Caixa Tem: como solicitar o saque-aniversário, antecipar e receber a opção de saque do FGTS utilizando a conta digital da Caixa Econômica

O saque-aniversário é uma opção de saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e consiste na retirada do valor disponível uma vez por ano, no mês do aniversário do solicitante e nos dois meses seguintes. A escolha da modalidade é feita pelo cidadão que deve ser informada à Caixa Econômica, caso contrário o saque permanece com retirada no momento escolhido pelo indivíduo.

Segundo dados da Caixa Econômica, mais de 9,7 milhões de pessoas optaram pela nova modalidade do saque-aniversário desde outubro de 2019. Com isso, as questões que envolvem a retirada do benefício são de interesse de grande parte da população. Abaixo estão as principais informações sobre o recebimento do saque-aniversário pelo Caixa Tem.

Como receber o PIS pelo Caixa Tem?

Como solicitar saque-aniversário pelo Caixa Tem?

O Caixa Tem é a conta poupança digital da Caixa Econômica e por meio dela são pagos os benefícios sociais e trabalhistas dispostos pelo Governo Federal. O aplicativo pode ser acessado de forma gratuita por toda a população brasileiro. O seu lançamento tem como intuito facilitar as ações financeiras dos cidadãos e funcionar como uma conta online onde é possível guardar dinheiro, realizar compras e receber e fazer transferências.

A opção de recebimento do benefício uma vez ao ano pode ser solicitada pela Caixa Econômica, porém por meio do aplicativo da Caixa. Para isso, basta que o cidadão siga o passo a passo abaixo:

  1. Baixe o aplicativo da caixa, disponível para Android e IOS e acesse sua conta;
  2. Vá até a aba “FGTS” e depois “Saque-aniversário”;
  3. Leia e concorde com o tempo de opção e clique em “Optar”;

Após seguir os passos o saque-aniversário já será aderido ao solicitante.

Como antecipar o saque-aniversário pelo Caixa Tem?

A antecipação do saque-aniversário é uma modalidade de crédito que pode ser solicitada pelos cidadãos que aderiram à opção de saque anual. Então, para solicitar o empréstimo é preciso primeiramente que a opção de saque seja solicitada ou já utilizada pelo cidadão.

O funcionamento da opção de crédito consiste no recebimento de valores das parcelas do saque-aniversário de forma antecipada. A quantidade de parcelas antecipadas depende de cada instituição que oferece a modalidade, de acordo com a Caixa Econômica são mais de 15 bancos que podem ser contatados para a solicitação do empréstimo.

É possível solicitar a antecipação do benefício por meio da Caixa Econômica, para isso o cidadão deve contatá-la e verificar os passos que deverão ser seguidos. Como em todas as modalidades de empréstimo, para a antecipar o saque-aniversário o cidadão passa por uma análise, que decide também as condições do crédito.

Como corrigir o erro 403 no Caixa Tem?

Tem como receber o saque-aniversário pelo Caixa Tem?

O saque-aniversário é uma opção de recebimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). O benefício trabalhista consiste no depósito de determinado valor na conta dos funcionários durante o tempo de contribuição nas instituições e levando em consideração o salário recebido.

Assim como o seguro-desemprego e o PIS, o FGTS é um benefício trabalhista e por isso pode ser recebido por meio do Caixa Tem. Dessa forma, o saque-aniversário, modalidade do FGTS, poderá ser depositado no Caixa Tem. O recebimento do benefício é feito por meio do aplicativo, após acessar a conta o cidadão pode indicar que o valor seja enviado ao Caixa Tem.

Então, o indivíduo deve acessar o aplicativo do FGTS e indicar a conta do Caixa Tem como recebedora do benefício, informando os dados da conta digital. O número da conta, agência e operação podem ser encontrados na página inicial do aplicativo Caixa Tem ou no cartão físico.

Quem optou pelo saque-aniversário recebe a multa rescisória?

E então, restou mais alguma dúvida sobre como receber o saque-aniversário pelo Caixa Tem? Se sim, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.