FinanzeroBlogFinanças Pessoais

Quando será lançado o Real Digital?

Quando será lançado o Real Digital?

Compartilhe esse post:

Conforme divulgou o presidente do Banco Central, o Real Digital contará com um projeto piloto antes do lançamento oficial.

De acordo com o Banco Central, somente 3% do dinheiro disponível no Brasil para operações está na forma de papel, isso é, de forma física. Ainda conforme divulgou o BC, as transações realizadas através de dispositivos móveis, como celulares e tablets, cresceram 35% entre os anos de 2019 e 2020.

Neste cenário, foi anunciado em 2020 que seria lançado o Real Digital, um tipo de moeda alternativa, mas com o mesmo valor do real e emitido pelo Banco Central. Essas moedas, inclusive, já têm sido desenvolvidas por diversos países, como é o caso dos Estados Unidos, China, Japão e Bahamas.

Quais são os benefícios do Real Digital?

O que vai ser o Real Digital?

O Real Digital será uma moeda digital alternativa, também conhecida como CDBC (Central Bank Digital Currency), mas que terá o mesmo valor do dinheiro tradicional em circulação no país. Além disso, a emissão será de responsabilidade do próprio Banco Central, que por sua vez, criará uma carteira virtual em conjunto a um agente autorizado, logo, a distribuição será feita por bancos, instituições financeiras e demais participantes do sistema de pagamentos.

Apesar de ser comparada a criptomoedas, é importante ressaltar, como citado, que o Real Digital será emitido e gerido pelo Banco Central, portanto, não funcionará como o Bitcoin, por exemplo, que possui gestão descentralizada e privada.

Como funciona um cartão de crédito consignado?

Como funcionará o Real Digital?

Como mencionado, o Real Digital será um tipo de moeda digital emitida pelo Banco Central e terá o mesmo valor do real. Isso acontece porque a referência será o Sistema de Transferência de Reservas (STR), que por sua vez, é considerado essencial para o Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB), que é onde ocorre a liquidação final de todas as obrigações financeiras do Brasil e, consequentemente, utiliza como parâmetro o Real.

A moeda virtual poderá ser usada para pagamentos online, transações, investimentos e compras, entretanto, não poderá ser convertido em cédulas. Sendo assim, para utilizá-lo, o usuário receberá códigos gerados pelo Banco Central indicando os valores disponíveis.

Quando será lançado o Real Digital?

Conforme explica o Banco Central, a expectativa é de que o Real Digital seja lançado até 2024. No entanto, um projeto-piloto está definido para o quarto trimestre de 2022, de acordo com o presidente do BC, Roberto Campos Neto. Apesar disso, em sua primeira fase de testes a moeda virtual não estará disponível para toda a população.

Descubra como fazer financiamento de terreno.

Qual é a diferença entre Bitcoin e Real Digital?

O Bitcoin faz parte das criptomoedas, que são emitidas e distribuídas de maneira descentralizadas e com regras de autogestão definidas pela própria rede de usuários. Com isso, não há intermediação e regulação de uma instituição centralizadora. O Real Digital, por outro lado, será lançado a partir de uma política implementada por uma autoridade monetária nacional, assim, as regras são estipuladas pelo Banco Central e a operação é possível somente por agentes autorizados.

Outra diferença entre as criptomoedas de modo geral e o Real Digital é quanto ao uso da quantia, já que na primeira opção o recurso é utilizado como um ativo financeiro e, por isso, tem como principal característica o investimento. Já o Real Digital, apesar de possibilitar o uso para investimentos, também permitirá que seja usado para o pagamento de contas, transferência de dinheiro e demais transações.

Ficou com mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixa nos comentários. E para ficar por dentro desse e outros assuntos, não deixe de acompanhar a FinanZero por aqui e nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Como funciona um cartão de crédito consignado?

Cartão de crédito: como funciona, quem pode solicitar, limite, vantagens e desvantagens e demais informações […]

Ler artigo completo

0 respostas para “Quando será lançado o Real Digital?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineL&M – Consultoria em meios de pagamentoRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresas
Solicite seu empréstimo