FinanzeroBlogCrédito

Quanto tempo demora para aumentar o limite do cartão de crédito?

Quanto tempo demora para aumentar o limite do cartão de crédito?

Compartilhe esse post:

O prazo para aumento do limite do cartão de crédito varia de acordo com a instituição financeira e o perfil do cliente, mas pode levar de 3 a 6 meses, após o recebimento do cartão.

Conforme divulgado pelo Banco Central do Brasil, através das Estatísticas de Pagamentos de Varejo e de Cartões, no final de 2020 havia 134 milhões de cartões de crédito ativos no país. Já uma pesquisa realizada no ano seguinte, pelo Serasa, mostrou que pouco mais de 70% dos brasileiros que utilizam cartão de crédito possuem três ou mais cartões ativos.

Cabe ressaltar, inclusive, que a Febraban apontou que o cartão de crédito é considerado um dos principais instrumentos de pagamento entre os consumidores brasileiros, junto ao cartão de débito e o Pix, sistema de pagamentos instantâneos do BC. Para utilizá-lo, contudo, o cliente depende do limite, que estipula o valor máximo para pagamento durante o mês.

Meu cartão de crédito foi cancelado, e agora?

Como funciona o limite do cartão de crédito?

O limite do cartão de crédito é um valor pré-estipulado pela instituição que poderá ser utilizado pelo cliente em seus pagamentos de produtos e serviços. Na prática, o limite nada mais é do que a quantia total que o consumidor pode gastar com o cartão de crédito ao longo do mês. Sendo assim, a cada compra efetuada, o limite diminui, e para recuperá-lo por completo é preciso aguardar o fechamento da fatura e pagá-la integralmente.

Cabe ressaltar que o limite do cartão de crédito existe, principalmente, para evitar o superendividamento e, consequentemente, a inadimplência. Já que o limite é estipulado a partir de análise de crédito que considera a renda mensal e o histórico de pagamento do mesmo.

Como é definido o valor do cartão de crédito?

A definição do limite do cartão de crédito é feito a partir dos critérios de cada instituição financeira e, junto a isso, são considerados alguns fatores referentes ao consumidor, a fim calcular o risco de inadimplência, são eles:

Renda mensal: pois indica a quantia mensal que o consumidor dispõe para arcar com as despesas. Além disso, é comum que, inicialmente, o valor liberado corresponda a 30% da renda mensal bruta do solicitante.

Histórico de pagamento: que indica se os pagamentos são feitos em dia e qual é o nível de endividamento, isso é, qual é a frequência de uso do cheque especial e cartão de crédito, por exemplo.

Score: o score é uma pontuação que indica se o consumidor é um bom ou mau pagador, com base em diversos critérios.

Essas fatores, então, são considerados essenciais para a realização da análise de crédito, prática comumente realizada pelas instituições e bancos que oferecem qualquer tipo de serviço financeiro, desde cartão de crédito a empréstimos e financiamentos.

Como pedir empréstimo do Nubank pelo aplicativo?

Quanto tempo demora para aumentar o limite do cartão de crédito?

Conforme mencionado, é comum que o limite do cartão de crédito seja, de início, correspondente a 30% da renda mensal bruta. Apesar disso, a instituição analisa constantemente a capacidade de pagamento do cliente, conforme o cartão é utilizado e as faturas são pagas.

Assim, em alguns casos, é necessário aguardar, em média, 3 meses para solicitar o aumento do limite, enquanto em outros o prazo pode se estender para 6 meses. Na prática, o tempo varia de acordo com perfil do cliente e as regras da própria instituição.

Como aumentar o limite do cartão de crédito?

Para obter aumento no valor do limite do cartão de crédito, não basta que o consumidor realize a solicitação através do aplicativo, Internet Banking ou na própria agência da instituição financeira. Isso porque, para que haja a liberação, são feitas diversas análises, assim como acontece no momento da concessão do cartão. Portanto, separamos algumas dicas que podem contribuir positivamente no histórico e facilitar a aprovação do pedido.

É possível fazer Pix de conta poupança?

Pague as faturas em dia

O pagamento das faturas dentro do prazo de vencimento influencia na formação de um perfil de consumidor confiável e contribui na construção de um bom relacionamento entre cliente e instituição. Logo, impactará positivamente na liberação de um limite maior do cartão de crédito.

Para isso, a recomendação é escolher uma data de vencimento da fatura próxima ao recebimento do salário ou outra fonte de renda mensal, desse modo, sempre haverá recursos disponíveis para a quitação da dívida dentro do prazo.

Não parcele a fatura

Ao receber a fatura, são apresentadas as opções de pagamento mínimo e parcelamento do valor, contudo, a dica é optar pela quitação total, pois os juros do cartão de crédito estão entre os mais altos do mercado. Além disso, essa é considerada uma prática emergencial e pode ser interpretada pela instituição de forma negativa, já que demonstra dificuldades para arcar com o valor total disponibilizado no momento.

Mantenha a renda mensal atualizada

Como mencionado, a renda mensal é um dos principais critérios de análise para definição do limite do cartão de crédito, sendo assim, quando houver aumento na renda, o consumidor deve avisar à instituição imediatamente. A comprovação da nova renda, por sua vez, poderá ser feita através de diversos documentos, como:

  • holerite;
  • extrato de conta corrente ou poupança;
  • Declaração de Imposto de Renda (IR);
  • Carteira de Trabalho;
  • contrato de trabalho.

Utilize o cartão de crédito com frequência

Concentrar as compras em um cartão de crédito e pagar a fatura em dia contribuem para uma boa relação junto à instituição e, consequentemente, pode impactar positivamente no momento de solicitar o aumento do limite. Isso acontece porque ao utilizar o limite integralmente e arcar com a quantia gasta, o banco considera que o cliente necessita de um limite maior para continuar usando o item.

Aumente o score

O score também faz parte dos principais fatores de análise para liberação de crédito, portanto, mantê-lo com uma boa pontuação é essencial para a aprovação do pedido. Para isso, é preciso que o consumidor mantenha o pagamento de todas as suas contas em dia, e não somente da fatura do cartão de crédito. Assim, ao verificar a vida financeira do solicitante, o perfil contará com credibilidade no mercado e bom histórico de pagamento e relacionamento com as demais empresas.

Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixa nos comentários. E para ficar por dentro desse e outros assuntos, não deixe de acompanhar a FinanZero por aqui e nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Como vai funcionar o consignado do Auxílio Brasil?

Na quarta-feira, dia 04/08, o presidente Jair Bolsonaro sancionou uma lei que libera o crédito […]

Ler artigo completo

0 respostas para “Quanto tempo demora para aumentar o limite do cartão de crédito?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo