quer comprar. E fica determinado que o solicitante vai quitar esse dinheiro em parcelas periódicas, na maioria das vezes mensalmente, que correspondem ao valor do empréstimo mais os juros.

No entanto, assim como nos outros tipos de empréstimos, para que a pessoa tenha acesso é preciso passar por uma análise que vai verificar se ela tem condições para pagar ao longo dos meses.

Veja também – Como financiar um imóvel?

Refinanciamento

Apesar do nome ser parecido com o anterior, o refinanciamento está mais próximo do crédito pessoal do que do financiamento.

Sendo uma linha de crédito que pode ser usada como a pessoa desejar, o cliente pega um valor emprestado com o banco, financeira ou fintech, e deixa uma garantia para o empréstimo.

Essa garantia continua sendo do proprietário, mas, em casos de inadimplência, a instituição pode tomar o veículo ou automóvel do cliente para si.

Refinanciamento de Imóvel

O refinanciamento de imóvel, também conhecido como empréstimo com garantia de imóvel ou como home equity, é um tipo de empréstimo em que a pessoa deixa o imóvel como garantia. A principal vantagem desse serviço são as taxas de juros que são consideradas as mais baixas do mercado.

Refinanciamento de Veículos

Já o refinanciamento de veículos, conhecido como empréstimo com garantia de veículo, segue a mesma linha dos imóveis, mas aqui a garantia é o automóvel. Podendo ser:

  • uma moto;
  • carro;
  • ou até mesmo um caminhão;

Preciso pagar taxa antecipada para liberar um empréstimo?

Não! Segundo normas do Banco Central essa prática é ilegal. Muitas vezes essa prática pode ser utilizada por estelionatários para aplicar o golpe do empréstimo falso.

Ficou com mais alguma dúvida sobre os tipos de empréstimo? Deixe nos comentários e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.