FinanzeroBlogImpostos

Qual a multa para quem cai na malha fina do Imposto de Renda?

Qual a multa para quem cai na malha fina do Imposto de Renda?

Atualizado em: Quarta-feira, 01/06/2022 às 18h15
Compartilhe esse post:WhatsappFacebookLinkedInTwitter

Sinto muito, seu dispositivo não suporta leitura de texto

O prazo para entrega das declarações está acabando e as pessoas querem saber mais sobre a malha fina do Imposto de Renda. Saiba mais:

Cair na malha fina é o temor de milhões de brasileiros que declaram o Imposto de Renda todos os anos.

Essa situação pode acarretar multas ou até mesmo ser considerada um crime fiscal, dependendo de cada caso.

A multa para quem cai na malha fina pode ser de até 75% o valor do imposto devido. Essa porcentagem pode mudar se o contribuinte conseguir alterar os dados errados antes de receber a notificação da Receita Federal. Nesse caso, a multa cai para 20% o valor do imposto devido.

É importante ressaltar que as porcentagens da multa podem variar de acordo com a Taxa Selic vigente no momento.

Mas vamos falar um pouco mais sobre a malha fina e como evitá-la. Acompanhe:

Saiba como consultar a restituição do IR 2022

O que é a malha fina do Imposto de Renda?

A malha fina do Imposto de Renda é uma expressão para indicar que a declaração de imposto de renda apresentou alguma divergência.

O termo abrange uma série de situações, que podem ser causadas por um erro no preenchimento ou rendimento não compatível com o que foi apresentado.

Vale lembrar que a malha fina pode detectar possíveis fraudes e, nesse caso, o problema pode ser considerado crime.

É muito importante avaliar a declaração antes de fazer o envio, pois, assim é possível diminuir o risco de cair na malha fina e ter que pagar multa.  

Como recuperar a senha do PicPay?

Como saber se caí na malha fina?

A Receita Federal costuma notificar os contribuintes que foram pegos na malha fina do Imposto de Renda. Isso acontece antes da multa ser aplicada.

Quando o problema são apenas informações desencontradas, o contribuinte consegue corrigir o problema diretamente pela internet. Mas no caso de possibilidade de fraude, a Receita marca uma visita presencial para pedir explicações sobre o assunto.

Muitas pessoas só descobrem que caíram quando não recebem a restituição na data indicada. Mas existe a possibilidade de saber se sua declaração caiu na malha fina antes de receber a notificação.

Veja como saber:

O primeiro passo é acessar o portal da Receita Federal, chamado de e-CAC. Nele, faça o login com o seu CPF e a senha cadastrada. Caso não a tenha, utilize um código único, gerado com essa finalidade;

Na tela inicial, vá até a aba “Meu Imposto de Renda” e clique em “Extrato do Processamento da DIRPF”;

Em seguida, “Processamento” e depois em “Pendências de Malha”.

Caso haja alguma divergência na declaração de Imposto de Renda, uma lista aparecerá com todas as pendências a serem corrigidas. Caso contrário, nada surgirá na tela.

Como fazer o pagamento da multa da malha fina do Imposto de Renda?

O pagamento da multa pode ser feito no mesmo portal das consultas, o e-CAC. Nele, o usuário precisa ir para o item “Pagamentos e Parcelamentos’.

O sistema permite o parcelamento da multa para aqueles que não tem como pagar o valor de forma integral. Já para quem pretende quitar à vista, basta emitir a guia com o total.

Tanto para parcelamento quanto para o pagamento integral será necessário preencher o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF).

Existem duas opções de parcelamento para escolha do contribuinte, são elas: entrada de 20% e parcelamento do restante em 60 vezes ou pagamento de 6% no primeiro ano, 7,2% no segundo, 8,4% no terceiro e o restante dividido em até 84 vezes.

Caso o contribuinte seja pessoa física, a parcela não poderá ser menor que R$ 50. Por ser uma renegociação, o indivíduo não pode atrasar três prestações, sob o risco de perder o acordo.

Existe ainda a possibilidade de negociar a dívida através do atendimento presencial, que ocorre diretamente em uma unidade da Receita Federal.

Quando será lançado o Real Digital?

Entrega da declaração e restituição

No próximo dia 31 de maio, terça-feira, acaba o prazo para entrega da declaração do IR 2022. O prazo foi prorrogado em mais de 30 dias para que os contribuintes pudessem ter mais tempo para o preenchimento adequado.

Nesta mesma data iniciam-se os pagamentos do 1º lote da restituição do Imposto de Renda. O grupo beneficiado é composto por idosos acima de 60 anos, pessoas com deficiência e doenças graves.

A consulta dos pagamentos da restituição foi liberada esta semana e podem ser feitas através do e-CAC.

Você tem mais alguma dúvida sobre a malha fina do Imposto de Renda? Caso tenha, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Como recuperar a senha do PicPay?

Como recuperar a senha do PicPay?Como alterar a senha do PicPay Card?Como […]

Ler artigo completo

respostas para “Qual a multa para quem cai na malha fina do Imposto de Renda?

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Navegue por:

    Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
    PáginasEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresasStoriesÍndice de EmpréstimoConsórcioSitemapIti – Empréstimo Pessoal OnlineClick Cash – Empréstimo Pessoal OnlineCartão de Crédito OnlineDigio – Cartão de Crédito OnlinePolítica de Privacidade FinanZeroVirtusPay – Boleto Parcelado Onlinebxblue – Empréstimo Pessoal OnlineAgente Imóvel – Refinanciamento Imobiliário OnlinePiki – Empréstimo Pessoal para Negativado OnlineProvu – Empréstimo Pessoal OnlineBoa Vista: Empréstimo Pessoal Online e ScoreCetelem – Crédito Consignado OnlineSuperSim – Empréstimo Pessoal OnlineSofisa Bank – Refinanciamento de Imóvel OnlineBanco Alfa – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo Sim – Crédito Pessoal OnlineCredjet – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Bari – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo Consignado INSS para aposentado e pensionistaParceirosCreditas – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo para Autônomo Negativado OnlineSimulação de empréstimoEmpréstimo com Garantia OnlineSimule seu empréstimo – ConversãoEmpréstimo ConsignadoNexoos – Empréstimo Para Empresa OnlineCashMe – Refinanciamento de Imóvel OnlineCrediHome – Refinanciamento de Imóvel OnlineTipos de EmpréstimoOmni Financeira – Refinanciamento de Veículo OnlineMoneyman – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Pan – Crédito Consignado OnlineNew HomeLivre Digital – Empréstimo Pessoal OnlineBizCapital – Empréstimo e Capital de Giro Para Empresa
    Solicite seu empréstimo