Qual a diferença entre taxa pré e pós-fixada nos pedidos de empréstimo?
Índice de conteúdo
Enquanto a taxa prefixada de um empréstimo conta com parcelas fixas, a pós-fixada permite que o valor a ser pago mensalmente sofra alterações conforme o contexto econômico do país.
De acordo com o Índice FinanZero de Empréstimos (IFE), em janeiro de 2022 o principal motivo da solicitação de empréstimo foi a quitação de dívidas, que ficou em 32,16%, seguido pelo investimento em um negócio próprio, que correspondeu a 15,71% dos participantes da pesquisa.
Neste momento, quando o consumidor solicita alguma modalidade de empréstimo, é preciso avaliar diversos fatores, como prazo de pagamento, valor da parcela e, consequentemente, a taxa de juros. Essa última inclusive, pode ser pré ou pós-fixada, presente, principalmente, nos financiamentos oferecidos por algumas instituições financeiras.
Pedi um valor de empréstimo mas liberaram outro. O que aconteceu?
O que é taxa prefixada?
A taxa prefixada é definida previamente, com isso, é o consumidor tem conhecimento do valor exato da parcela, bem como consegue calcular previamente qual será o valor total de uma operação, como o empréstimo online, ou estimar a rentabilidade de um investimento. Isso significa que o valor estabelecido no início do contrato será mantido durante todo o período, sem que haja interferências externas.
O que é taxa pós-fixada?
A taxa pós-fixada segue a lógica oposta à prefixada, pois está atrelada a índices de inflação e juros de curto prazo, que por sua vez, passam por oscilações conforme varia a situação econômica do país. Portanto, de forma resumida, a taxa pós-fixada não garante ao consumidor um valor fixo, pois como dito, ocorrem alterações no dinheiro a pagar ou a receber ao longo do tempo.
Como diminuir as parcelas de um empréstimo?
Qual é a diferença entre taxa pré e pós-fixada no empréstimo?
A taxa prefixada é estabelecida no momento da negociação do empréstimo, isso significa que ao realizar a contratação do serviço, o consumidor sabe o valor exato de todas as parcelas que serão pagas. Além disso, é possível calcular qual será o valor final do empréstimo, já que as parcelas não passarão por nenhuma alteração no decorrer do pagamento.
No caso da taxa pós-fixada, os juros do empréstimo estão relacionados ao Índice de Preços ao Consumidor (IPCA), utilizado para observar tendências de inflação. Sendo assim, diante da variação comum no mercado, o consumidor lida com oscilações no valor das prestações, que comumente fica mais cara ao longo do período de pagamento.
Portanto, a principal diferença entre taxa pré e pós-fixada de empréstimo é que a primeira conta com uma parcela fixa, estabelecida durante a contratação, enquanto a segunda lida com as variações do mercado e, por isso, pode aumentar ou diminuir ao longo do tempo.
Empréstimo com restrição no CPF, como funciona?
Precisando de dinheiro? Acesse o nosso site e encontre as melhores ofertas de empréstimo pessoal!
O que é melhor: taxa pré ou pós-fixada?
No momento de escolher entre um empréstimo na hora com taxa pré ou pós-fixada, o consumidor deve levar em consideração o seu próprio perfil. Dessa forma, se o solicitante prioriza a segurança e estabilidade no valor das parcelas do empréstimo, a taxa prefixada por ser uma boa opção, pois conforme já explicado, o valor firmado em contrato é fixo e será mantido durante todo o período de quitação da dívida.
Em contrapartida, o empréstimo com taxa pós-fixada costuma oferecer taxas nominais mais baixas, ou seja, o valor inicial da prestação pode ser menor, se comparado ao empréstimo com taxa prefixada. Entretanto, com os reajustes, as parcelas do crédito pós-fixado podem ficar mais altas que no crédito prefixado.
Na prática, além de observar o próprio perfil, o consumidor precisa realizar uma análise sobre o valor da taxa de juros nominal oferecida, bem como qual é a perspectiva econômica do país, como previsão da evolução do índice de inflação atrelado.
Ficou com mais alguma dúvida sobre empréstimo fácil? Deixa nos comentários. E para ficar por dentro desse e outros assuntos, não deixe de acompanhar a FinanZero por aqui e nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
0 respostas para “Qual a diferença entre taxa pré e pós-fixada nos pedidos de empréstimo?”:
- Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!
Deixe um comentário
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios