;
FinanzeroBlogFinanças Pessoais

Seguro de Acidente de Trabalho (SAT): quem tem direito e como solicitar?

Seguro de Acidente de Trabalho (SAT): quem tem direito e como solicitar?

Compartilhe esse post:

Você já conhece o seguro de acidente de trabalho? Conheça agora o benefício e descubra quem tem direito, além de como solicitar.

O seguro de acidente de trabalho, conhecido como SAT, é um seguro destinado aos trabalhadores, que beneficia-os financeiramente, em caso de um acidente de trabalho.

O SAT está entre os benefícios cobertos pela Previdência Social, então, as empresas é que pagam para custear os benefícios do Instituto Nacional Do Seguro Social (INSS) de trabalhadores que tem alguma doença ocupacional ou sofreram algum acidente de trabalho.

Este seguro já existe faz um tempo, ele foi instaurado no Governo de Getúlio Vargas e a sua base constitucional está presente no inciso XXVIII do artigo 7°, inciso I do artigo 195 e inciso I do artigo 201, presente na constituição de 1988.

Além disso, o seguro de acidente de trabalho tem amparo da Lei Orgânica da Previdência Social nº 3.807/60, deste modo, ele é um direito do trabalhador e uma obrigação para as empresas.

Agora que você já sabe o que é o SAT, veja abaixo quem pode solicitá-lo.

Como fazer empréstimo com garantia de terreno?

Quem pode solicitar o Seguro de Acidente de Trabalho?

Para saber quem tem direito ao SAT, primeiro é necessário entender o que, de acordo com a lei, é considerado um acidente de trabalho, isso porque não são todos os “acidentes” que podem ser considerados elegíveis para o seguro de acidente de trabalho.

No artigo 19, da Lei n° 8.213/91, está presente a definição do que é entendido como um acidente de trabalho pela lei. De acordo com ela: “Acidente de trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do art. 11 desta lei, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho”.

O conceito de destas encontram-se nos incisos do art. 20 desta mesma lei:

  • Doença profissional, assim entendida a produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar a determinada atividade e constante da respectiva relação elaborada pelo Ministério do Trabalho e da Previdência Social;
  • Doença do trabalho, assim entendida a adquirida ou desencadeada em função de condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relacione diretamente, constante da relação mencionada no inciso I.

Resumidamente, são considerados acidentes de trabalho, situações adversas que acarretam variados danos ao trabalhador. De acordo com a Lei nº 6.367/76, podem ser considerados acidentes de trabalho:

  • Doenças decorrentes da atividade laboral, contaminação acidental, entre outras cuja causa seja o contexto de trabalho;
  • Acidentes que contribuem diretamente para a morte, perda ou redução da capacidade para o trabalho;
  • Acidente sofrido pelo colaborador no local e horário de trabalho em decorrência de sabotagem, terrorismo, ofensa física, imprudência, negligência, imperícia desabamento, inundação, incêndio, entre outras situações;
  • Acidente que o colaborador sofre durante execução de serviços sob autoridade da empresa, ainda que ele esteja fora do local e do horário de trabalho;
  • Acidente sofrido durante viagem a serviço da empresa, independente do veículo de locomoção utilizado;
  • Acidente no percurso da residência para o trabalho ou do trabalho para a residência;
  • Acidentes sofrido durante períodos de refeição, descanso ou durante a jornada de trabalho;
  • Lesões ou doenças das quais a atividade laboral não seja causa única, mas que possa implicar em uma relação causal.

Planejamento financeiro 2023: o guia completo

Como solicitar o SAT?

Você pode solicitar o seguro de acidente de trabalho por meio da plataforma Meu INSS, basta acessá-la por meio deste link e fazer login com a sua conta gov.br. Para saber mais informações sobre o SAT, você pode acessar este link.

Custo Efetivo Total (CET) de um Empréstimo: aprenda como calcular

Sofri um acidente de trabalho, quais os meus direitos?

Todos os trabalhadores que sofreram um acidente de trabalho, tem os seguintes os direitos:

  • Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS);
  • Estabilidade;
  • Reembolso;
  • Indenização;
  • Auxílio Acidente;
  • Aposentadoria por Invalidez;
  • Pensão;
  • Salário;
  • Salário-Família;
  • Décimo Terceiro Salário (13°).

Fuja de apertos financeiros: aprenda como fazer uma reserva de emergência

O que a empresa tem a obrigação de fazer quando um de seus trabalhadores sofre um acidente de trabalho?

Se isso acontecer, a empresa tem a obrigação de adotar medidas coletivas e individuais de proteção e segurança dos trabalhadores, portanto, ela é responsável por assegurar a saúde do trabalhador de acordo com a atividade que ele desempenha. A empresa, então, deve fornecer equipamentos de segurança e proteção individual.

Caso o trabalhador venha a falecer durante o acidente de trabalho, a empresa deve acionar a polícia de maneira imediata, se não o fizer, ela poderá ser multada, tendo que arcar com o equivalente a até 10 vezes o valor de referência fixado nos termos da Lei nº 6.205/75.

Posso pegar empréstimo com o mesmo valor do meu imóvel?

Como calcular o Seguro de Acidente de Trabalho?

O SAT incide sobre até 3% da folha de pagamento. O percentual varia e é definido tendo como base os riscos de trabalho, divididos nas seguintes categorias: leve, médio ou grave. A contribuição é feita sobre o total da folha de pagamentos e é calculada da forma descrita abaixo:

  • 1% para as empresas cuja atividade do trabalhador seja se risco considerado leve;
  • 2% para as empresas cuja atividade do trabalhador seja se risco considerado médio;
  • 3% para as empresas cuja atividade do trabalhador seja se risco considerado grave.

Como morar fora do Brasil: investimento, oportunidades e muito mais!

Tem mais alguma dúvida sobre quem tem direito ao Seguro de Acidente de Trabalho e como soliictá-lo ou alguma outra? Deixa nos comentários. Acompanhe a FinanZero também nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Perguntas frequentes sobre a FinanZero

Como solicitar o refinanciamento de veículo online com a FinanZero?

Para solicitar o refinanciamento de veículo ou empréstimo com garantia de veículo , acesse o site da FinanZero e siga o passo a passo:

  1. Escolha o valor desejado no formulário, ao mexer a flecha entre R$ 40 mil e R$ 1 milhão;
  2. Indique o número de parcelas desejadas;
  3. Clique em avançar;
  4. Insira os dados pessoais;
  5. Finalize o cadastro;

E pronto! Em até cinco minutos podem aparecer as ofertas pré-aprovadas na tela do seu celular ou computador. Caso seu pedido seja aprovado, o dinheiro cai na conta em até 48 horas úteis! Vale lembrar que a FinanZero ou suas parceiras nunca fazem qualquer tipo de cobrança antecipada para liberação de crédito. Isso é válido para todos os seus canais de atendimento!

Em quantas vezes posso pagar pelo refinanciamento de veículo na FinanZero?

O pagamento do refinanciamento de veículo varia conforme cada parceiro, visto que contamos com mais de 50. De toda forma, a condição geral oferecida pela FinanZero é de pagamento entre 6 e 48 meses.

É importante destacar que para definir o valor do crédito liberado, a taxa de juros e a quantidade de parcelas, as instituições financeiras realizam uma análise de crédito, procedimento realizado para conhecer melhor o cliente e regulamentado pelo Banco Central.

Por isso, as condições oferecidas em nosso site funcionam como uma média, que levam em consideração todo o nosso leque de parcerias.

O que é necessário para fazer um pedido de refinanciamento de veículo na FinanZero?

Para solicitar um refinanciamento de veículo ou empréstimo com garantia de veículo existem quatro requisitos:

  1. Ser maior de 18 anos;
  2. Ter conta bancária, todas as contas são válidas com exceção da conta salário;
  3. Apresentar comprovante de renda, como holerite, extrato bancário, imposto de renda ou pró-labore;
  4. Possuir um veículo (carro, moto caminhão, etc) em seu nome;

O que é refinanciamento de veículo?

O refinanciamento de veículo, também conhecido como empréstimo com garantia de veículo, é uma linha de crédito direcionada para a pessoa física, maior de 18 anos, que possua uma necessidade financeira de maior quantia e menor pressa de liberação do dinheiro. Há a necessidade de deixar um bem como garantia do crédito, um veículo. Contudo, essa necessidade vem com um benefício: juros mais baixos, na comparação com o crédito pessoal.

Para mais informações, confira o post do blog “O que é refinanciamento de veículo?“.

O veículo precisa estar quitado?

Algumas parceiras da FinanZero realizam o refinanciamento de veículos que estão com parcelas vigentes, ou seja, que não foram quitados. Contudo, existe um percentual mínimo de quitação do bem, para que ele seja aceito nessa modalidade de crédito.

Sendo assim, o percentual mínimo exigido costuma variar entre 70% e 80% do financiamento, ou seja, é preciso que o consumidor tenha pago, pelo menos, 70% ou 80% do valor total do bem.

Posso perder o veículo se atrasar as parcelas do empréstimo?

Em caso de não pagamento das parcelas do refinanciamento, existe a possibilidade do cliente perder o veículo, já que o bem é utilizado como garantia de pagamento. No entanto, é válido ressaltar que não é benéfico para a financeira que o bem seja tomado.

Isso porque, o automóvel tomado é leiloado e, para isso, há um custo para a financeira. Além disso, o valor da venda costuma ser baixo e envolve um processo burocrático. Logo, o ideal é que o cliente pague as parcelas do refinanciamento em dia.

Próximo artigo

Como sustar um cheque?

Veja o que fazer se precisar sustar um cheque e quais as complicações desta ação […]

Ler artigo completo

0 respostas para “Seguro de Acidente de Trabalho (SAT): quem tem direito e como solicitar?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo