Empréstimo: as opções que podem ser solicitadas, como pedir e os motivos de crédito negado para cidadãos negativados e assalariados

Segundo dados do Serasa Experian o números de cidadãos inadimplentes é cerca de 62,5 milhões em 2021. O dado releva as consequências da pandemia do Covid-19 na economia brasileira, aliado ao aumento dos pedidos de empréstimo que aumentaram cerca de 26,2% em comparação com o mesmo período do ano passado.

Por isso, abaixo estão as principais questões que envolvem a relação de cidadãos com restrições nos nomes e que possuem vínculos trabalhistas. Serão abordadas possíveis dúvidas sobre os pedidos, opções de crédito disponíveis e a possibilidade de não liberação do pedido.

Como conseguir um empréstimo sendo negativado e assalariado?

Negativado e assalariado pode pedir empréstimo?

As solicitações de empréstimos podem ser feitas por cidadãos que possuem restrições no nome e são assalariados, isso porque existem modalidades que permitem que os indivíduos com essas características possam realizar os pedidos. Abaixo estão as opções de empréstimo que podem ser solicitadas por pessoas negativadas e assalariadas:

Empréstimo pessoal

O empréstimo pessoal é uma modalidade de crédito que não exige um bem como garantia, diferente do refinanciamento de veículo e de imóveis. Então, para solicitar esse empréstimo o indivíduo precisa ser maior de 18 anos, comprovar que possui renda e ter uma conta bancária. Esse tipo de empréstimo é indicado para situações de emergência, onde o solicitante precisa de uma rápida liberação do crédito.

Refinanciamento de veículos

O empréstimo com garantia de veículo, também chamado de refinanciamento, é uma modalidade que exige um bem móvel como garantia do crédito solicitado. Dessa forma, um carro, moto ou caminhão podem ser usados como forma de pagamento em casos de inadimplência por parte do solicitante do crédito. Em comparação com o empréstimo pessoal, essa modalidade apresenta taxas de juros mais baixas e é indicado para os indivíduos que possuem um veículo em seu nome e que não precisam da liberação do pedido com urgência.

Refinanciamento de imóveis

O refinanciamento de imóveis também é conhecido como empréstimo com garantia de imóveis ou Home Equity e para a sua aprovação é necessário o uso de uma casa, apartamento ou terreno. Essa modalidade funciona como o refinanciamento de veículo e então utiliza o bem imóvel do solicitante como garantia do valor emprestado, caso as parcelas não forem pagas no tempo determinado.

Empréstimo consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade que apresenta algumas condições relacionadas aos solicitantes, contudo, pessoas negativadas e que possuem carteira assinada podem solicitar esse crédito. No consignado as parcelas são descontadas de forma automática da folha de pagamento ou benefício INSS e por isso, algumas análises são feitas pelos bancos para garantir que a renda essencial do indivíduo não seja comprometida. A solicitação para esse crédito depende do banco ligado a empresa que o trabalhador possui vínculo ou as instituições ligadas ao INSS.

Como funciona o empréstimo com garantia de celular para negativado?

Como pedir um empréstimo sendo negativado e assalariado?

Cidadãos que possuem restrições no nome mas são assalariados podem solicitar algumas modalidades de empréstimo, como comentado, porém cada instituição financeira pode oferecer condições diferentes para os tipo de crédito que oferecem. Então, é importante que o pedido do serviço financeiro seja feito em alguns bancos, para que comparações possam ser feitas e a decisão do indivíduo seja pautada nas melhores ofertas disponíveis a ele.

Dessa forma, os pedidos de empréstimo podem ser realizados ao entrar em contato com as instituições desejadas que informarão o solicitante dos processos e etapas que são necessárias. A FinanZero pode contribuir com a tomada de decisão ao selecionar as opções de crédito disponíveis com as respectivas condições para cada cliente. Para ter acesso aos empréstimos e fazer as comparações desejadas basta realizar a simulação seguindo o passo a passo:

  1. Entre no site da FinanZero;
  2. Escolha o valor que deseja emprestado no simulador encontrado ao abrir o site, o valor pode ser escolhido ao movimentar a linha ou nos botões de (-) para diminuir ou no (+) para aumentar o valor;
  3. Após a escolha do valor clique em “Avançar”;
  4. Informe os dados pessoais que serão solicitados e aguarde as propostas serem enviadas;

Após seguir os passos é possível receber as ofertas de crédito de forma 100% online e gratuita.

Sou negativado e assalariado posso ter meu empréstimo negado?

Os pedidos de empréstimo passam por análises feitas pelas instituições financeiras para conhecerem o solicitante do serviço financeiro. A partir das observações dos bancos são definidas as taxas de juros, tempo para quitar o empréstimo e demais questões relacionadas ao serviço, assim como a liberação ou não do pedido. Por isso, solicitações podem ser negadas e por motivos diversos, os principais estão descritos abaixo:

Score

O score é uma pontuação que demonstra o risco de inadimplência do indivíduo, ou seja, o risco das parcelas do empréstimo não serem pagas, de acordo com o histórico de pagamento do cliente. A pontuação do score é medida da seguinte maneira:

  • Abaixo de 300 pontos, o cliente possui alto risco de inadimplência;
  • De 300 a 700, o risco de inadimplência é médio;
  • Acima de 700, a inadimplência é baixa;

A partir do significado dos pontos do score, o empréstimo pode ser negado para os clientes que possuem uma pontuação baixa, indicando alto risco de inadimplência. Além disso, os pontos também podem implicar em taxas de juros mais altas em créditos aprovados.

Comprometimento de renda

Os bancos analisam os valores solicitados para o empréstimo em conjunto com o valor que o solicitante pode pagar sem que sua renda básica seja comprometida. Isso significa que a instituição financeira pode negar o pedido de crédito se o valor total não for compatível com a renda do solicitante.

Dados incorretos ou desatualizados

Os dados incorretos ou desatualizados em um pedido de empréstimo podem ser um motivo para a sua não liberação. Por isso, é válido verificar se todas as informações solicitadas pela financeira estão corretas, analisando-as antes de serem enviadas.

Nome negativado

O nome negativado pode ser um dos motivos para a reprovação de um empréstimo, isso porque ter o nome limpo pode aumentar as chances de liberação de créditos, principalmente para a modalidade de crédito pessoal. Contudo, conforme foi mencionado, existem opções de empréstimo que não exigem que o nome do solicitante esteja sem restrições.

Décimo terceiro salário: quem tem direito, cálculo e quando é pago

E então, restou mais alguma dúvida sobre a possibilidade de ter o empréstimo negado por ser negativado e assalariado? Se sim, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.