Caixa Tem: como saber se o PIS caiu na conta, como transferir valores, como receber e o motivo do não recebimento do benefício na conta digital

O Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) são dois benefícios trabalhistas pagos aos cidadãos brasileiros. Ambos são referentes ao tempo de contribuição dos funcionários, de empresas privadas e públicas, respectivamente.

Dessa forma, os trabalhadores que possuem vínculo com instituições privadas recebem o PIS por meio Caixa Econômica. Já os cidadãos que trabalham para o setor público recebem o benefício por meio do Banco do Brasil, podendo sacar o valor pela conta digital ou caixa eletrônico de ambos os bancos.

O Caixa Tem é a conta poupança digital social da Caixa Econômico e por meio dela são pagos os benefícios trabalhistas e sociais para a população. O recebimento do PIS no aplicativo ainda pode gerar dúvidas entre os usuários do aplicativo, por isso, abaixo estão as principais questões sobre o assunto.

Como corrigir o erro 403 no Caixa Tem?

Como saber se o PIS já está na conta do Caixa Tem?

Conforme mencionado, a conta digital da Caixa Econômica é destinada aos pagamentos dos benefícios sociais e trabalhistas realizados pelo Governo. Dessa forma, o PIS é um amparo trabalhista que pode ser recebido por meio do aplicativo aos cidadãos que possuem direito de recebê-lo.

O benefício é pago anualmente pelo tempo de contribuição e salário dos trabalhadores. Para os funcionários da rede privada o pagamento é realizado por meio da Caixa Econômica e por isso quando disponibilizado, o benefício já será encontrado no Caixa Tem.

Então, para se certificar de que o valor do PIS foi depositado na conta basta que o usuário acesse o Caixa Tem e verifique o saldo disponível. Ao acessar o extrato será possível verificar o valor exato que foi recebido a partir do primeiro dia do mês do aniversário do cidadão.

Como transferir o dinheiro do PIS para o Caixa Tem?

Os funcionários públicos que recebem o PASEP por meio do Banco do Brasil podem realizar a transferência do valor para o Caixa Tem informando o número da conta. A ação pode ser feita pelo aplicativo e conta digital do Banco do Brasil ou nos caixas eletrônicos. Para fazer a ação no aplicativo do Banco do Brasil basta seguir os passos abaixo:

  1. Abra o aplicativo do Banco do Brasil e acesse a conta;
  2. Na tela inicial acesse a opção “Transferências”;
  3. Informe o banco, tipo de transferência, tipo de conta, agência, número da conta e CPF do recebedor do valor que será transferido;
  4. Insira o valor, a data da transferência e a senha utilizada no banco;

Por que não consigo pagar com QR Code Caixa Tem?

Como receber o PIS pelo Caixa Tem?

Conforme comentado, os cidadãos que possuem vínculos trabalhistas com empresas privadas recebem o PIS pela Caixa Econômica. O Caixa Tem é a conta digital da instituição e por isso o recebimento do valor no aplicativo é automático. O trabalhador pode acessar ou se cadastrar, caso ainda não possua cadastro, e utilizar o benefício como desejar.

Uma outra opção, nesse caso para os trabalhadores públicos que recebem o PASEP, é a transação do valor para a conta digital da Caixa. Basta que o recebedor solicite a ação pelo aplicativo ou caixas eletrônicos do banco, assim como comentado acima.

Porque meu PIS não caiu no Caixa Tem?

O PIS é um benefício pago aos trabalhadores pelo tempo de contribuição, porém não são todos os cidadãos que trabalham que possuem o direito de recebê-lo. Para que o PIS seja pago é preciso que os trabalhadores se encaixem nas seguintes categorias:

  1. Estarem cadastrados no PIS/PASEP há pelo menos 5 anos;
  2. Terem exercido atividade remunerada para pessoa jurídica por 30 dias consecutivos ou não, no ano base para o recebimento do benefício;
  3. Terem recebido até 2 salários mínimos mensais;
  4. Estarem com os dados corretos e atualizados no eSocial;

Então, é preciso que as questões comentadas sejam levadas em consideração quando o valor não é depositado. Além disso, problemas com os registros de informações no RAIS também podem ser o motivo do não recebimento do benefício. Se o cidadão possui direito de receber o PIS, não apresenta problemas com o RAIS e não recebeu o valor esperado a Caixa Econômica pode ser contatada para resolver o impasse.

Sou autônomo, como emitir nota fiscal?

E então, restou mais alguma dúvida sobre como receber o PIS pelo Caixa Tem? Se sim, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.