Saque-aniversário: o dia do pagamento, como sacar, por que o valor não foi depositado e quanto tempo demora para receber o FGTS

O saque-aniversário é uma opção de saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e consiste na retirada do valor disponível uma vez por ano, no mês do aniversário do solicitante e nos dois meses seguintes. A escolha da modalidade é feita pelo cidadão que deve ser informada à Caixa Econômica, caso contrário o saque permanece com retirada no momento escolhido pelo indivíduo.

Segundo dados da Caixa Econômica, mais de 9,7 milhões de pessoas optaram pela nova modalidade do saque-aniversário desde outubro de 2019. Por isso, abaixo estão as principais questões sobre o assunto a fim de sanar eventuais dúvidas que possam surgir entre os cidadãos que desejam ou já são adeptos a opção de saque do FGTS.

Como fazer empréstimo com garantia de celular Samsung

Que dia cai o saque aniversário 2021?

Como comentado, a opção saque aniversário consiste na retirada do valor disponível uma única vez por ano, o indivíduo que optar pelo saque-aniversário poderá retirar o valor disponível a partir do mês do seu aniversário e até dois meses seguintes, como indicado na tabela abaixo:

Mês do aniversárioMeses para realizar o saque
JaneiroDe janeiro a março
FevereiroDe fevereiro a abril
MarçoDe março a maio
AbrilDe abril a junho
MaioDe maio a julho
JunhoDe junho a agosto
JulhoDe julho a setembro
AgostoDe agosto a outubro
SetembroDe setembro a novembro
OutubroDe novembro a dezembro
NovembroDe novembro a janeiro de 2022
DezembroDe dezembro a fevereiro de 2022

Como sacar o saque-aniversário?

Existem duas formas de sacar o valor disponível do FGTS e elas serão explicadas de forma detalhada a seguir:

Pelo aplicativo

O saque-aniversário pode ser realizado por meio do aplicativo do FGTS, disponível para Android e IOS. A opção online garante um serviço sem a necessidade de enfrentar filas encontradas em bancos tradicionais. Acessando o aplicativo é possível encontrar informações referentes a conta e realizar a transferência do valor do FGTS para outra instituição financeira. O envio do valor para outro banco pode demorar até 5 dias úteis e a retirada acontece da mesma forma que outros saques.

Agências Caixa

Uma outra opção para sacar o FGTS é comparecer a uma agência Caixa Econômica de forma presencial. Ao acessar uma agência da Caixa, o indivíduo consegue retirar o valor desejado e verificar algumas informações como a quantia disponível em sua conta. Conforme mencionado, o saque-aniversário consiste na retirada do valor do FGTS apenas uma vez no ano, caso o cidadão mude de ideia a Caixa deve ser informada para alterar a modalidade.

Sou negativado e assalariado, posso ter meu empréstimo negado?

Por que o saque-aniversário não caiu na conta?

Existem algumas inconsistências que podem ser a razão da não disponibilidade do valor do saque-aniversário na conta do cidadão, como por exemplo:

  • Dados do cidadãos que não foram atualizados ou possuem alguma divergência;
  • Conta informada para receber o valor seja conjunta;

Então, é importante que os dados do cidadão estejam atualizados na Caixa Econômica para que o valor do FGTS possa ser disponibilizado na data e conta corretas. Em alguns casos é necessário que os dados pessoais do solicitante sejam corridos para liberar a transferência. Por isso, é válido verificar as informações que foram enviadas a Caixa Econômica, corrigindo e atualizando o que for necessário.

Além disso, a conta indicada para recebimento do saque-aniversário não pode ser uma conta conjunta, pois nessa situação o valor não poderá ser depositado. Apenas são aceitas contas individuais para o recebimento do FGTS e o solicitante deve se atentar a essa questão no momento de realizar o pedido de mudança de modalidade.

Quanto tempo o dinheiro do saque-aniversário cai na conta?

O valor disponível no saque-aniversário cai na conta do indivíduo no dia 01 do mês do seu aniversário e pode ser sacado até os dois meses seguintes. Dessa forma, o dinheiro não será depositado no dia do aniversário, ficando disponível a partir do início do mês em que o indivíduo nasceu e estando disponível nos próximos dois meses, como demonstrado no exemplo abaixo:

  • Se o aniversário do cidadão é no dia 06 de julho, a quantia fica disponível a partir do dia 01 de junho e segue ainda disponível para saque até o dia 31 de agosto;
  • Caso o cidadão faça aniversário no dia 29 de novembro, o saque fica disponível a partir do dia 01 de novembro e permanece até o dia 31 de janeiro do ano de 2022;

Em situações de transferências do valor da Caixa para outro banco, escolhido pelo beneficiário, o dinheiro poderá ser disponibilizado na nova conta em até 5 dias úteis.

É possível fazer empréstimo no cartão de crédito?

E então, restou mais alguma dúvida sobre quanto tempo o dinheiro do saque aniversário cai na conta? Se sim, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.