FinanzeroBlogFinanças Pessoais

Qual é o melhor investimento para quem tem pouco dinheiro?

Qual é o melhor investimento para quem tem pouco dinheiro?

Compartilhe esse post:

Investimento: qual a melhor opção para iniciantes, como ter retorno rápido e qual a melhor forma de investir com pouco dinheiro

De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros (Anbima), cerca de 58% da população brasileira não têm nenhum tipo de investimento financeiro. O dado revela que uma parcela da população investe, porém o número é baixo quando comparado com a quantidade de pessoas que não realizam a ação financeira.

Os investimentos são uma forma de fazer o dinheiro aumentar, contudo essa opção pode parecer complexa para os cidadãos que não possuem afinidade com a temática. Abaixo estão as principais questões sobre o tema e as dicas de como duplicar uma quantia mesmo com pouco dinheiro.

Como investir em CDB?

Qual o melhor tipo de investimento para iniciantes?

Existem muitas possibilidades de investimento para iniciantes dentro da renda fixa e da renda variável. Entre as possibilidades, para começar do zero é preciso conhecer cada opção disponível para escolher a que mais de adequa para o momento vivido. Isso porque, dentro das opções para aplicar uma determinada quantia são encontrados ativos financeiros e cada um deles resulta em aplicações distintas e consequentemente lucros diferentes.

A renda fixa e variável são as duas opções encontradas para investimentos financeiros, abaixo estão explicadas de forma simplificada o funcionamento de cada uma.

  • Renda Fixa: Esse investimento é considerável de baixo risco de perda pois os investidores sabem quanto irão lucrar. Na renda fixa os lucros são estáveis e previsíveis, fazem parte dessa opção de investimentos ativos como: CDB, LCA e LCI, tesouro direito.
  • Renda Variável: Com a renda variável, o investidor tem a oportunidade de investir mais dinheiro, porém também corre o risco de perder mais do que a quantia aplicada. Esse investimento é composto principalmente da compra e venda de ações dentro da bolsa de valores.

Dessa maneira, o investimento mais indicado para iniciantes é a renda fixa pois o investidor corre menos risco de perder o valor aplicado. Contudo, é recomendado que os valores sejam aplicados em mais um de um tipo de investimento que pode ser dentro da renda fixa ou variável e dessa maneira vale que o investidor utilize outras formas para investir.

Precisando de dinheiro? Acesse o nosso site e encontre as melhores ofertas de empréstimo pessoal!

Como investir para ter retorno rápido?

Com 50, 100 ou 200 reais é possível investir nas principais formas de investimentos, isso porque não existe um valor mínimo para iniciar o processo. Escolher entre renda fixa ou variável exige que o indivíduo tenha conhecimento sobre o funcionamento de cada uma e dos ativos pertencentes a elas.

O retorno rápido depende do tipo de investimento aplicado, isso porque a renda fixa tende a render porcentagens mais baixas, que geram um valor mais alto dependendo do tempo que o dinheiro permaneceu aplicado. Já, a renda variável pode gerar um retorno mais rápido porém com um risco maior.

Então, os retornos rápidos dependem do tipo de aplicação e consequentemente do conhecimento do investidor. Isso porque, investir em determinado ativo pode gerar um retorno e um lucro maior de acordo com o contexto nacional e internacional. O recomendado é que o cidadão estude por meio de cursos, leituras em blog e vídeos no youtube de confiança para que entender cada vez mais sobre o assunto e tomar as melhores decisões em relação seu dinheiro.

Onde investir com a alta da taxa Selic?

Qual é o melhor investimento para quem tem pouco dinheiro?

Conforme mencionado, qualquer valor pode ser utilizado para os investimentos. Dessa maneira, o investidor iniciante pode aplicar a quantia que desejar nas aplicações disponíveis. Entre as opções, podemos citar:

CBD

O Certificado de Depósito Bancário (CDB) é uma opção de investimento de renda fixa, que tem o seu funcionamento baseado no empréstimo de uma quantia para uma instituição financeira. Então, nessa opção o investidor empresta o valor que deseja aplicar para um banco, que utilizará o valor para empréstimo ou financiamentos.

O lucro gerado por essa opção de investimento se dá no retorno do valor que é pago pelos bancos com juros. A quantidade de juros paga pela instituição é o valor do rendimento gerado e podem ser pré ou pós-fixados.

Fundos de investimentos

Os fundos de investimento são uma opção para os investidores que não querem ou não possuem tempo de acompanharem o mercado. Nessa opção o valor investido é dado a uma corretora que decide se o valor será aplicado em renda fixa ou variável. Contudo, para essa opção é válido que o indivíduo entenda do assunto para que possa acompanhar as atividades que estão sendo realizadas com o seu dinheiro.

Ações

O investimento em ações consiste em na compra de partes de uma empresa dentro da bolsa de valores. As ações são vendidas por instituições e são pequenas partes da empresa, quando um investidor compra uma ação ele passa a ter o lucro obtido por ela. Contudo, o preço das ações aumentam conforme o lucro das empresas e isso gera o retorno positivo para os compradores. Em situações opostas, quando a ação despenca, os investidores podem perder a quantia aplicada.

LCA e LCI

A sigla LCA tem como significa Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) e consiste na aplicação do valor aplicado no setor agrônomo. Então, o valor pode ser emprestado a produtores rurais ou cooperativas, usado em operações de financiamentos relacionados a produção, industrialização, comercialização e entre outras.

O LCI se refere a Letra de Crédito Imobiliário e possui a aplicação relacionada ao setor imobiliário. O valor investido pode ser usado em companhias hipotecárias, associações de poupança e sociedades de crédito imobiliário. Ambos os investimentos, LCA e LCI, fazem parte da renda fixa e são isentos de imposto de renda.

Nunca contribuí com o INSS, posso me aposentar?

E então, restou mais alguma dúvida sobre qual o melhor investimento para quem tem pouco dinheiro? Se sim, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Nunca contribuí com o INSS, posso me aposentar?

Vale a pena contribuir com o INSS já idoso?É melhor contribuir com […]

Ler artigo completo

0 respostas para “Qual é o melhor investimento para quem tem pouco dinheiro?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresasStoriesÍndice de EmpréstimoConsórcioSitemapIti – Empréstimo Pessoal OnlineClick Cash – Empréstimo Pessoal OnlineCartão de Crédito OnlineDigio – Cartão de Crédito OnlinePolítica de Privacidade FinanZeroVirtusPay – Boleto Parcelado Onlinebxblue – Empréstimo Pessoal OnlineAgente Imóvel – Refinanciamento Imobiliário OnlinePiki – Empréstimo Pessoal para Negativado OnlineProvu – Empréstimo Pessoal OnlineBoa Vista: Empréstimo Pessoal Online e ScoreCetelem – Crédito Consignado OnlineSuperSim – Empréstimo Pessoal OnlineSofisa Bank – Refinanciamento de Imóvel OnlineBanco Alfa – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo Sim – Crédito Pessoal OnlineCredjet – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Bari – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo Consignado INSS para aposentado e pensionistaParceirosCreditas – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo para Autônomo Negativado OnlineSimulação de empréstimoEmpréstimo com Garantia OnlineSimule seu empréstimo – ConversãoEmpréstimo ConsignadoNexoos – Empréstimo Para Empresa OnlineCashMe – Refinanciamento de Imóvel OnlineCrediHome – Refinanciamento de Imóvel OnlineTipos de EmpréstimoOmni Financeira – Refinanciamento de Veículo OnlineMoneyman – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Pan – Crédito Consignado OnlineNew HomeLivre Digital – Empréstimo Pessoal OnlineBizCapital – Empréstimo e Capital de Giro Para Empresa
Solicite seu empréstimo