FinanzeroBlogCrédito

Refinanciamento de veículos pesados: saiba tudo o que você precisa

Refinanciamento de veículos pesados: saiba tudo o que você precisa

Compartilhe esse post:WhatsappFacebookLinkedInTwitter

O refinanciamento de veículos é uma modalidade de empréstimo com garantia, opção que apresenta taxas de juros mais baixas. De acordo com dados com o Índice de empréstimo da FinanZero (IFE) as principais razões para os pedidos de crédito são o pagamento de dívidas.

Dessa maneira, os indivíduos que precisam de dinheiro para quitar suas dívidas podem optar por um empréstimo que apresenta vantagens, quando comparado com demais modalidades. A seguir estão listadas as principais questões sobre o refinanciamento de veículos, com foco nos bens móveis pesados.

Compare ofertas de empréstimo pessoal com taxas de juros a partir de 1,49% ao mês!

Qual banco faz refinanciamento de veículos pesados?

Grande parte das instituições financeiras oferecem opções de empréstimo para os seus clientes. Portanto, é possível encontrar o refinanciamento de veículo em muitos bancos, o que difere o crédito de uma instituição para outra são as condições que serão aplicadas sobre ele.

Então, ainda que a mesma modalidade seja oferecida, o empréstimo com garantia de veículo pode ter valores, taxas de juros e demais questões distintas em cada banco. As condições do crédito são definidas a partir de análises sobre o solicitante que também podem ser feitas de formas diferentes.

O que precisa para refinanciar um veículo pesado?

Os bancos que oferecem o refinanciamento de veículos pesados precisam avaliar os dados do indivíduo, assim definem as condições do empréstimo. Por isso, o solicitante precisa ter algumas condições, que podem variar com os bancos. De forma geral, os indivíduos que querem refinanciar um veículo pesado precisam estar dentro dos seguintes critérios:

  • Ter mais de 18 anos;
  • Ter conta bancária, com exceção da conta salário;
  • Apresentar comprovante de renda, como holerites, extratos, imposto de renda ou pró-labore;
  • Possuir um veículo em seu nome;

Qual a vantagem de refinanciar um veículo pesado?

O empréstimo com garantia de veículo apresenta, entre suas vantagens, as taxas de juros mais baixas. As instituições financeiras que oferecem essa modalidade podem ter a garantia de que o valor do crédito será pago. Essa condição garante ao solicitante taxas de juros menores, que consequentemente diminuem o valor total do empréstimo.

Vale mencionar que o cidadão não perde o seu veículo ao solicitar essa modalidade. O banco passa a ser dono indireto do bem usado como garantia, contudo só pode utilizá-lo se as parcelas do crédito não forem pagas no tempo determinado. A perda de veículo é uma ação extrema e não acontece com frequência, é comum que os bancos ofereçam acordos para quitar a dívida em casos de atrasos.

Qual a menor taxa para refinanciar veículo pesado?

As taxas de juros para a modalidade de refinanciamento de veículos variam de acordo com a instituição fornecedora do crédito. Isso porque, a decisão depende de alguns fatores como análise de crédito e score do cliente, ambas são obrigatoriamente analisadas pelas instituição e fazem parte dos processos de solicitação não só do refinanciamento de veículo, como de qualquer tipo de empréstimo.

A seguir estão listadas as duas principais análises realizadas pelas instituições financeiras que oferecem o empréstimo com garantia de veículos pesados:

Análise de crédito

A análise de crédito é feita para conhecer melhor o cliente, são analisadas algumas questões para o empréstimo com garantia de veículo, como:

  • Idade;
  • Gênero;
  • Profissão;
  • Grau de escolaridade;
  • Quantidade de dependentes;
  • Renda;
  • Histórico de residência;
  • Quantidade de veículos, quitados ou não;
  • Bens móveis;
  • Históricos de pagamento;
  • Cartão de crédito;

Score

O score é analisado pois por meio dele são medidas as taxas de inadimplência de cada cliente. A pontuação do score varia de 0 a 1000 e funciona da seguinte maneira:

  • Abaixo de 300 pontos o risco de inadimplência é maior;
  • De 300 a 700 o risco é médio;
  • Acima de 700 o risco de inadimplência é baixo;

Como funciona o refinanciamento de veículos pesados?

O funcionamento do refinanciamento de veículo pesado se dá como em outros tipos de empréstimo, ou seja, uma instituição empresta um valor para o solicitante, que paga por ele em parcelas que podem durar até o tempo determinado no acordo entre o cidadão e o banco. Ao emprestar uma determinada quantia o banco cobra por Custos Efetivos Totais (CET) que compõem as taxas de juros e demais valores cobrados pelo serviço.

No refinanciamento de veículo pesado, um bem móvel do solicitante como garantia do valor que foi emprestado pelo banco. Isso significa que o veículo será usado como forma de pagamento caso as parcelas do empréstimo não sejam pagas, pois nessa modalidade o banco passa a ser dono indireto do bem móvel e então possui o direito de usá-lo como forma de pagamento da dívida feita.

Como fazer refinanciamento de veículos pesados?

O refinanciamento de veículo é indicado quando suas condições são as melhores quando comparadas a outras modalidades de crédito. Por isso, o indicado é verificar quais são as condições oferecidas para diferentes modalidades e em diferentes instituições financeiras. No site da FinanZero é possível analisar as opções seguindo o passo a passo:

  • Entre no site da FinanZero;
  • Escolha o valor que deseja emprestado no simulador encontrado ao abrir o site, o valor pode ser escolhido ao movimentar a linha ou nos botões de (-) para diminuir ou no (+) para aumentar o valor;
  • Após a escolha do valor clique em “Avançar”;
  • Informe os dados pessoais que serão solicitados e aguarde as propostas serem enviadas;

Após seguir os passos as propostas com as condições serão enviadas e com isso a análise do refinanciamento de veículo e de outras modalidades de crédito poderão ser feitas.

Quantas vezes posso refinanciar um veículo pesado?

O refinanciamento de veículo, conhecido como empréstimo de garantia, é uma modalidade que consiste em colocar um veículo como garantia caso ocorra inadimplência por parte do devedor, ou seja, no caso de não pagamento da dívida.

Não existe um número máximo de vezes em que um veículo pode ser usado como garantia de empréstimo. Contudo, um veículo só pode ser usado em um refinanciamento de veículo por vez, ou seja, só pode ser refinanciado novamente após o pagamento do empréstimo em que está sendo usado.

Posso perder meu veículo se eu atrasar o refinanciamento de veículo?

Como comentado, o veículo é utilizado como garantia de empréstimo, no refinanciamento de veículo, caso a dívida não seja paga. Com isso, se a dívida do crédito não for paga a instituição financeira contratada possui o direito de tomar pose do veículo em questão como forma de pagamento e dessa forma, fazendo o devedor perder o veículo que possuía.

Contudo, a perda do veículo por parte do devedor não acontece de forma rápida. Ao atrasar as parcelas do refinanciamento de veículo o banco credor do empréstimo pode entrar em contato e oferecer propostas para o pagamento dos atrasos, antes de tomar posse do veículo. Assim, o devedor pode tentar entrar em acordos para pagar a sua dívida da forma que mais se encaixa em sua realidade.

Tem como refinanciar um veículo pesado com parcelas atrasadas?

O refinanciamento de veículo possui algumas condições que são decididas por cada instituição financeira que oferece a modalidade, além de análises de crédito e score que fazem para obter informações sobre o perfil de cada cliente. Com isso, refinanciar um veículo com parcelas atrasadas pode ser aceito por alguns bancos e por outros não.

Para a grande maioria das instituições é preciso que o veículo esteja 50% quitado, ou seja, com pelo menos metade das suas parcelas já pagas e que esteja no nome do solicitante. Por isso, é preciso verificar quais são as condições de cada instituição sobre o empréstimo em questão.

Quais documentos são necessários para refinanciar um veículo pesado?

Além dos pré-requisitos sobre o solicitante, o banco pode pedir alguns documentos do indivíduo e do veículo utilizado como garantia. A seguir estão listados algumas documentações que podem ser necessárias para a aquisição do refinanciamento:

  • Apresentação da conta bancária (onde será depositado o valor do empréstimo);
  • Cópia do comprovante de renda fixa (holerite, extrato bancário, imposto de renda ou pró-labore);
  • Comprovante de residência (no nome do titular do pedido);
  • Registro Geral (RG) e da Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
  • Foto com documento de identidade, no caso de bancos online;
  • Cópia do Certificado de Registro do Veículo (CRV);
  • Certificado de Registro e Licenciamento de carros (CRLV);
  • Documento Único de Transferência (DUT) do veículo;

Como refinanciar um veículo pesado ainda financiado?

Os veículos que não são 100% quitados podem passar pelo processo de refinanciamento. Nesse caso, as instituições podem incluir o valor de pagamento total da dívida no empréstimo, assim o veículo pode ser quitado e ainda usado como garantia do crédito.

Dessa maneira para refinanciar um veículo que foi financiado, o cidadão deve entrar em contato com a instituição desejada e verificar as possibilidades. Vale mencionar que a liberação do crédito e condições relacionadas a ele são decididas pelas instituições financeiras a partir de análises sobre o cliente.

Como refinanciar meu veículo com nome sujo?

O nome de um cidadão fica negativado quando alguma dívida não foi paga no tempo determinado. O nome restrito implica em condições diferentes em empréstimos, financiamentos e entre outras operações financeiras. Os bancos levam em consideração essa condição já que essa característica aliada a pontuação do score indicam se o cidadão é um bom pagador ou não.

No refinanciamento de veículo, o nome sujo não é uma condição que impede a solicitação do empréstimo. Contudo, o indivíduo pode receber uma oferta não tão vantajosa e nesse caso precisa levar em consideração sua situação financeira. O indivíduo negativado pode entrar em contato com demais bancos e comparar as ofertas recebidas.

Quais veículos podem ser usados no refinanciamento?

Os veículos que podem ser utilizados nessa modalidade, são:

  • Moto;
  • Carro;
  • Caminhão;

Contudo, algumas condições sobre o bem móvel são avaliadas pelas instituições, são elas:

  • O veículo precisa estar em boas condições de uso;
  • A documentação do bem móvel deve estar correta e atualizada;
  • O carro, moto ou caminhão utilizado deve estar no nome do solicitante;

Além disso, a instituição pode solicitar outras condições e então o indivíduo deve verificar isso antes de solicitar o empréstimo com garantia.

Ficou com mais alguma dúvida sobre refinanciamento de veículos pesados? Deixe nos comentários e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Crédito pessoal ou empréstimo com garantia? Descubra qual o melhor

Empréstimo com garantia: juros baixos e mais prazo para pagarCrédito pessoal: dinheiro […]

Ler artigo completo

0 respostas para “Refinanciamento de veículos pesados: saiba tudo o que você precisa”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresasStoriesÍndice de EmpréstimoConsórcioSitemapIti – Empréstimo Pessoal OnlineClick Cash – Empréstimo Pessoal OnlineCartão de Crédito OnlineDigio – Cartão de Crédito OnlinePolítica de Privacidade FinanZeroVirtusPay – Boleto Parcelado Onlinebxblue – Empréstimo Pessoal OnlineAgente Imóvel – Refinanciamento Imobiliário OnlinePiki – Empréstimo Pessoal para Negativado OnlineProvu – Empréstimo Pessoal OnlineBoa Vista: Empréstimo Pessoal Online e ScoreCetelem – Crédito Consignado OnlineSuperSim – Empréstimo Pessoal OnlineSofisa Bank – Refinanciamento de Imóvel OnlineBanco Alfa – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo Sim – Crédito Pessoal OnlineCredjet – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Bari – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo Consignado INSS para aposentado e pensionistaParceirosCreditas – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo para Autônomo Negativado OnlineSimulação de empréstimoEmpréstimo com Garantia OnlineSimule seu empréstimo – ConversãoEmpréstimo ConsignadoNexoos – Empréstimo Para Empresa OnlineCashMe – Refinanciamento de Imóvel OnlineCrediHome – Refinanciamento de Imóvel OnlineTipos de EmpréstimoOmni Financeira – Refinanciamento de Veículo OnlineMoneyman – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Pan – Crédito Consignado OnlineNew HomeLivre Digital – Empréstimo Pessoal OnlineBizCapital – Empréstimo e Capital de Giro Para Empresa
Solicite seu empréstimo