Atenção: Não exigimos nenhum depósito ou pagamento para análise ou liberação de crédito.
FinanzeroBlogSem categoria

Quais são as mudanças no Código de Trânsito Brasileiro?

Quais são as mudanças no Código de Trânsito Brasileiro?

Compartilhe esse post:

Projeto de lei aprovado no Senado altera sistema da Carteira Nacional de Habilitação e no Código de Trânsito

Nesta terça-feira (22), a Câmara dos Deputados aprovou parte das alterações feitas pelo Senado no projeto de lei que altera trechos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A partir de agora, as novas regras vão à sanção do presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido).

O texto prevê que as novas alterações no CTB entrem em vigor 180 dias após ser sancionada pelo presidente e publicada no Diário Oficial da União (DOU).

O projeto de lei já havia sido enviado ao Congresso Nacional pelo governo federal, mas não foram todos os pontos defendidos pelo presidente que tiveram aprovação. Apesar de a Câmara já ter analisado o material no fim de junho, teve de repassar por conta de mudanças realizadas pelo Senado.

Encontre agora as condições ideais de taxas de juros e parcelamento para o seu empréstimo pessoal online!

Mudanças no Código de Trânsito

Dentre as mudanças aprovadas pelo Congresso estão:

Nova validade da CNH

O texto prevê a ampliação do prazo de validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH):

  • Passando de cinco anos para 10 anos o prazo máximo para brasileiros que tenham menos de 50 anos de idade;
  • Cinco anos para quem tiver entre 50 e 70 anos;
  • Três anos para brasileiro com idade superior de 70 anos.

Em casos de deficiência física ou mental, ou de doenças progressivas, o perito examinador pode diminuir esses prazos, principalmente se considerar que as doenças podem ir diminuindo a capacidade para conduzir o veículo ao longo dos anos.

Atualmente, o Código de Trânsito prevê a renovação da Carteira de Habilitação para a maioria dos motoristas a cada cinco anos e a cada três para condutores com mais de 65 anos.

Leia também – Autoescola obrigatória: projeto de lei pode acabar com isso

Nova quantidade de pontos para suspensão

O projeto também prevê o aumento do limite de pontos para suspender a Carteira de Motorista. Sendo no prazo de 12 meses:

  • 40 pontos para quem não tiver infração gravíssima;
  • 30 pontos para quem tiver infração gravíssima;
  • 20 pontos para quem tiver duas ou mais infrações gravíssimas.

Exames

Atualmente no Código de Trânsito não há nenhuma exigência explícita de titulação dos médicos que realizam os exames de aptidão.

O texto aprovado na Câmara determina que os exames de aptidão física e mental sejam realizados por médicos e psicólogos peritos examinadores, com titulação de especialista em medicina do tráfego ou em psicologia de trânsito.

Além disso, o projeto também incluiu a exigência de uma avaliação psicológica em alguns casos, como:

  • condutores que se envolverem em acidente grave para o qual tenha contribuído;
  • ser condenado judicialmente por delito de trânsito;
  • condutores que estiverem colocando em risco a segurança do trânsito.

E no que diz respeito a renovação da carteira, o texto mantém a obrigatoriedade de exames toxicológicos para motoristas das categorias C, D e E. Além disso, quem tem idade inferior a 70 anos, terá que realizar o exame a cada dois anos e meio, independente da validade da CNH.

Saiba mais em – Nova projeção do Salário Mínimo 2021

Obrigatoriedade do uso de cadeirinha

Outra mudança está no uso da cadeirinha. O projeto também determina a obrigatoriedade do uso da cadeirinha para crianças de até 10 anos, que ainda não atingiram 1,45 m de altura.

A cadeirinha deve se adequar à idade, peso e altura da criança. Em casos de descumprimento da regra, o motorista receberá multa correspondente a uma infração gravíssima.

Novas regras para circulação de motos

Em casos de trânsito lento ou parado, o projeto estabelece novas regras para a circulação de motocicletas, motonetas e ciclomotores. Por conta disso, os motociclistas devem transitar com velocidade compatível com a segurança dos pedestres e demais veículos.

A ideia é criar uma “área de espera” para motociclistas junto aos semáforos, com duas linhas de retenção, à frente da linha de retenção dos demais veículos.

Além disso, a proposta também altera no Código de Trânsito a questão de viseira nos capacetes. Atualmente o não uso da viseira é considerado uma infração gravíssima, no entanto, a partir da sanção torna-se uma infração média.

Registro Nacional Positivo de Condutores

O projeto de lei também cria o Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC), para o cadastro dos condutores que não tenham cometido infrações de trânsitos nos últimos 12 meses. Esse cadastro vai possibilitar que estados e municípios concedam benefícios para esses brasileiros.

Escolas de trânsito

O projeto também prevê a criação de escolas públicas de trânsito, nas quais crianças e adolescentes poderão ter aulas teóricas e práticas sobre legislação, sinalização e comportamento no trânsito.

Multas

Em casos de infrações caracterizadas como leves ou médias, elas serão aplicadas apenas como advertência – com exceção de condutores que sejam reincidentes na mesma infração nos últimos 12 meses.

Além disso, em casos alguns casos, as alterações no Código de Trânsito preveem que ocorrerá a isenção de pontos na carteira de motorista, como:

  • casos de condução do veículo com cor ou característica altera;
  • conduzir veículo sem documentos de porte obrigatórios;
  • portar placas em desacordo com as especificações do Contran;
  • deixar de atualizar o cadastro de registro do veículo do condutor.

Ficou com mais alguma dúvida sobre as mudanças no Código de Trânsito? Deixe nos comentários e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Vendas com nota fiscal eletrônica cresceram 13,4% em agosto

Este sistema indica aumento nas vendas de agosto, na comparação com mesmo mês de 2019. Mês representa melhor patamar de vendas de 2020

Ler artigo completo

0 respostas para “Quais são as mudanças no Código de Trânsito Brasileiro?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasSimule seu empréstimoMais ValorViaCerta – BankingSuhai – seu veículo protegidoMinuto Seguros – protegendo o seu autoKlubi – Consórcio OnlineKoin – Pague parcelado as suas comprasGalleria Bank – Empréstimo com garantia de imóvelFlow – Empréstimo com garantia de imóvelRegularizzando – Refinanciamento de ImóvelZapay – Refinanciamento de Veículo OnlineSmpCred – Empréstimo Pessoal OnlineCP Assessoria – Refinanciamento de Imóvel OnlineConsiga EmpréstimosCompare em Casa – SegurosZili Cred – Refinanciamento de Imóvel OnlineC6 Bank – Empréstimo Consignado e Cartão de créditoFacio – Empréstimo Pessoal OnlineTermos e condições de usoTermos e condições de usoTermos e condições de usoTermos e condições de usoEmpréstimo Pessoal OnlineMy Place Office_heMy Place Office_refinMy Place OfficeTermos e condições de usoRevenda de ConsórciosZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúde
Solicite seu empréstimo