FinanzeroBlogImpostos

Tenho que declarar IRRF mesmo se caí na malha fina?

Tenho que declarar IRRF mesmo se caí na malha fina?

Compartilhe esse post:WhatsappFacebookLinkedInTwitter

Sinto muito, seu dispositivo não suporta leitura de texto

Sim, mesmo quem caiu na malha fina no ano anterior precisa declarar Imposto de Renda no ano atual; entenda mais

Começa ano e em primeiro lugar a gente pensa nos impostos obrigatórios: IPVA e IPTU. Mas logo depois vem o segundo baque.

Sim, estou falando do temido Imposto de Renda.

As entregas do IRRF começam em 2 de março e vão até 30 de abril. Quem não entregar dentro deste prazo pode ter de pagar multa de R$ 165,74 ou até 20% dos imposto devido à Receita Federal.

Por isso, a primeira mensagem é essa: não perca o prazo!

E, além disso, tenha em mente que quem declara primeiro também restitui primeiro. Ótimo incentivo para agilizar, não é?

Agora, e quem caiu na malha fina em 2020, precisa declarar Imposto de Renda da mesma maneira?

IPVA SP 2021: confira calendário de pagamento do imposto

Malha fina: o que é?

Antes, vamos entender o que é a malha fina.

Esse é o nome dado para as declarações retidas pela Receita: quando o que foi informado ao órgão tem algum ponto a ser averiguado por um erro ou uma divergência.

Portanto, quem cai na malha fina precisa entregar mais dados ou, então, ir a uma sede da Receita para responder por essas divergências.

Se recebeu restituição no ano vigente passado, não se preocupe: isso indica que você não caiu na malha fina.

No entanto, se você não recebeu e não sabe o status da sua declaração, terá de checar no site do órgão.

Para isso, acesse o Centro Virtual de Atendimento da Receita, o e-CAC, para seguir suas declarações do IR. Tenha em mãos o código de acesso e senha.

Isenção de IPTU: descubra quem tem direito

Caí na malha fina em 2020. Preciso declarar IRRF em 2021?

Sim. Se você ficou com a declaração retida no ano vigente anterior, ainda assim deve entregar o IRRF do ano atual.

Ou seja, mesmo se caiu na malha fina em 2020, deve declarar Imposto de Renda em 2021. Afinal, o que vale é o ano de exercício.

Então, reúna todos os documentos e tenha atenção ao preencher os dados neste ano para, desse modo, não correr o risco de ficar retido mais uma vez.

Empréstimo com fiador existe? Como funciona?

Simule já o seu empréstimo online com a FinanZero: crédito pessoal com parcelamento em até 24 meses!

O que acontece se eu cair na malha fina por dois anos seguidos?

Na teoria, você deverá responder pelos dois termos de declaração de forma independente.

Contudo, se a Receita notar que o erro é recorrente e, desse modo, levantar alguma suspeita de fraude, você pode passar por uma investigação.

Os casos desse tipo existem, sim, mas demoram e são burocráticos. Afinal, a Receita tem até cinco anos para averiguar as suas declarações, o que pode incluir anos anteriores, que você inclusive já restituiu.

Então, mais uma vez, fique atento à declaração. Seja honesto com os ganhos e os gastos e, além disso, dê todos os dados pedidos, ao menos os que são de preenchimento obrigatório.

Empréstimo para quem recebe auxílio emergencial: como funciona?

Como faço para declarar o Imposto de Renda após cair na malha fina?

Como já dissemos antes, um Imposto de Renda não interfere no outro a não ser que a Receita lance uma investigação profunda sobre suas declarações.

Portanto, mesmo se você caiu na malha fina no ano anterior, deve declarar o Imposto de Renda de forma normal, com o mesmo prazo e formulário, no ano atual.

Por exemplo: caso esteja em trâmite para resolver as pendências da malha fina do IRRF de 2020, ainda assim declare o Imposto de 2021 até 30 de abril, usando o mesmo programa de sempre.

E, do mesmo modo, a princípio a sua declaração será lida independente do status do IRRF do ano anterior. Isso quer dizer, então, que pode restituir, se tiver direito a isso no ano vigente.

Por fim, vale dizer que você deverá entregar os mesmos dados que outros contribuintes. São eles:

  • Seus informes de rendimentos,
  • Os dados bancários; e
  • Se tiver, os dados dos dependentes. 

IPVA SP 2021: confira calendário de pagamento do imposto

Ficou com mais dúvidas?

Por fim, ficou com mais dúvidas sobre o que fazer sobre o Imposto de 2021 se caiu na malha fina em 2020? Então, comente.

Estamos sempre à disposição para tudo o que você precisar 😉

Siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

IPVA Espírito Santo 2021: calendário de pagamento do imposto

Calendário de pagamento do IPVA Espírito Santo 2021Placa final 1Placa final 2Placa […]

Ler artigo completo

respostas para “Tenho que declarar IRRF mesmo se caí na malha fina?

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Navegue por:

    Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
    PáginasEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresasStoriesÍndice de EmpréstimoConsórcioSitemapIti – Empréstimo Pessoal OnlineClick Cash – Empréstimo Pessoal OnlineCartão de Crédito OnlineDigio – Cartão de Crédito OnlinePolítica de Privacidade FinanZeroVirtusPay – Boleto Parcelado Onlinebxblue – Empréstimo Pessoal OnlineAgente Imóvel – Refinanciamento Imobiliário OnlinePiki – Empréstimo Pessoal para Negativado OnlineProvu – Empréstimo Pessoal OnlineBoa Vista: Empréstimo Pessoal Online e ScoreCetelem – Crédito Consignado OnlineSuperSim – Empréstimo Pessoal OnlineSofisa Bank – Refinanciamento de Imóvel OnlineBanco Alfa – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo Sim – Crédito Pessoal OnlineCredjet – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Bari – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo Consignado INSS para aposentado e pensionistaParceirosCreditas – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo para Autônomo Negativado OnlineSimulação de empréstimoEmpréstimo com Garantia OnlineSimule seu empréstimo – ConversãoEmpréstimo ConsignadoNexoos – Empréstimo Para Empresa OnlineCashMe – Refinanciamento de Imóvel OnlineCrediHome – Refinanciamento de Imóvel OnlineTipos de EmpréstimoOmni Financeira – Refinanciamento de Veículo OnlineMoneyman – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Pan – Crédito Consignado OnlineNew HomeLivre Digital – Empréstimo Pessoal OnlineBizCapital – Empréstimo e Capital de Giro Para Empresa
    Solicite seu empréstimo